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Tipo documento: Dissertação
Título: Representações de juventudes na saga crepúsculo : um estudo de cinema e educação
Autor(es): Lima, Marcela Tavares de Freitas
Orientador(a): Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Trovão, Flávio Vilas-Bôas
Membro da Banca: Souza, Leonardo Lemos de
Membro da Banca: Oliveira, Alcilene Cavalcante de
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Resumo : O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Cultura Contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso campus Universitário de Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR). Ele tem, como objeto de estudo, a primeira obra da Saga Crepúsculo em formato fílmico, produzido pela diretora Catherine Hardwicke e lançado em 2008 nos Estados Unidos pelo estúdio Summit Entertainment, com roteiro de Melissa Rosenberg adaptado do primeiro livro da série homônima de autoria de Stephenie Meyer. Essa obra teve ampla repercussão entre as plateias infantojuvenis no mundo todo. O estudo orientar-se-á com a finalidade de discutir as implicações político-sociais da produção. Nesse sentido, esta pesquisa tem, como objetivo geral, analisar as representações de juventudes do filme Crepúsculo (2008). Nos últimos anos, o aumento do consumo de produtos da indústria cultural, como o cinema, é um fenômeno que merece atenção, pois seus consumidores integram, em sua maioria, um público jovem que se reinventa com frequência, por meio do acesso a um legado cada vez maior de informações e de conhecimentos culturais. Nesse contexto, observa-se a necessidade de analisar as produções cinematográficas norte-americanas que passaram a fazer parte da lista de favoritos do público juvenil no mercado de consumo mundial, como mostram as informações do sítio Internet Movie Database (IMDB), uma das principais bases de dados sobre filmes. A metodologia baseia-se nos pressupostos dos autores Kellner (2001), Vanoye e Goliot-Lété (2002) e Turner (1997), de modo a ter, como fundamentos, os estudos culturais da mídia, da pedagogia cultural e da análise fílmica, que permitiram compreender como a narrativa fílmica participa da cultura juvenil. Utilizamos, para o desenvolvimento deste estudo, o referencial teórico proposto por Savage (2009) e por Pais (1990), uma vez que esse referencial aborda a trajetória da juventude, em meio aos ambientes sócio-históricos, em profundas transformações. Nos quais, os jovens conseguem autoafirmar seus modos plurais de ser, ainda que de modo pouco visível, como uma categoria pertencente a um espaço-temporal onde os sujeitos constituem os seus referenciais de vida, mediantes lutas e resistências contra as instituições sociais normatizadoras, pelo direito de vivenciar as culturas juvenis que emergem em oposição ao modelo cultural hegemônico. Dessa forma, esta pesquisa está organizada em três capítulos que promovem uma reflexão sobre as análises realizadas, entre as quais se destacam as seguintes: a compreensão acerca da produção da narrativa fílmica e dos personagens jovens representados na trama, de modo a abordar o papel do público consumidor e a sua formação cultural; a análise das representações das juventudes no filme, no sentido de apresentar as divisões que se estabelecem entre os grupos juvenis representados e o modo como esses personagens são construídos ao longo da narrativa; as problematizações sobre as representações da sexualidade das juventudes analisadas em que, as questões que envolvem a constituição das identidades de gênero e sexuais dos personagens são discutidas. As considerações finais apontam para quatro representações de juventudes no filme, os jovens vampiros, os jovens humanos, o jovem indígena e os jovens perigosos. Esse modelo indica a representação de uma juventude privilegiada na trama, a dos vampiros, a qual se sobrepõe às demais juventudes representadas. Pelos motivos expostos, destacamos a importância da inserção da leitura crítica da mídia como um recurso imprescindível na vida das pessoas no cenário contemporâneo e a necessidade da inclusão dos estudos culturais da mídia no âmbito da educação, para capacitar as pessoas a analisar e interagir criticamente com as produções da indústria cultural.
Resumo em lingua estrangeira: This study has as main theme the Research of Infancy, Youth and Contemporary Culture of the Postgraduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso, campus of Rondonópolis (PPGEdu/UFMT/CUR). The object of study is the first work of the Twilight Saga in film format, produced by the director Catherine Hardwick and released in 2008 by the studio Summit Entertainment, screenwriter by Melissa Rosenberg adapted from the first book of Stephenie Meyer. This movie was very popular specially among teenagers worldwide. This study will be conducted in order to discuss the sociopolitical implications of the production. In this regard, this work has as main objective analyzing the representations of youths in the film Twilight (2008). In recent years, the increased consumption of products from the cultural industry such as cinema has deserved much attention, since its consumers belong, in its majority, to a young public. This public, nowadays, reinvents itself by the constant accessing to a great amount of information and cultural knowledge. In this context, it is observed the need of analyzing the US cinematographic productions. As demonstrated by the Internet Movie Database – IMDB – one of the today‟s main movie date bases, some of these productions are favorite among young people, this has great influence on the consumption of products related to these brands. The effects of this interaction can be seen worldwide. The methodology was based on the studies of the following researchers Kellner (2001), Vanoye and Goliot-Lété (2002) and Turner (1997). It was developed with the analyses of cultural studies of media, cultural pedagogy and film analysis, which allowed to comprehend how the film narrative participates in youth culture. The theoretical framework used was proposed by Savage (2009) and Pais (1990), in order to approach the path of the youth inside sociohistorical scenarios in deep transformations, in which the same can self-affirm, though in a slight visible way, as a category that belongs to a space-temporal in which individuals construct their own references of life, through struggles and resistances against the established institutions, in order to have the right of full living the ascending culture that is opposed to the consolidated one. Therefore, this research is organized in three chapters which promote a reflection about the conducted analysis, among them: the comprehension of the movie‟s production narrative and of the young characters represented in the story, so to approach the role of the public consumer and the cultural development; an analysis of the representations of the youth in the film, presenting the divisions which are established between the young groups represented and the way theses character are constructed over the narrative; the problematizations on the representations of sexuality of the analyzed youth, in which are discussed the questions about the constitution of gender and sexual identities of the characters. The final considerations indicate four representations of youths in the film: the vampire youths, the human youths, the indigenous youths and the dangerous youths. This model indicates the representation of a privileged youth in the plot, made of the vampires, which are above the other classes. In this regard, we highlight the importance of insertion of the critical reading of media as an indispensable resource in the life of people in the contemporary scenario, as well as the need of inclusion of the cultural studies of media in the context of education, in order to capacitate people to analyze and interact critically with the productions of the cultural industry.
Palavra-chave: Cinema
Educação
Representação
Juventude
Saga crepúsculo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cinema
Education
Representation
Youth
Twilight saga
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: LIMA, Marcela Tavares de Freitas. Representações de juventudes na saga crepúsculo: um estudo de cinema e educação. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3077
Data defesa documento: 10-Jul-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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