Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Flávia Bento-
dc.date.accessioned2022-01-04T16:07:39Z-
dc.date.available2019-06-17-
dc.date.available2022-01-04T16:07:39Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.identifier.citationFARIAS, Flávia Bento. Ciclos de formação: desafios, limites e possibilidades na superação do fracasso escolar. 2019. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3145-
dc.description.abstractThis research seeks to comprehend how the educational policy composed of formation cycles (as theorized and developed) is getting implemented in practice by investigating its challenges, limits and possibilities and also its contribution to the efforts undertaken in regards to improving Public School performance in the city of Rondonópolis/MT. Moreover, the research seeks to comprehend the formation cycles educational policy via observation, interviews with teachers and reflections on the subject. With that in mind, the research also seeks to evaluate the effectiveness of the legally available resources and instruments aimed at pedagogical accompaniment and their aplicability on a given school's routine. Lastly, it also seeks to reflect, according to critical theory, the implications of formation cycles in overcoming school failure coupled with the possibility of an education against barbarism. In regards to method, it's a research of qualitative strategy that uses semi-rigid interviews as a tool for collecting data. This study was developed in José Antônio da Silva's City School, located in Rondonópolis/MT. The collected data was analized in accordance to Theodor W. Adorno's critical theory. The studies about school failure and formation cycles are based around the works on Education and School Psychology. As for the results gathered, it's possible to perceive several contradictions around the cycles policy and it was possible to understand its potentiality to face off against school failure, even if most of its challenges lies beyond school walls. We hope, based off the elements analyzed, that this research contributes to a reflection about educational policies in the city of Rondonópolis/MT.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-11-10T20:49:56Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Flávia Bento Farias.pdf: 1354821 bytes, checksum: 58724109f1726f9336df5a5143eeedd1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-01-04T16:07:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Flávia Bento Farias.pdf: 1354821 bytes, checksum: 58724109f1726f9336df5a5143eeedd1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-04T16:07:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Flávia Bento Farias.pdf: 1354821 bytes, checksum: 58724109f1726f9336df5a5143eeedd1 (MD5) Previous issue date: 2019-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCiclos de formação : desafios, limites e possibilidades na superação do fracasso escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordResistênciapt_BR
dc.subject.keywordFracasso escolarpt_BR
dc.subject.keywordCiclos de formaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeoria críticapt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Nivaldo Alexandre de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697583593525598pt_BR
dc.contributor.referee1Freitas, Nivaldo Alexandre de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7697583593525598pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Érika Virgílio Rodrigues da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1583175347126296pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3582667694880792pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa buscou compreender de que maneira a política educacional e escolar dos ciclos de formação, conforme foi teorizada e construída, está se efetivando na prática, de modo a investigar seus desafios, seus limites e suas possibilidades, e como ela contribui para a superação do fracasso escolar na escola pública de Rondonópolis/MT. De forma mais específica, a pesquisa pretendeu conhecer a política educacional de ciclos por meio de observações e entrevistas com professores e objetivou refletir sobre ela. A partir disso, buscou analisar a eficácia dos instrumentos e dos recursos disponibilizados nas legislações vigentes para o acompanhamento pedagógico e a sua aplicabilidade no dia a dia da escola. E, por fim, almejou refletir, à luz da teoria crítica, as implicações dos ciclos de formação na superação do fracasso escolar e as possibilidades de uma educação contra a barbárie. Quanto ao método, trata-se de uma pesquisa de estratégia qualitativa, que utilizou a entrevista semidirigida como instrumento de coleta de dados. Este estudo foi realizado na escola Municipal José Antônio da Silva em Rondonópolis/MT. Os dados coletados foram analisados tendo como referência a teoria crítica de Theodor W. Adorno. Os estudos sobre o fracasso escolar e sobre os ciclos de formação estão amparados nas obras de autores da Educação e da Psicologia Escolar. Quanto aos resultados obtidos, percebem-se várias contradições na compreensão em torno da política de ciclos, bem como sua finalidade e foi possível entender sua potencialidade na construção de uma escola pública democrática disposta a enfrentar o fracasso escolar apesar de suas limitações. Ficou evidente que muitos ainda são os obstáculos para o seu sucesso e eles se situam para além dos muros da escola. Espera-se, a partir dos elementos analisados, que esta pesquisa contribua para a reflexão a respeito da política educacional adotada no município de Rondonópolis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Resistencept_BR
dc.subject.keyword2School failurept_BR
dc.subject.keyword2Formation cyclespt_BR
dc.subject.keyword2Critical theorypt_BR
dc.contributor.referee3Barros, Carlos Cesar-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0665307057953572pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Flávia Bento Farias.pdf1.32 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.