Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/285
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Da perca da consciência identitária camponesa à condição de situação de rua : uma leitura fenomenológica-ontológica merleaupontyana. |
Autor(es): | Cabral, Cristiano Apolucena |
Orientador(a): | Passos, Luiz Augusto |
Coorientador: | Adams, Telmo |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Rezende, Maria Aparecida |
Membro da Banca: | Marin, José Del Carmen |
Membro da Banca: | Adams, Telmo |
Resumo : | Esta dissertação busca refletir a consolidação da identidade ontológica na consciência da classe camponesa a partir de sua realidade rural; as suas contradições a partir de comunicações com a realidade urbana, moderna e capitalista e sua crise em seu espaço e na própria mudança à cidade, vivenciando por sua vez o impacto no corpo-próprio dos espaços e tempo urbanos, seu cotidiano voltado ao espetáculo e ao consumo e a tentativa de subjetivação do mundo do trabalho próprio à realidade urbana, ou seja, como esse/a camponês/a e ‘camponês/a-urbanizado/a’ apreende com o seu corpo-próprio o mundo o qual vive, os instrumentos com o qual trabalha e o outro; e por estas condições, como chegou, por não ‘adequação’ à solicitação social, econômica da cidade, à situação de rua. O objetivo deste trabalho é compreender este processo de apreensão de uma realidade que ambiguamente o afirma e que nega a própria pessoa fazendo este se auto negar e ao seu mundo, fazendo-o perder os seus significados e, posteriormente, não se encontrando ou tendo dificuldade de se encontrar no mundo urbano/capitalista/‘moderno’, tendo por isso consequência desumana: a situação de rua. A pesquisa, fundamentada na abordagem fenomenológica merleaupontyana, utilizou-se também de pensadores como Giorgio Agamben e Milton Santos; dos conceitos de Clifford Geertz, ‘teia da vida’ e de Manuel Castells, em seu conceito de ‘identidade’, de Zygmunt Bauman para refletir a sociedade urbana e capitalista. Pode-se constatar que o/a camponês/a enquanto ser-no/ao-mundo-com-os-outros-eus formam as suas identidades a partir de sua situação encarnada neste mundo campesino criando nele próprio significações e intencionalidades, da mesma maneira a perca desta identidade, ameaçada pela desterritorialização da qual se situam e das mudanças de sua intenção significativa sobre este mundo. Manter-se-ão em parte camponeses/as ainda que parcialmente estrangeiros a este mesmo mundo e a si próprios. |
Resumo em lingua estrangeira: | Esta tesis pretende reflejar la consolidación de la identidad ontológica en la conciencia de los campesinos de su realidad rural; sus contradicciones de las comunicaciones con la realidad urbana, y su crisis moderna y capitalista en su propio espacio y cambiar la ciudad, viviendo en impacto a su vez en el cuerpo-estima de los espacios urbanos y el tiempo, regresaron a su programa diario y el consumo y el intento de la subjetividad en el mundo del trabajo por cuenta propia a la realidad urbana, es decir, por ejemplo/a agricultor/'campesino/a-urbanizado/a 'a agarra con su propio cuerpo - que vive el mundo, los instrumentos con la que trabaja y el Otro; y por estas condiciones, ya que llegó, no "encajar" lo social, económico, Solicitar a la ciudad a las personas sin hogar. El objetivo de este trabajo es entender este proceso de captar una realidad que ambiguamente afirma y niega a sí mismo haciendo esta auto negación y su mundo, hace perder su significado y luego no encontrarlo o que tienen dificultades en encontrar en el mundo urbano/capitalista/"moderno", y por lo inhumano consecuencia: las personas sin hogar. La investigación, basada en merleaupontyana enfoque fenomenológico se utilizó también pensadores como Giorgio Agamben y Milton Santos; los conceptos de Clifford Geertz, "red de la vida ' y Manuel Castells, en su concepto de" identidad", en Zygmunt Bauman para reflejar la sociedad urbana y capitalista. Se puede ver que el agricultor/ella como estar en/el-mundo-con-otros seres forman sus identidades a partir de su encarnados en este mundo campesino situación mediante la creación de su propios significados e intenciones, de la misma manera/la pérdida de esta identidad amenazada por el despojo que se encuentra y cambia su propósito significativo en este mundo. Ellos se quedarán en campesino/as, incluso parcialmente por extranjeros, incluso a este mundo y de sí mismos. |
Palavra-chave: | Camponês Corpo-próprio Percepção Intencionalidade Morador de rua |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Campesino El cuerpo propio La percepción La intencionalidad Residente calle |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | CABRAL, Cristiano Apolucena. Da perca da consciência identitária camponesa à condição de situação de rua: uma leitura fenomenológica-ontológica merleaupontyana. 2014. 181 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/285 |
Data defesa documento: | 26-Nov-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2014_Cristiano Apolucena Cabral.pdf | 4.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.