Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3090
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Cardoso, Dayane Aparecida do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-07T12:28:42Z | - |
dc.date.available | 2019-08-05 | - |
dc.date.available | 2021-10-07T12:28:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-02 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Dayane Aparecida do Nascimento. Psicólogo na educação ou educação na psicologia?: lugares de atuação de psicólogos e psicólogas em demandas educacionais na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3090 | - |
dc.description.abstract | . | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-10-07T03:49:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Dayane Aparecida do Nascimento Cardoso.pdf: 1062325 bytes, checksum: 2ccfad24320d824805fb65cc2a789b8f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-10-07T12:28:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Dayane Aparecida do Nascimento Cardoso.pdf: 1062325 bytes, checksum: 2ccfad24320d824805fb65cc2a789b8f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-10-07T12:28:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Dayane Aparecida do Nascimento Cardoso.pdf: 1062325 bytes, checksum: 2ccfad24320d824805fb65cc2a789b8f (MD5) Previous issue date: 2019-05-02 | en |
dc.description.sponsorship | FAPEMAT | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Psicólogo na educação ou educação na psicologia? : lugares de atuação de psicólogos e psicólogas em demandas educacionais na cidade de Cuiabá, Mato Grosso | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Psicologia escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Queixa escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mato Grosso | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento à queixa escolar | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cotrin, Jane Teresinha Domingues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2021875905915615 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cotrin, Jane Teresinha Domingues | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2021875905915615 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5846054833569905 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2878466936272183 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo do tempo, a Psicologia foi se estabelecendo enquanto campo de pesquisa e prática profissional, ocupando lugares em diversas áreas de conhecimento e, no Brasil, foi se consolidando, historicamente, a partir de estudos e práticas em áreas como a Educação, principalmente por conta do mesmo objeto de interesse: a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Considerando o histórico da Psicologia no Brasil e sua larga inserção na área educacional, este estudo versa sobre o atendimento às demandas escolares, feito em diferentes locais que não somente a escola, por profissionais da Psicologia. Neste estudo, estes locais serão denominados lugares e a discussão será em torno dos espaços que a Psicologia tem ocupado na Educação no atendimento à queixa escolar e sobre como os psicólogos e psicólogas ocupam esses lugares atualmente. O lugar situa o profissional de várias maneiras – desde o espaço geográfico e físico à sua história, cultura e valores. O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o atendimento psicológico a partir dos lugares para onde são encaminhados alunos e alunas com queixas escolares na cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso Além disso pretende, também, investigar, a partir de uma perspectiva crítica em Psicologia, como a cultura do lócus de atuação contribui para a prática desenvolvida; analisar os meios de intervenção psicológica no atendimento as demandas educacionais; caracterizar a atuação dos profissionais no que se refere a instrumentos utilizados, hipóteses e dificuldades. Trata- se de uma pesquisa qualitativa em que participaram nove profissionais de diferentes lugares de atuação da cidade de Cuiabá. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. A análise foi feita por meio de eixos temáticos com categorias definidas a partir do conteúdo das entrevistas sob orientação de referencial crítico em Psicologia e que considera as questões históricas e a política atual. Como resultados temos práticas psicológicas que, de diferentes lugares e com diferentes objetivos, respondem a uma psicologia universal e abstrata. No caso dos serviços públicos, para além do objeto do serviço em que os profissionais estão inseridos – os lugares -, são desafiados a atender queixas numa rede fragilizada, com falta de profissionais e ultrapassando os limites de sua atuação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Educação (IE) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | . | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Antunes, Mitsuko Aparecida Makino | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1548595071478367 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2019_Dayane Aparecida do Nascimento Cardoso.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.