Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3012
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Simone José Aparecida da Silva-
dc.date.accessioned2021-09-27T14:50:43Z-
dc.date.available2016-07-08-
dc.date.available2021-09-27T14:50:43Z-
dc.date.issued2016-05-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Simone José Aparecida da Silva. A utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MT. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3012-
dc.description.abstractThrough this work, was sought to investigate the conception that teachers have regarding the use of educational technologies and experiments in teaching and learning process of physical concepts. The research subjects were teachers who work the disciplines of physics and mathematics in state schools that receive high school students in the municipality of Alta Floresta - MT. During was observed the contributions and challenges of continued education of these professionals regarding the use of educational software and experiments in their teaching practices. Formations done at CEFAPRO were also reported, among them the use of the software GeoGebra. Through them Geogebra was explored as a resource for the study of the geometry and the study of quadratic functions. As a product of this master, it was designed and developed a proposal for continuing education, which addressed the experimentation in building concepts in the field of natural sciences and Mathematics and the need to work in a meaningful and contextualized way. At the development was sought to promote use of interdisciplinary experiments, focusing on Geometrical optics and use of the optical microscope.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-06-11T03:12:35Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Simone José Aparecida da Silva Santos.pdf: 2837333 bytes, checksum: 68169c375c40cd1654bda5d705075362 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-09-27T14:50:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Simone José Aparecida da Silva Santos.pdf: 2837333 bytes, checksum: 68169c375c40cd1654bda5d705075362 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-27T14:50:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Simone José Aparecida da Silva Santos.pdf: 2837333 bytes, checksum: 68169c375c40cd1654bda5d705075362 (MD5) Previous issue date: 2016-05-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA utilização de tecnologias educacionais e experimentos na formação continuada de professores que trabalham com o ensino das ciências da natureza e matemática no ensino médio em Alta Floresta - MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologias educacionaispt_BR
dc.subject.keywordFormação continuadapt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
dc.contributor.referee1Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
dc.contributor.referee2Jorge Neto, Miguel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756405723104589pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7472356287913024pt_BR
dc.description.resumoPor meio deste trabalho, procurou-se investigar a concepção que os professores têm a respeito da utilização das tecnologias educacionais e dos experimentos no processo de ensino aprendizagem de conceitos físicos. Os sujeitos investigados foram professores que trabalham com as disciplinas de Física e Matemática nas escolas estaduais que atendem estudantes do Ensino Médio Regular, no município de Alta Floresta - MT. No decorrer foram observados as contribuições e desafios da formação continuada, destes profissionais, em relação à utilização de softwares educativos e experimentos em suas práticas pedagógicas. Também relatou-se sobre as formações realizadas no CEFAPRO, dentre elas, a utilização do software GeoGebra. Explorou-se o Geogebra como recurso para o estudo da geometria e o estudo de funções quadráticas. Como produto deste mestrado, foi elaborado e desenvolvido uma proposta de formação continuada, a qual abordou a experimentação na construção de conceitos na área das Ciências da Natureza e da Matemática e a necessidade de trabalhar de forma significativa e contextualizada. No seu desenvolvimento buscou-se promover utilização de experimentos interdisciplinares, enfocando a óptica Geométrica e o uso do microscópio óptico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Educational technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Continuing educationpt_BR
dc.subject.keyword2Experimentationpt_BR
dc.contributor.referee3Novais, Jonathan Willian Zangeski-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665663207008673pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Simone José Aparecida da Silva Santos.pdf2.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.