Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2995
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRuver, Vilson Valdemar-
dc.date.accessioned2021-09-27T12:36:28Z-
dc.date.available2016-07-14-
dc.date.available2021-09-27T12:36:28Z-
dc.date.issued2016-06-27-
dc.identifier.citationRUVER, Vilson Valdemar. A contribuição das atividades práticas nos ensinos de física e matemática. 2016. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/2995-
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of the possible contributions of the methodology here nominated practical activity, to the process of teaching in the disciplines of physics and mathematics from the point of view of education experts and a group of public school teachers of education of the State of Mato Grosso. In general, both researchers and teachers adopt a discourse of full defense of this methodology as a promoter of learning, but not always this expectation is confirmed in research. Teacher training, initial and in-service, targeting the use of practical activities, is addressed in this work, presenting results of a research survey of teacher training for the use of this methodology. This paper also presents the results of a course of continuous training and the application of a guide made by a group of teachers; both instruments have been implemented in order to encourage the use of such activities in the classroom. Expressed in a general statement, the results presented here indicates that the bibliographies indicate: experts, teachers and students believe in the effective contribution of practical activities to promote meaningful learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-06-24T19:50:08Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Vilson Valdemar Ruver.pdf: 1863020 bytes, checksum: a333ca0fda245137a90009f5bed39b19 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-09-27T12:36:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Vilson Valdemar Ruver.pdf: 1863020 bytes, checksum: a333ca0fda245137a90009f5bed39b19 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T12:36:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Vilson Valdemar Ruver.pdf: 1863020 bytes, checksum: a333ca0fda245137a90009f5bed39b19 (MD5) Previous issue date: 2016-06-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA contribuição das atividades práticas nos ensinos de física e matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.subject.keywordFenomenologiapt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.contributor.referee2Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5719698571069944pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta uma análise das possíveis contribuições da metodologia, aqui nominada de atividade prática, para o processo de ensino nas disciplinas de Física e de Matemática, sob o ponto de vista de especialistas em educação e de um grupo de professores da rede pública de ensino do Estado de Mato Grosso. De modo geral, tanto pesquisadores quanto professores adotam um discurso de ampla defesa dessa metodologia como promotora da aprendizagem, porém, nem sempre essa expectativa é confirmada em pesquisas. A formação de professores, inicial e em serviço, visando à utilização de atividades práticas, é abordada neste trabalho, apresentando resultados de um questionário de investigação da capacitação dos professores para o uso dessa metodologia. O trabalho também apresenta resultados de um curso de formação continuada e da aplicação de um guia realizados por um grupo de professores; ambos os instrumentos foram implementados com a finalidade de estimular o uso de tais atividades em sala de aula. Expresso em uma afirmação generalizada, os resultados aqui apresentados corroboram o que as bibliografias indicam: especialistas, professores e alunos acreditam na efetiva contribuição das atividades práticas para a promoção da aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Teacher trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Experimentationpt_BR
dc.subject.keyword2Phenomenologicalpt_BR
dc.contributor.referee3Pantoja, Glauco Cohen Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7959130432938834pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Vilson Valdemar Ruver.pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.