Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2958
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL/6-18) : estudo exploratório de suas evidências de validade e precisão em uma amostra brasileira |
Autor(es): | Amorim, Rosimeire de Moraes |
Orientador(a): | Alves, Rauni Jandé Roama |
Membro da Banca: | Alves, Rauni Jandé Roama |
Membro da Banca: | Monteiro, Renan Pereira |
Membro da Banca: | Borsa, Juliane Callegaro |
Resumo : | O Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL) visa avaliar problemas de comportamento e competência social de crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, a partir das informações fornecidas pelos pais. O instrumento identifica síndromes como: a ansiedade/depressão, queixas somáticas, problemas de atenção, comportamento agressivo, problemas sociais, problemas de pensamento e violação de regras. Os estudos empíricos sobre evidências de validade e precisão do instrumento no Brasil são esporádicos, com resultados variáveis, e ainda sem uma determinada organização atual que aponte sua eficácia avaliativa, nem mesmo sua normatização. A partir dessa demanda, esse trabalho teve como objetivo investigar as evidências de validade desse instrumento. Especificamente, estudo de validade de conteúdo, validade baseada nas variáveis externas (critério), da estrutura interna e a precisão. Foram investigados três grupos de participantes: (1) três juízas especialistas na área de Desenvolvimento Humano e Psicopatologia Infantil; (2) 94 pais de crianças e adolescentes com idades entre seis e 18 anos. Tal amostra foi dividida em dois grupos: (a) pais de crianças e adolescentes sem queixas de comportamentos (GSQ); e (b) pais de crianças e adolescentes com deficiência intelectual (GDI). (3) 202 pais de crianças e adolescentes com idades entre seis e 18 anos. De acordo com os procedimentos aplicados, o segundo e o terceiro grupo foram buscados nas seguintes instituições: Escola Estadual de Mato Grosso, Associação de Pais e amigos dos Excepcionais (APAE). Para o estudo que investigou evidências de validade baseadas no conteúdo foi utilizado o primeiro grupo, ao qual foram enviados os protocolos para avaliação do CBCL e foram realizadas as análises dos dados para concordância entre eles por meio do teste estatístico Kappa de Fleiss (k). Já o que buscou investigar a validade de critério, ou seja, se o CBCL seria capaz de identificar determinados grupos, no caso crianças com diagnóstico de Deficiência Intelectual, foi utilizado o “teste t” e para essa análise foram realizadas comparações entre os GSQ e o GDI. No estudo das evidências de validade baseada na estrutura interna, envolveu a Análise Fatorial Confirmatória, para confirmar ou não a estrutura fatorial proposta internacionalmente para o teste. Por sua vez, o estudo de precisão utilizou a análise de consistência interna, a qual realizou o teste estatístico Alpha de Cronbach e Ômega de MdDonald para o total do teste e cada um dos fatores. E os resultados da pesquisa apontaram que, a validade de conteúdo foi encontrada para a maioria dos itens. Contudo, acredita-se que é recomendável que os itens ainda sejam avaliados por mais especialistas, ou seja, com o aumento da amostra de juízes especialistas da área e que seja necessária a revisão dos itens principalmente quanto às suas representações teóricas. A evidência de validade de critério foi encontrada, pois houve pior desempenho do grupo com filhos com DI na maioria das escalas (sete das nove escalas). Mesmo assim, há necessidade de amostras maiores, que inclusive controlem o nível da Deficiência Intelectual, para que haja maiores seguranças na generalização dos dados clínicos. Em relação às evidências de validades da estrutura interna da CBCL por meio da Análise Fatorial Confirmatória, não foram identificados modelos aceitáveis de acordo com os fatores propostos no instrumento. Sugere se que é preciso a identificação consistente de suas bases teóricas, bem como a revisão e correção do modelo para obter resultados consideráveis. Quanto à precisão da CBCL, os resultados apontaram que para todos os fatores obteve-se valores de consistência interna considerados bons. Portanto, é visto que ainda é necessário conduzir novos estudos para avaliar as propriedades psicométricas da CBCL. Porém os resultados aqui encontrados, apesar de breves, são de extrema valia para que haja tal reconhecimento. |
Resumo em lingua estrangeira: | The Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL) aims to evaluate behavior and social competence problems of children and adolescents aged 6 to 18 years, from information provided by parents. The instrument identifies syndromes such as anxiety/depression, somatic complaints, attention problems, aggressive behavior, social problems, thought problems and rule violations. Empirical studies on evidence of validity and accuracy of the instrument in Brazil are sporadic, with variable results, and still without a determined current organization that points to its evaluative efficacy, not even its standardization. Based on this demand, this study aimed to investigate the evidence of validity of this instrument. Specifically, content validity study, validity based on external variables (criterion), internal structure and accuracy. Three groups of participants were investigated: (1) three expert judges in the area of Human Development and Child Psychopathology; (2) 94 parents of children and adolescents aged between six and 18 years. This sample was divided into two groups: (a) parents of children and adolescents without behavioral complaints (GSQ); and (b) parents of children and adolescents with intellectual disability (GDI). (3) 202 parents of children and adolescents aged between six and 18. According to the procedures applied, the second and third groups were searched in the following institutions: Mato Grosso State School, Parents' Association and friends of the Exceptional (APAE). For the study that investigated content-based validity evidence, the first group was used, to which the protocols for CBCL evaluation were sent and the data analyses were performed to agree between them by means of the Kappa de Fleiss statistical test (k). On the other hand, what sought to investigate the criterion validity, that is, if the CBCL would be able to identify certain groups, in the case of children diagnosed with Intellectual Disability, the "t-test" was used and for this analysis comparisons were made between the GSQ and the GDI. In the study of the evidence of validity based on the internal structure, it involved the Confirmatory Factor Analysis, to confirm or not the factor structure proposed internationally for the test. In turn, the precision study used the internal consistency analysis, which performed the Cronbach’s Alpha and Mddonald’s Omega test for the total test and each of the factors. And the research results pointed out that, content validity was found for most items. However, it is believed that it is recommended that the items are still evaluated by more specialists, that is, with the increase of the sample of judges experts in the area and that it is necessary to review the items mainly as to their theoretical representations. Evidence of criterion validity was found, as there was worse performance of the group with children with DI in most scales(seven of the nine scales). Even so, there is a need for larger samples, which also control the level of Intellectual Disability, so that there is greater security in the generalization of clinical data. Regarding the evidences of validates of the internal structure of the CBCL by means of the Confirmatory Factor Analysis, acceptable models were not identified according to the factors proposed in the instrument. It is suggested that a consistent identification of its theoretical bases is necessary, as well as the revision and correction of the model to obtain considerable results. Regarding the accuracy of CBCL, the results pointed out that for all factors, internal consistency values were considered good. Therefore, it is seen thatit is still necessary to conduct new studies to evaluate the psychometric properties of CBCL. However, the results found here, although brief, are of great value for such recognition. |
Palavra-chave: | Psicopatologia infantil Psicometria Avaliação psicológica |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Child psychopathology Psychometry Psychological evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | AMORIM, Rosimeire de Moraes. Child Behavior Checklist for Ages 6-18 (CBCL/6-18): estudo exploratório de suas evidências de validade e precisão em uma amostra brasileira. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2958 |
Data defesa documento: | 29-Jun-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Rosimeire de Moraes Amorim.pdf | 4.9 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.