Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2977
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Dandara de Freitas-
dc.date.accessioned2021-09-22T17:38:41Z-
dc.date.available2018-05-17-
dc.date.available2021-09-22T17:38:41Z-
dc.date.issued2018-03-22-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2977-
dc.description.abstractThis study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.”pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2021-06-18T14:21:49Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Dandara de Freitas Rodrigues.pdf: 3712485 bytes, checksum: 26e71f04c6909896fc2db4f57fd0552f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-09-22T17:38:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Dandara de Freitas Rodrigues.pdf: 3712485 bytes, checksum: 26e71f04c6909896fc2db4f57fd0552f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-22T17:38:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Dandara de Freitas Rodrigues.pdf: 3712485 bytes, checksum: 26e71f04c6909896fc2db4f57fd0552f (MD5) Previous issue date: 2018-03-22en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordHQspt_BR
dc.subject.keywordEducação escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
dc.contributor.referee1Gomes, Cleomar Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0686803544879354pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6615374490879599pt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação investiga os enunciados verbais e não verbais em que se desenrolam as tiras de Calvin, Mafalda e Chico Bento. Para isso, foi necessário o levantamento de algumas tirinhas sobre como a escola é retratada e o cotidiano dos personagens e os usos de gêneros textuais das histórias em quadrinhos (HQs). Os personagens são de nacionalidades, posições sociais e ideológicas variados, trazendo assim, algumas diferenças e também semelhanças entre si. As situações em que a escola é retratada foram analisadas de acordo com a análise textual. A investigação evidenciou pelas tiras analisadas nas quais a professora encena com as crianças e seu universo imaginário cultural, que a educação formal não acolhe as experiências e o universo cultural de suas vivências anteriores, quiçá pela maior valorização na balança entre a função de socialização e a de humanização pender para a primeira ou, ainda possa estar na opção de as escolas em oferecer aos alunos o “conhecimento poderoso”pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Textual genrespt_BR
dc.subject.keyword2HQspt_BR
dc.subject.keyword2Powerful knowledgept_BR
dc.contributor.referee3Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0529668302505342pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Dandara de Freitas Rodrigues.pdf3.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.