Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3153
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Gracielly Soares-
dc.date.accessioned2022-01-17T19:11:06Z-
dc.date.available2019-03-22-
dc.date.available2022-01-17T19:11:06Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.citationGOMES, Gracielly Soares. Crianças e mídias digitais: cultura e conhecimento. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3153-
dc.description.abstractDigital media compose several dimensions of contemporary life and integrates the play culture built by the children of this generation characterized by the simultaneity of media actions in the performance of their school and non-school activities. Education has a challenge in this relationship when considering these media practices that are opposed to school teaching objectives and methods. It is proposed to identify and understand how the practices and modes of digital media use among students in the 6th and 7th year of primary education are interactive and creative in the sense of valuing school learning and knowledge. Through a theoretical discussion and the use of qualitative methodology, two public and one private schools were located in Cuiabá, Mato Grosso, classroom observation, interviews with teachers and coordinators, and the application of semi-structured questionnaires and formation of Discussion Groups with students. The study sought to know the students' preferences for creativity, playfulness and the use of digital media in the school space and in moments of socialization outside of school; as well as teachers' positions in this regard. They were identified the practices of these students in the use of digital media, the dynamics experienced in the classroom, the presence and absence of digital media, and the justifications of students and teachers regarding the use of these tools in the school environment. It is concluded that digital media are still regulated in the school space, and the use is made as an aid to the teaching process, in order to make classes less dull.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-11-30T20:54:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Gracielly Soares Gomes.pdf: 1144859 bytes, checksum: db9a7633eb88f9bf8883b5ff223303fa (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-01-17T19:11:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Gracielly Soares Gomes.pdf: 1144859 bytes, checksum: db9a7633eb88f9bf8883b5ff223303fa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-17T19:11:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Gracielly Soares Gomes.pdf: 1144859 bytes, checksum: db9a7633eb88f9bf8883b5ff223303fa (MD5) Previous issue date: 2019-02-27en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleCrianças e mídias digitais : cultura e conhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMídias digitaispt_BR
dc.subject.keywordCultura lúdicapt_BR
dc.subject.keywordCriatividadept_BR
dc.subject.keywordInfânciapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Benedito Dielcio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2398425538697885pt_BR
dc.contributor.referee2Mattos, Aclyse de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2249143507808968pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0923708395985842pt_BR
dc.description.resumoAs mídias digitais compõem várias dimensões da vida contemporânea e integra a cultura lúdica construída pelas crianças dessa geração caracterizada pela simultaneidade de ações midiáticas na realização de suas atividades escolares e não escolares. A educação tem nessa relação um desafio ao considerar essas práticas midiáticas opostas aos objetivos e métodos de ensino escolares. Propõe-se a identificar e compreender como as práticas e modos de uso das mídias digitais entre os alunos do 6o ano e 7o ano do Ensino Fundamental configuram-se como interativos e criativos no sentido de valorização do aprendizado escolar e do conhecimento. Por meio de uma discussão teórica e com o uso de metodologia qualitativa, procedeu-se em duas escolas, uma pública e outra privada, localizadas em Cuiabá, Mato Grosso, observação em sala de aula, entrevistas com professores e coordenadores, aplicação de questionários semiestruturados e formação de Grupos de Discussões com os alunos. O estudo buscou conhecer as preferências dos alunos quanto à criatividade, ludicidade e ao uso das mídias digitais no espaço escolar e em momentos de socialização fora da escola; bem como posicionamentos dos professores nesse aspecto. Foram identificadas as práticas desses alunos no uso das mídias digitais, a dinâmica vivenciada em sala de aula, na presença e na ausência das mídias digitais, e as justificativas de alunos e professores quanto ao uso dessas ferramentas no ambiente escolar. Conclui-se que as mídias digitais ainda são reguladas no espaço escolar, e o uso é feito como recurso auxiliar ao processo de ensino, com o objetivo de tornar as aulas menos maçantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Digital mediapt_BR
dc.subject.keyword2Ludic culturept_BR
dc.subject.keyword2Creativitypt_BR
dc.subject.keyword2Childhoodpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.contributor.referee3Jesus, Naine Terena de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166774663920965pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Gracielly Soares Gomes.pdf1.12 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.