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http://ri.ufmt.br/handle/1/2959
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação comportamental de leitura e escrita : estudos transversais de um instrumento baseado na equivalência de estímulos |
Autor(es): | Souza, Victor Hugo de |
Orientador(a): | Rocca, Julia Zanetti |
Membro da Banca: | Rocca, Julia Zanetti |
Membro da Banca: | Alves, Rauni Jandé Roama |
Membro da Banca: | Souza, Deisy das Graças de |
Resumo : | As habilidades de leitura e escrita podem ser entendidas como uma rede de relações de equivalência entre estímulos (por exemplo, palavras escritas, palavras ditadas e imagens) e estímulos e respostas (nomeação, escrita, etc.). Essa concepção tem sido a base para instrumentos de avaliação e programas de ensino. A Avaliação Comportamental de Leitura e Escrita (ACoLE) é um instrumento de 15 tarefas on-line que envolve atividades de seleção de acordo com modelo, nomeação, leitura e escrita. O presente trabalho é composto por dois estudos transversais realizados a partir da coleta no banco de dados da ACoLE nos quais se conduziu análises dos resultados de 2388 participantes, de 6 a 12 anos de idade. As avaliações foram realizadas entre 2009 e 2017, em 16 cidades de 7 estados brasileiros. O primeiro estudo teve como objetivos (I) caracterizar a rede de relações mensurada na ACoLE, (II) investigar a relação entre as habilidades avaliadas pelo instrumento e a leitura e escrita em condição de ditado e (III) verificar a proposição teórica de integração das habilidades em rede. Para avaliar a relação explicativa entre as habilidades, foi utilizado o Generalized additive model (GAM). Para verificar a proposição da integração das habilidades, foi calculado um índice de integração para cada estudante. Esse índice avalia o quão similares são os resultados nas diferentes tarefas. Todas as habilidades avaliadas apresentaram relação significativa com a leitura e escrita. Habilidade de seleção de palavras escritas a partir de palavras ditadas e nomeação de consoantes foram mais diretamente relacionadas (maior magnitude) à leitura. Combinação de palavras escritas com figuras foi a habilidade mais relacionada ao ditado. Verificou-se que a integração entre as habilidades foi maior entre estudantes com melhor desempenho geral na avaliação, conforme esperado pelo paradigma de equivalência de estímulos. Estudos futuros podem investigar os efeitos do ensino de diferentes habilidades em leitura e escrita, a fim de compreender melhor o processo de aprendizagem. O segundo estudo teve como objetivo conduzir análises a fim de comparar o desempenho dos participantes por gênero e faixa etária, com vias a compreender como tais variáveis têm se relacionado com o alto ou baixo desempenho na ACoLE. A análise transversal apontou desempenho superior das meninas nas tarefas de leitura de palavras e ditado por composição. Também foi observado melhor desempenho médio dos estudantes com mais idade, com exceção dos maiores de dez anos. Ambos os resultados estão de acordo com o que a literatura da área tem apontado acerca de alunos com dificuldades em leitura e escrita. |
Resumo em lingua estrangeira: | Reading and writing skills can be understood as a network of equivalence relations between stimuli (for example, written words, dictated words and images) and stimuli and responses (naming, writing, etc.). This conception has been the basis for assessment tools and teaching programs. The Behavioral Assessment of Reading and Spelling (BARS) is an instrument of 15 online tasks that involves matching-to-sample, nomination, reading and writing. The present study consists of two cross-sectional studies carried out based on the database from BARS in which were analyzed the results of 2388 participants, aged 6 to 12 years. The evaluations happened between 2009 and 2017, in 16 cities in 7 states of Brazil. The first study aimed to (I) characterize the network of relationships measured in BARS, (II) to investigate the relationship between the skills assessed by the instrument and reading and writing in dictating condition and (III) to verify the theoretical proposition of integration of networking skills. To assess the explanatory relationship between the skills, the Generalized Additive Models (GAM) was used. To verify the proposition of the integration of skills, an integration index was calculated for each student. This index assesses how similar the performances in different tasks were. All skills assessed showed a significant relation with reading and writing. The two abilities that directly related to reading the most (greater magnitude) were matching written words with dictated words and consonant naming. Matching written words with pictures was the skill that related the most with spelling to dictation. It was found that the integration between skills were higher among students with better overall results in the assessment, as expected by the stimulus equivalence paradigm. Future studies can investigate the effects of teaching different reading and writing skills in order to better understand the learning process. The second study aimed to conduct analyzes in order to compare the participants' performance by gender and age group, with ways to understand how such variables have been related to the high or low performance in ACoLE. The cross-sectional analysis showed that the girls performed better in word reading tasks and constructed response spelling. A better average performance was also observed for older students, except for those above ten years old. Both results are in line with what the literature in the area has pointed out about students with reading and writing difficulties. |
Palavra-chave: | Avaliação Alfabetização Análise do comportamento |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Assesment Literacy Behavior analysis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | SOUZA, Victor Hugo de. Avaliação comportamental de leitura e escrita: estudos transversais de um instrumento baseado na equivalência de estímulos. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2959 |
Data defesa documento: | 11-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
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