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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCardoso, Dayane Aparecida do Nascimento-
dc.date.accessioned2021-10-07T12:28:42Z-
dc.date.available2019-08-05-
dc.date.available2021-10-07T12:28:42Z-
dc.date.issued2019-05-02-
dc.identifier.citationCARDOSO, Dayane Aparecida do Nascimento. Psicólogo na educação ou educação na psicologia?: lugares de atuação de psicólogos e psicólogas em demandas educacionais na cidade de Cuiabá, Mato Grosso. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3090-
dc.description.abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-10-07T03:49:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Dayane Aparecida do Nascimento Cardoso.pdf: 1062325 bytes, checksum: 2ccfad24320d824805fb65cc2a789b8f (MD5)en
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dc.description.sponsorshipFAPEMATpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePsicólogo na educação ou educação na psicologia? : lugares de atuação de psicólogos e psicólogas em demandas educacionais na cidade de Cuiabá, Mato Grossopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPsicologia escolarpt_BR
dc.subject.keywordQueixa escolarpt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.subject.keywordAtendimento à queixa escolarpt_BR
dc.contributor.advisor1Cotrin, Jane Teresinha Domingues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021875905915615pt_BR
dc.contributor.referee1Cotrin, Jane Teresinha Domingues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2021875905915615pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Daniela Barros da Silva Freire-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5846054833569905pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2878466936272183pt_BR
dc.description.resumoAo longo do tempo, a Psicologia foi se estabelecendo enquanto campo de pesquisa e prática profissional, ocupando lugares em diversas áreas de conhecimento e, no Brasil, foi se consolidando, historicamente, a partir de estudos e práticas em áreas como a Educação, principalmente por conta do mesmo objeto de interesse: a aprendizagem e o desenvolvimento humano. Considerando o histórico da Psicologia no Brasil e sua larga inserção na área educacional, este estudo versa sobre o atendimento às demandas escolares, feito em diferentes locais que não somente a escola, por profissionais da Psicologia. Neste estudo, estes locais serão denominados lugares e a discussão será em torno dos espaços que a Psicologia tem ocupado na Educação no atendimento à queixa escolar e sobre como os psicólogos e psicólogas ocupam esses lugares atualmente. O lugar situa o profissional de várias maneiras – desde o espaço geográfico e físico à sua história, cultura e valores. O presente estudo tem como objetivo principal caracterizar o atendimento psicológico a partir dos lugares para onde são encaminhados alunos e alunas com queixas escolares na cidade de Cuiabá, estado de Mato Grosso Além disso pretende, também, investigar, a partir de uma perspectiva crítica em Psicologia, como a cultura do lócus de atuação contribui para a prática desenvolvida; analisar os meios de intervenção psicológica no atendimento as demandas educacionais; caracterizar a atuação dos profissionais no que se refere a instrumentos utilizados, hipóteses e dificuldades. Trata- se de uma pesquisa qualitativa em que participaram nove profissionais de diferentes lugares de atuação da cidade de Cuiabá. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista semiestruturada. A análise foi feita por meio de eixos temáticos com categorias definidas a partir do conteúdo das entrevistas sob orientação de referencial crítico em Psicologia e que considera as questões históricas e a política atual. Como resultados temos práticas psicológicas que, de diferentes lugares e com diferentes objetivos, respondem a uma psicologia universal e abstrata. No caso dos serviços públicos, para além do objeto do serviço em que os profissionais estão inseridos – os lugares -, são desafiados a atender queixas numa rede fragilizada, com falta de profissionais e ultrapassando os limites de sua atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.subject.keyword2.pt_BR
dc.contributor.referee3Antunes, Mitsuko Aparecida Makino-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1548595071478367pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGPsi - Dissertações de mestrado

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