Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3029
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPinto, Ana Paula-
dc.date.accessioned2021-09-28T14:08:18Z-
dc.date.available2015-03-05-
dc.date.available2021-09-28T14:08:18Z-
dc.date.issued2014-09-30-
dc.identifier.citationPINTO, Ana Paula. Educação superior e acesso: estudo sobre a Universidade Federal de Mato Grosso no contexto contemporâneo de expansão. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Política Social) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3029-
dc.description.abstractThe purpose of this paper is to present a theoretical and political reflection on the politics of access to higher education in the national context in which education is elencada as an economic good and a strategy to reduce poverty and unemployment, reducing inequalities. The reform of the state apparatus from the 1990s impact on redefining the role of higher education. In this sense, it approaches the effects of this new rationality of the State linked to 'new' logic of finance capital in higher education, it is rejuvenated the Theory of Human Capital highlighting education as an almost magical solution to the problems of inequality . Paradoxically, this direction are born educational policies of expansion of higher education, while the struggle for democratization is present in the correct historical perspective of elitism in higher education in Brazil. Taking as reference a reading of the historical, socio-political and economic contemporary and seeks to analyze the study and discuss the process of democratization of Brazilian education, which did expand predominantly in the enrollment of students in universities, with protagonist presence determinations of the private over the public. In this scenario and context PROUNI, REUNI and Enem mechanisms boosters are putting up a challenge to analysis of this process in Mato Grosso, particularly on the Federal University of Mato Grosso in order to understand how to configure the access policy in UFMT, and finally indicates how these current policies have been developed to meet the demand of young students, the working class historically excluded from this level of education. As a concluding summary, significant data entry, enrollment, residence, among others, show progress, but still far from gaining education as a universal right, which confirms how education, when apprehended in terms of social relations and determinations and therefore, itself constituted and constituent of these relationships, presents history as a field of hegemonic dispute.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-07-01T01:55:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Ana Paula Pinto.pdf: 1114529 bytes, checksum: 519c4702111625cc17011cd5532057db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-09-28T14:08:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Ana Paula Pinto.pdf: 1114529 bytes, checksum: 519c4702111625cc17011cd5532057db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-28T14:08:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Ana Paula Pinto.pdf: 1114529 bytes, checksum: 519c4702111625cc17011cd5532057db (MD5) Previous issue date: 2014-09-30en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação superior e acesso : estudo sobre a Universidade Federal de Mato Grosso no contexto contemporâneo de expansãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação superiorpt_BR
dc.subject.keywordPolítica social de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordExpansãopt_BR
dc.subject.keywordAcessopt_BR
dc.contributor.advisor1Velasco, Erivã Garcia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809532943829262pt_BR
dc.contributor.referee1Velasco, Erivã Garcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809532943829262pt_BR
dc.contributor.referee2Freitas, Leana Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1967610483616761pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5568190396726890pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho é apresentar uma reflexão teórico-política a respeito das políticas de acesso à educação superior no contexto nacional, em que a educação é elencada como um bem econômico e uma estratégia para minimizar a pobreza e o desemprego, reduzindo desigualdades. A reforma do aparelho estatal a partir da década de 1990 impacta na redefinição do papel da educação superior. Nesse sentido, aborda-se os reflexos dessa nova racionalidade do Estado atrelada a „‟nova‟‟ lógica do capital financeiro na educação superior, em que é rejuvenescida a Teoria do Capital Humano destacando a Educação como uma solução quase mágica para os problemas das desigualdades. Paradoxalmente, desse direcionamento nascem as políticas educacionais de expansão do ensino superior, ao mesmo tempo em que a luta pela democratização faz-se presente na perspectiva de corrigir a elitização histórica do ensino superior no Brasil. Toma-se por referência uma leitura das determinações históricas, sócio-políticas e econômicas contemporâneas e procura-se no estudo analisar e problematizar esse processo de democratização da educação brasileira, que fez ampliar de modo preponderante o ingresso de estudantes nas universidades, com presença protagônica do privado sobre o público. Nesse cenário e contexto, PROUNI, REUNI e Enem são mecanismos impulsionadores colocando-se como desafio a análise sobre esse processo em Mato Grosso, particularmente sobre a Universidade Federal de Mato Grosso a fim de apreender como se configura a política de acesso na UFMT, e, por fim sinaliza como essas atuais políticas tem se desenvolvido para atender a demanda de jovens estudantes, parte da classe trabalhadora historicamente excluída desse nível de ensino. Como síntese conclusiva, os dados significativos de ingresso, matrículas, permanência, entre outros, mostram avanços, mas ainda distante de conquistar a educação como direito universal, o que confirma o quão a educação, quando apreendida no plano das determinações e relações sociais e, portanto, ela mesma constituída e constituinte destas relações, apresenta-se historicamente como um campo de disputa hegemônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Política Socialpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.keyword2Higher educationpt_BR
dc.subject.keyword2Social education policypt_BR
dc.subject.keyword2Expansionpt_BR
dc.subject.keyword2Accesspt_BR
dc.contributor.referee3Sampaio, Edna Luzia Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0311660151565358pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGPS – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Ana Paula Pinto.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.