Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2940
Tipo documento: Dissertação
Título: O docente e as relações de trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso : “sofrimento e violência”
Autor(es): Freitas, Paula Adriana Lima de Matos
Orientador(a): Silva, Marluce Aparecida Souza e
Membro da Banca: Silva, Marluce Aparecida Souza e
Membro da Banca: Santos, Tânia Maria Santana dos
Membro da Banca: Silveira, Alair Suzeti da
Resumo : Esta dissertação de mestrado objetiva conhecer a realidade dos docentes e as suas relações de trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso, a partir dos conflitos existentes no local de trabalho. Visando apresentar o objeto de estudo, com base na literatura estudada, abordamos a questão da violência e do adoecimento que tem acometido esses profissionais. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, em virtude do caráter exploratório, com o objetivo de dar mais autonomia ao indivíduo e compreender os valores e atitudes dos sujeitos de pesquisa. O instrumental técnico escolhido foi à entrevista, semi–estruturada, combinando perguntas abertas e fechadas. As categorias de análise foram: trabalho docente, relações de trabalho, saúde, neoliberalismo e violência. Elegeu-se a questão do assédio moral na seção a respeito da violência, visto que, é uma agressão psicológica muito presente no ambiente laboral. Pode-se inclusive inferir que, essa forma abusiva de poder tem se destacado nas relações profissionais, mediante os depoimentos dos entrevistados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com vistas a atender as finalidades propostas. Os sujeitos da pesquisa são os docentes da UFMT, escolhidos através dos critérios definidos com antecedência e expostos na Introdução. Entende-se que, o docente na atual sociedade neoliberal está imerso na reestruturação produtiva, a qual está baseada no aumento da produtividade, eficiência, qualidade, novas formas de tecnologia e de gestão, e essas novas maneiras de relações gerenciais se dão por intermédio das inovações tecnológicas. Sendo assim, faz-se necessário pontuar que, são grandes os desafios para a classe trabalhadora na totalidade, incluindo o docente. Sabe-se que essa categoria tem sofrido as consequências da precarização, que prevê (demissões, terceirizações, privatizações, perda de direitos sociais e trabalhistas) e também o aumento do ritmo de trabalho e das funções; essas implicações têm afetado a saúde do professor universitário de forma violenta. Nesse sentido, busca-se aliar o conteúdo desta dissertação de mestrado aos estudos já existentes, demonstrando o contexto das relações de trabalho dos sujeitos pesquisados, os docentes da UFMT. O Intuito e que, esse trabalho possa contribuir com esses profissionais na discussão de políticas públicas voltadas a realidade institucional e como importante reflexão a respeito da profissão.
Resumo em lingua estrangeira: Esta tesis doctoral tiene como objetivo conocer las realidades de los docentes y sus relaciones de trabajo en la Universidad Federal de Mato Grosso, de los conflictos existentes en el lugar de trabajo. Para presentar el objeto de estudio, sobre la base del estudio de la literatura, abordamos el tema de la violencia y la enfermedad que ha afectado a estos profesionales. La metodología utilizada fue la investigación cualitativa, como resultado de carácter exploratorio, con el objetivo de darle más autonomía al individuo y a comprender los valores y las actitudes de los sujetos de investigación. El instrumental fue la entrevista técnica, cuyo modo elegido por semiestructurada, combinar preguntas abiertas y cerradas. Las categorías de análisis fueron: enseñanza, trabajo, neoliberalismo, salud y violencia. Fue elegido el tema de la intimidación en la sección sobre la violencia que es una agresión psicológica muy presente en el ambiente de trabajo, que se puede inferir que esta desviación de poder ha sobresalido en las relaciones profesionales, a través del testimonio de los encuestados. Utilizamos la investigación bibliográfica, documental y campo, con el fin de cumplir con los fines propuestos. Los sujetos de la investigación son los profesores de UFMT, elegido por los criterios definidos con antelación y en la introducción. Se entiende que el maestro en la actual sociedad neoliberal está inmerso en una reconversión productiva, que se basa en el aumento de la productividad, eficiencia, calidad, nuevas formas de tecnología y gestión, y estas nuevas formas de relaciones gerenciales a través de innovaciones tecnológicas. Por lo tanto, es necesario anotar que son grandes desafíos de la clase obrera, incluyendo el maestro. Se conoce que esta categoría ha sufrido las consecuencias de la precariedad, que proporciona (despidos, externalización, privatización, pérdida de derechos sociales y laborales) y también el mayor ritmo de trabajo y funciones; Estas implicaciones han afectado la salud del profesor de la Universidad. En este sentido, el objetivo es combinar el contenido de esta tesis los estudios existentes, mostrando el contexto de la relación de trabajo de los sujetos encuestados, profesores de UFMT, a fin de que este trabajo puede contribuir a estos profesionales en la discusión de políticas públicas orientadas a la realidad institucional y cómo de importante reflexión sobre la profesión.
Palavra-chave: Trabalho docente
Relações de trabalho
Saúde
Neoliberalismo
Violência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Trabajo
Relaciones
Salud
Neoliberalismo
Violência
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Política Social
Referência: FREITAS, Paula Adriana Lima de Matos. O docente e as relações de trabalho na Universidade Federal de Mato Grosso: “sofrimento e violência”. 2016. 143 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2940
Data defesa documento: 4-Mar-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

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