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http://ri.ufmt.br/handle/1/2992
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Teorema Chinês do Resto : sua aplicação no ensino médio |
Autor(es): | Nascimento, Adriano Sales |
Orientador(a): | Araújo, Martinho da Costa |
Membro da Banca: | Araújo, Martinho da Costa |
Membro da Banca: | Sousa, João de |
Membro da Banca: | Nascimento, Edgar |
Resumo : | Este trabalho pretende mostrar que o Teorema Chinês do Resto é um tema atual e que pode ser introduzido no Ensino Médio, por meio de uma proposta de ensino de um minicurso com ênfase na resolução de exercícios contextualizados. Para o minicurso inicialmente é apresentado uma fundamentação teórica sobre o assunto, revisão de divisibilidade, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum e números primos, bem como a introdução a congruência linear e algumas de suas propriedades apresentando aplicações para solução de problemas contextualizados de olimpíadas de matemática, e processos seletivos para faculdades e universidades. O minicurso é sobre teorema Chinês do resto e sua aplicabilidade em resolução de exercícios contextualizados, de grande importância para os alunos do Ensino Médio. |
Resumo em lingua estrangeira: | This paper has intention to show that the Reminder Chinese Theorem is a nowa- days issue which can be introduced into the Hight School Program through the idea of an extra-curricular course giving emphasis to solving problems with context in the student’s everyday. The course, at a first approach, the theory can be taught over the subject, lookimg back on divisibility, least common multiple, highest common divider, prime mumbers as well as the introduction to linear congruity and some of it’s property, showing their applications on solving problems related specifically to the Math Olympics and on solving problems given on universities’ admittance exams. The course would bring up the Reminder Chinese Theorem and it’s use on solving contextualized math problems that are of great importance to Hight School students. |
Palavra-chave: | Divisibilidade Congruência linear Ensino médio exercícios contextualizados Teorema Chinês do Resto |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Divisibility Linear congruity Contextualized Hight School Math problems Reminder Chinese Theorem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT |
Referência: | NASCIMENTO, Adriano Sales. Teorema Chinês do Resto: sua aplicação no ensino médio. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2992 |
Data defesa documento: | 12-Set-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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