Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2859
Tipo documento: Dissertação
Título: A prática da Comissão de Ética da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso
Autor(es): Silva, Jackeline Rodrigues da
Orientador(a): Masaro, Rita Eliana
Coorientador: Paula, Alessandro Vinicius de
Membro da Banca: Masaro, Rita Eliana
Membro da Banca: Paula, Alessandro Vinicius de
Membro da Banca: Brito, Thiago Marques de
Membro da Banca: Malvezzi, Sigmar
Resumo : O estado de Mato Grosso possui aproximadamente 759 unidades escolares, onde os servidores públicos estaduais, compostos por professores, técnicos administrativos e apoios administrativos, enfrentam dificuldades no trabalho causadas por conflitos interpessoais e éticos. A Comissão de Ética (COE) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/MT) visa propagar a norma ética e reduzir os níveis de condutas antiéticas existentes nas unidades escolares, que causam desconforto nas relações interpessoais e resultam em sofrimento e danos psicológicos na vida dos servidores públicos, além de prejudicar o desempenho de suas funções. O objetivo do estudo foi realizar um levantamento sobre a prática desta Comissão por meio das pesquisas bibliográfica e documental, com o aporte dos acervos documentais da COE referentes aos anos de 2017, 2018 e 2019. Os resultados revelaram que a prática da Comissão cumpre as funções educativa, consultiva, orientativa, mediadora e investigativa com vistas a evitar e/ou resolver os conflitos éticos existentes nas unidades escolares mato-grossenses, com reduções de denúncias antiéticas e expedientes éticos que são instruídos pelos membros da Comissão. Dentre as cinco funções realizadas, a COE da Seduc/MT prioriza a função educativa, pois reconhece a importância da educação ética para dirimir os conflitos éticos ao propagar do regramento ético e seu exercício diário por meio dos servidores da Educação, materializado, primordialmente, por palestras educativas, que são realizadas junto aos seus servidores. Desse modo, a COE da Seduc/MT exerce sua competência no intuito de promover o conhecimento do regramento ético e o bem comum, priorizando a função educativa que possibilita aos servidores compartilhar experiências, esclarecer dúvidas sobre o desempenho das atividades desenvolvidas pela COE e conhecer os princípios e valores, bem como direitos e deveres como servidor público da Seduc/MT, além de conscientizar sobre a importância de suas ações serem respaldas por comportamentos éticos.
Resumo em lingua estrangeira: The state of Mato Grosso has approximately 759 school units, where state civil servants, composed of teachers, administrative technicians and administrative support, face work difficulties caused by interpersonal and ethical conflicts. The Ethics Committee (COE) the State Secretariat of Education (Seduc/ MT) aims to propagate the ethical norm and reduce the levels of unethical conduct existing in school units, which cause discomfort in interpersonal relationships and result in psychological suffering and damage to the lives of public servants, in addition to impairing the performance of its functions. The objective of the study was to carry out a survey on the practice of this Commission through bibliographic and documentary research, with the contribution of COE’s documentary collections for the years 2017, 2018 and 2019. The results revealed that the Commission’s practice fulfils the educational, advisory, guidance, mediating and investigative functions with a view to avoiding and/or resolving the ethical conflicts existing in schoolsgrossenses, with reductions of unethical complaints and ethical expedients that are instructed by the members of the Commission. Among the five functions performed, the COE Seduc/ MT prioritizes the educational function, because it recognizes the importance of ethical education to resolve ethical conflicts to propagate the ethical rule and its daily exercise through the servers of Education, materialized, primarily, by educational lectures, which are held together with its servers. Thus, the COE Seduc/ MT exercises its competence in order to promote the knowledge of ethical regulation and the common good, prioritizing the educational function that enables servers to share experiences, clarify doubts about the performance of the activities developed by COE and know the principles and values, as well as rights and duties as a public servant of Seduc/ MT, in addition to raising awareness about the importance of their actions to be backed by ethical behaviors.
Palavra-chave: Código de ética
Comissão de ética
Servidores públicos
Pesquisa documental
Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT)
Palavra-chave em lingua estrangeira: Code of ethics
Ethics committee
Public servants
Documentary research
Secretary of State for Education (Seduc/MT)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Referência: SILVA, Jackeline Rodrigues da. A prática da Comissão de Ética da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. 2020. 192 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2859
Data defesa documento: 15-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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