Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2984
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ações afirmativas em pauta : condições institucionais de permanência de estudantes cotistas na UFMT |
Autor(es): | Leoncio, Keyla Cristina da Silva |
Orientador(a): | Velasco, Erivã Garcia |
Membro da Banca: | Velasco, Erivã Garcia |
Membro da Banca: | Vieira, Paulo Alberto dos Santos |
Membro da Banca: | Freitas, Leana Oliveira |
Resumo : | Esta dissertação apresenta como objetivo compreender sob quais condições tem se materializado o acesso de estudantes oriundos de escola pública, pretos, pardos, indígenas e pobres na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), considerando-se como marco a aprovação da Lei n.º 12.711/2012, a chamada Lei das Cotas, que instituiu a entrada de estudantes cotistas nas universidades públicas brasileiras. A metodologia de pesquisa utilizada é de natureza quali-quantitativa, caracterizada por uma abordagem avaliativa. Como procedimentos metodológicos utilizou-se da pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, com base em documentos oficiais para a sistematização dos dados que fundamentaram a análise realizada. Nesta empreitada de estudo, se fez necessário, inicialmente, demarcar como se estrutura a educação no modo de produção capitalista, bem como, apreender as características do ensino superior no Brasil, que carrega um histórico de elitismo. Assim, busca-se entender como a UFMT tem se organizado institucionalmente para responder a esta nova realidade e às novas demandas que se colocaram a partir da aprovação da Política de Cotas. Nesse intuito, construiu-se o perfil socioeconômico dos estudantes ingressantes na universidade no período de 2013 a 2016, de modo a compreender como estão caracterizados estes estudantes além de mapear as ações assistenciais e pedagógicas empreendidas pela instituição para possibilitar condições de permanência. Tais informações correlacionaram-se à análise dos dados referentes ao aproveitamento acadêmico dos estudantes, de modo a problematizar em que medida as ações desenvolvidas na UFMT têm se realizado, na perspectiva de garantir o acesso dos estudantes cotistas à vida acadêmica. Se é verdade que a política de Cotas nas instituições de ensino superior tem se mostrado positiva no caminho da construção e consolidação da democratização deste nível de ensino, também o é que esta nova realidade exigiu das IFES um novo padrão de atendimento aos estudantes, uma nova organização interna em seus mais abrangentes aspectos, de modo a possibilitar condições pedagógicas e assistenciais para atender a demanda deste público, o que pressupõe investimentos financeiros do Estado. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation aims to understand under what conditions the access of students from public schools, blacks, browns, indigenous and poor at the Federal University of Mato Grosso (UFMT) has materialized, considering as a milestone the approval of Law no. 12.711/2012, the so-called Law of Quotas, which instituted the entry of quota students into Brazilian public universities. The research methodology used is qualitative and quantitative, characterized by an evaluative approach. As methodological procedures was used bibliographical research and documentary research, based on official documents for the systematization of the data that substantiated the analysis performed. In this work of study, it was necessary, initially, to demarcate how education is structured in the capitalist mode of production, as well as to apprehend the characteristics of higher education in Brazil, which carries a history of elitism. Thus, it is sought to understand how the UFMT has organized itself institutionally to respond to this new reality and to the new demands that have arisen since the approval of the Quotas Policy. In order to understand how these students are characterized, as well as to map out the assistance and pedagogical actions undertaken by the institution to enable conditions of permanence, the socioeconomic profile of incoming students at the university was constructed in the period from 2013 to 2016. Such information was correlated to the analysis of the data regarding the academic achievement of the students, in order to problematize to what extent the actions developed in the UFMT have been realized, with the perspective of guaranteeing the access of the quota students to the academic life. If it is true that the quota policy in higher education institutions has been positive in the way of building and consolidating the democratization of this level of education, it is also true that this new reality demanded from IFES a new standard of care for students, a new internal organization in its most comprehensive aspects, in order to provide pedagogical and assistance conditions to meet the demand of this public, which presupposes financial investments by the State. |
Palavra-chave: | Educação Ensino superior Acesso Lei de cotas |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Higher education Access Law of quotas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Política Social |
Referência: | LEONCIO, Keyla Cristina da Silva. Ações afirmativas em pauta: condições institucionais de permanência de estudantes cotistas na UFMT. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2984 |
Data defesa documento: | 26-Mar-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Keyla Cristina da Silva Leoncio.pdf | 2.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.