Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3032
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDomingues, Kleber Henrique Alves-
dc.date.accessioned2021-09-28T14:24:16Z-
dc.date.available2018-11-28-
dc.date.available2021-09-28T14:24:16Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.citationDOMINGUES, Kleber Henrique Alves. Contexto literário, metaficção historiográfica e simulacro no Memorial de Saramago. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3032-
dc.description.abstractThis work aims to present a study on the romance Baltasar and Blimunda by José Saramago (1982). At first, it will demonstrate how the romance is introduced in its literaty context, which will be defined according to Lukács‟ view about the history of romance art. According to Lukács, modern romance consolidates itself as expression of a counter-Ancien Regime emerging bourgeoisie, while Baltasar and Blimunda problematizes this condition presenting what would be considered an anti-bourgeois epopeia. After it, the analysis will focus a more recent literary context, presenting how Baltasar and Blimunda can be associated to theoric-critical inclinations which would be considered as “post-modern”; this way the principal focus will be metafiction historiographic concept, demonstrating how the opus referred produces an interesting re-reading of moments of the nation historiography. After it, this work will present some concepts of the philosopher Gilles Deleuze, especially simulacrum one, which might auxiliate on going along with some Saramago‟s aesthetic strategies. The subsistence and emergence of the simulacrum, and how it might reach reader‟s sensibility, will be demonstrated in the narration strategies, in the writing and irony styles of Saramago on referred romance. After all, this worf will presents a special passage of simulacrum emergence on the clímax of the romance, where figures marginalized by historical past emerge in a special way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-09-22T23:53:15Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Kleber Henrique Alves Domingues.pdf: 1034626 bytes, checksum: 351a8f4066c06dfbad74332238042427 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2021-09-28T14:24:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Kleber Henrique Alves Domingues.pdf: 1034626 bytes, checksum: 351a8f4066c06dfbad74332238042427 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-28T14:24:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Kleber Henrique Alves Domingues.pdf: 1034626 bytes, checksum: 351a8f4066c06dfbad74332238042427 (MD5) Previous issue date: 2018-08-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleContexto literário, metaficção historiográfica e simulacro no Memorial de Saramagopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordContexto literáriopt_BR
dc.subject.keywordMetaficção historiográficapt_BR
dc.subject.keywordSimulacropt_BR
dc.subject.keywordMemorial do conventopt_BR
dc.subject.keywordSaramagopt_BR
dc.contributor.advisor1Lee, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910pt_BR
dc.contributor.referee1Lee, Henrique de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1474605413692910pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Vinícius Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5304593788129950pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0325214491276837pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende apresentar um estudo sobre a obra Memorial do convento de José Saramago (1982). A princípio, demonstrar-se-á de que maneira a obra se insere em seu contexto literário, que será definido conforme a visão de Lukács quanto à história do romance. Segundo Lukács, o romance moderno se instaura enquanto expressão de uma burguesia que insurge contrariamente ao Antigo Regime, enquanto o Memorial do convento problematiza essa condição ao apresentar o que seria uma epopeia antiburguesa. Logo após, a análise se lançará a um contexto literário mais recente, apresentando de que maneira o Memorial pode ser associado a inclinações teórico-críticas que seriam consideradas como “pós-modernas”; assim o foco principal será o conceito de metaficção historiográfica, demonstrando o modo pelo qual a referida obra perfaz uma interessante releitura de passagens da historiografia nacional. Posteriormente, o trabalho apresentará alguns conceitos do filósofo Gilles Deleuze, sobretudo o de simulacro, na medida em que pode nos auxiliar a acompanhar algumas estratégias estéticas de Saramago. A subsistência e emergência desse simulacro, e de que forma pode atingir a sensibilidade do leitor, serão demonstradas nas estratégias de narração, no estilo de escrita e ironia de Saramago na obra referida. Por fim, o trabalho apresentará uma passagem especial da emergência do simulacro no clímax do enredo, em que as figuras marginalizadas pelo passado histórico aparecem de maneira especial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Literary contextpt_BR
dc.subject.keyword2Historiographic metafictionpt_BR
dc.subject.keyword2Simulacrumpt_BR
dc.subject.keyword2Baltasar and blimundapt_BR
dc.subject.keyword2Saramagopt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Bruno Botelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6850596748871150pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Kleber Henrique Alves Domingues.pdf1.01 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.