Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVasquez, Maria Isabel Giraldo-
dc.date.accessioned2021-12-15T11:50:36Z-
dc.date.available2018-05-07-
dc.date.available2021-12-15T11:50:36Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.citationVASQUEZ, Maria Isabel Giraldo. Identidad y memoria colectiva en la publicidad de bebidas en Medellín, Colombia (1930-1950). 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3121-
dc.description.abstractAtravés de uma exploração histórica se pretende traçar os elementos identitários na cultura popular de consumo, correspondente aos anos 1930-1950. O caso proposto neste estudo tem como contexto a cidade de Medellín-Colômbia, um lugar que se caracterizou por permitir condições de maior desenvolvimento industrial e material na primeira metade do século XX e durante as décadas de 1930 a 1950. A publicidade de alimentos, refrigerantes e cervejas aumentou e diversificou durante estas décadas nesta cidade, permitindo também a exploração, em princípio, de novos formatos de publicidade. O objetivo da presente proposta é a compreensão dos processos sociais em relação à cultura material (análise de produto e publicidade-objeto), promovida pelo jornal El Colombiano, com o fim de compreender as noções de progresso, civilização, evolução e desenvolvimento, vistas da a partir da divulgação da publicidade como evidência do imaginário coletivo e da própria identidade da região, que, de uma perspectiva ético-política, tem se ligados valores sociais como "vigor", "diligência", "progresso", "tradição familiar" e "industrialização", todos esses valores, típicos da mentalidade industrial moderna que desde o início do século XX até a primeira metade do mesmo estavam enraizados no imaginário coletivo local. Estes valores culturais como uma representação da identidade florescem e são consolidados com o boom da indústria têxtil e particularmente de refrigerantes e cervejas na cidade de Medellín-Colômbia. Este é o contexto que nos permite gerar uma reflexão sobre a dimensão objetual e simbólica do patrimônio cultural dos centros urbanos e o que define a imagem cultural dos habitantes desta região do país: sua identidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2021-10-09T00:01:28Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Maria Isabel Giraldo Vasquez.pdf: 4783679 bytes, checksum: 0fc253438ba9048986b2041e092f38db (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2021-12-15T11:50:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Maria Isabel Giraldo Vasquez.pdf: 4783679 bytes, checksum: 0fc253438ba9048986b2041e092f38db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-12-15T11:50:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Maria Isabel Giraldo Vasquez.pdf: 4783679 bytes, checksum: 0fc253438ba9048986b2041e092f38db (MD5) Previous issue date: 2018-04-20en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIdentidad y memoria colectiva en la publicidad de bebidas en Medellín, Colombia (1930-1950)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordIdentidadpt_BR
dc.subject.keywordMemoria colectivapt_BR
dc.subject.keywordPublicidadpt_BR
dc.subject.keywordBebidaspt_BR
dc.subject.keywordMedellínpt_BR
dc.contributor.advisor1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Ana Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3982340840178047pt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Maristela-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8461204091007488pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8504556504908856pt_BR
dc.description.resumoA través de una exploración histórica se pretende rastrear los elementos de identidad en la cultura popular de consumo correspondiente a los años 1930-1950: El caso propuesto en este estudio tiene como contexto la ciudad de Medellín-Colombia, un lugar que se caracterizó por permitir condiciones de mayor desarrollo Industrial y material en la primera mitad del siglo XX y durante las décadas de 1930 a 1950 : la publicidad de los productos alimenticios, bebidas refrescantes y cervezas tiene un particular aumento y diversificación durante estas décadas en esta ciudad, permitiendo también explorar, en principio, nuevos formatos de publicidad. El objetivo de la presente propuesta es la comprensión de los procesos sociales en relación a la cultura material (análisis de producto y objeto-publicidad), promocionada en el periódico El Colombiano a fin de comprender nociones de progreso, civilización, evolución y desarrollo visto a partir de la divulgación de publicidad como evidencia del imaginario Colectiva y de la identidad propia de la región, que desde una perspectiva ético-política se ha afiliado valores sociales como "pujanza", "laboriosidad", "progreso", "tradición familiar" e "industrialización", todos estos valores propios de la mentalidad moderna industrial que desde principios de siglo XX hasta la primera mitad del mismo se radicaron en el imaginario colectivo local y nacional. Estos valores culturales, como representación de identidad florecen y se consolidan con el auge de la industria textil y particularmente de bebidas refrescantes y cervezas en la ciudad de Medellín-Colombia. Este, se constituye el contexto que permite generar una reflexión bajo la dimensión objetual y simbólica del patrimonio cultural de los centros urbanos y lo que define la imagen cultural de los habitantes de esta región del país: su identidad.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2Identidadept_BR
dc.subject.keyword2Memória coletivapt_BR
dc.subject.keyword2Publicidadept_BR
dc.subject.keyword2Bebidaspt_BR
dc.subject.keyword2Medellínpt_BR
dc.contributor.referee3Macena, Fabiana Francisca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4587655498577460pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IGHD - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Maria Isabel Giraldo Vasquez.pdf4.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.