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http://ri.ufmt.br/handle/1/3042
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Histórias de homoparentalidade adotiva : contribuições do modelo bioecológico |
Autor(es): | Tsuchiya, Daniela Yumi |
Orientador(a): | Alves, Paola Biasoli |
Membro da Banca: | Alves, Paola Biasoli |
Membro da Banca: | Magalhães, Fernanda Cândido |
Membro da Banca: | Santos, Claudiene |
Resumo : | Os sentidos e significados em torno da sexualidade, parentalidade e família foram construídos e reconstruídos ao longo da história da humanidade. Dimensões sobre como vincular-se à obtenção do prazer são largamente registradas, entretanto, no decorrer dos séculos, com interferências religiosas, econômicas e políticas em quase toda a civilização ocidental, a sexualidade passou a ter destaque para a reprodução da espécie humana, e consequentemente trouxe novas significações que transpassam e repercutem nas sociedades até os dias atuais. A presente pesquisa apresenta recortes da contextualização histórica da sexualidade no ocidente, das legislações vigentes e de aspectos psicológicos envolvidos na homoparentalidade adotiva, buscando reposicionar o olhar sobre a adoção para a importância do vínculo afetivo e da coesão familiar. O estudo teve como objetivo investigar junto a dois casais homossexuais adotantes (um com filhos adotivos e outro em vias de adoção) como eles experienciam todo o processo, desde a construção familiar, perpassando as práticas educativas de seus pais e as práticas educativas que desempenham e/ou pretendem desempenhar. A análise apresentada baseia-se no Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano, que analisa as dimensões multidirecionais, inter-relacionadas presentes na vida de cada indivíduo, representadas pelo Pessoa, Processo, Contexto e Tempo (PPCT). A pesquisa traz informações coletadas por meio de: um roteiro de entrevista semi-estruturado, Scripts com situações cotidianas da socialização de crianças, com base em instrumentos como o Teste das Histórias Incompletas (MONDELL & TYLER, 1981; adaptado por CECCONELLO, 2003) e um Descritor de emoções e sentimentos nas práticas educativas. Os resultados mostram os casais pesquisados trazendo relatos nos quais foi possível identificar posicionamentos normativos quanto ao que se pensa e se faz para os filhos e muito de seus processos de subjetivação e imaginário vinculados à constituição de família ainda parecem ser coordenados pela heteronormatividade. Quantos às práticas que desempenham e pretendem desempenhar enfatizaram sobre a importância da educação e da preocupação/cuidado/respeito com o outro. Elucidaram aquilo que cada um teve como ensinamento em casa, apontando o que aprenderam e pretendem repetir ou não, aquilo que consideram que é saudável para a família, cada qual se complementando e buscando o melhor para o equilíbrio do lar, sendo que se programam e se organizam para tanto. Discute-se a necessidade em se refletir os conteúdos que se interrelacionam ao longo do desenvolvimento e subjetivação de cada, em fluente desalienação e empoderamento, e no que tange a parentalidade. |
Resumo em lingua estrangeira: | The senses and meanings around sexuality, parenting and family were built and reconstructed throughout history of humanity. Dimensions such as being linked to the attainment of pleasure are largely recorded, however over the centuries, with religious, economic and political interference in almost all Western civilization, sexuality has become prominent for the reproduction of the human species, and consequently has brought new meanings which pass through and affect society until the present day.This research presents the historical contextualization of sexuality in the West, the current legislation and psychological aspects involved in adoptive homoparentality, seeking to reposition the view on adoption to the importance of affective bonding and family cohesion. The study aimed to investigate two adoptive homosexual couples (one with adopted children and the other adopting) as they experience this whole process, from the family construction, through educational practices of their parents and also through educational practices that play and / or intend to play. The analysis presented is based on the Bioecological Model of Human Development, which analyzes the multidirectional, interrelated dimensions present in the life of each individual, represented by the PPCT - Person, Process, Context and Time. The research brings information by the following instruments: script of semi-structured interview, Scripts with daily situations of the socialization of children based on instruments such as the Test of Incomplete Stories (MONDELL & TYLER, 1981; adapted by CECCONELLO, 2003) and a Descriptor of emotions and feelings in educational practices. The results show the pairs surveyed bringing reports in which it was possible to identify normative positions regarding what is thought and done for the children and much of their subjectivation and imaginary processes linked to the family constitution still seem to be coordinated by heteronormativity. Regarding the practices they carry out and intend to play, they emphasized the importance of education and concern / care / respect with each other. They elucidated what each one had as teaching at home, pointing out what they have learned and intend to repeat or not, what they consider to be healthy for the family, each completing and seeking the best for the balance of the home, being programmed and organize themselves for it. We discuss the need to reflect the contents that are interrelated throughout the development and subjectivation of each in fluent disalienation and empowerment, and as regards parenthood. |
Palavra-chave: | Homoparentalidade Adoção Práticas educativas Modelo Bioecológico do Desenvolvimento Humano |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Homoparentality Adoption Educational practices Bioecological Model of Human Development |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
Referência: | TSUCHIYA, Daniela Yumi. Histórias de homoparentalidade adotiva: contribuições do modelo bioecológico. 2019. 167 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3042 |
Data defesa documento: | 14-Mar-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
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