Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2992
Tipo documento: Dissertação
Título: Teorema Chinês do Resto : sua aplicação no ensino médio
Autor(es): Nascimento, Adriano Sales
Orientador(a): Araújo, Martinho da Costa
Membro da Banca: Araújo, Martinho da Costa
Membro da Banca: Sousa, João de
Membro da Banca: Nascimento, Edgar
Resumo : Este trabalho pretende mostrar que o Teorema Chinês do Resto é um tema atual e que pode ser introduzido no Ensino Médio, por meio de uma proposta de ensino de um minicurso com ênfase na resolução de exercícios contextualizados. Para o minicurso inicialmente é apresentado uma fundamentação teórica sobre o assunto, revisão de divisibilidade, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum e números primos, bem como a introdução a congruência linear e algumas de suas propriedades apresentando aplicações para solução de problemas contextualizados de olimpíadas de matemática, e processos seletivos para faculdades e universidades. O minicurso é sobre teorema Chinês do resto e sua aplicabilidade em resolução de exercícios contextualizados, de grande importância para os alunos do Ensino Médio.
Resumo em lingua estrangeira: This paper has intention to show that the Reminder Chinese Theorem is a nowa- days issue which can be introduced into the Hight School Program through the idea of an extra-curricular course giving emphasis to solving problems with context in the student’s everyday. The course, at a first approach, the theory can be taught over the subject, lookimg back on divisibility, least common multiple, highest common divider, prime mumbers as well as the introduction to linear congruity and some of it’s property, showing their applications on solving problems related specifically to the Math Olympics and on solving problems given on universities’ admittance exams. The course would bring up the Reminder Chinese Theorem and it’s use on solving contextualized math problems that are of great importance to Hight School students.
Palavra-chave: Divisibilidade
Congruência linear
Ensino médio exercícios contextualizados
Teorema Chinês do Resto
Palavra-chave em lingua estrangeira: Divisibility
Linear congruity
Contextualized Hight School Math problems
Reminder Chinese Theorem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Referência: NASCIMENTO, Adriano Sales. Teorema Chinês do Resto: sua aplicação no ensino médio. 2014. 62 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2992
Data defesa documento: 12-Set-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Adriano Sales Nascimento.pdf390.22 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.