Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVictorino, Elka Moura-
dc.date.accessioned2022-02-07T18:59:23Z-
dc.date.available2021-03-23-
dc.date.available2022-02-07T18:59:23Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.citationVICTORINO, Elka Moura. Do cárcere à cena: corpos atravessados na dança performativa Para Menores. 2019. 161 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3169-
dc.description.abstractIs it possible to construct a poetic dance / performance from the encounter between a ballerina's body and the bodies of imprisoned youth? Considering that the body, in contemporary dance and performance is the place where actions are engendered for the scene, this study discusses the issues that involved the performative dance creation process. Reflects on the memories of a conflict experience as a dance teacher at the Cuiabá Socio-Educational Center (CASE-MT), which triggered the process of creating the scenic event and writing. Cartography as thought by Deleuze and Guattari and expanded by Sueli Rolnik was adopted as a methodological resource, as it is closer to contemporary artistic poetics. Reality and fiction, art and life, theory and practice intertwinedwith each other. Theorists like Michel Foucault, docile bodies; José Gil, paradoxical body; Larrosa, experience; Doubrovsy, self-fiction and Halbwachs, memory supported the construction of a map of perceptions, movements, scenes gestures, intensities of the record of this work. After traversing countless paths to the spelling of text and dance, it is clear that a poetics in contemporary dance can be built from the memories of a relationship of affection between bodies that, at the same time, were strangely recognized and recognized within each other. a system called "socioeducation".pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-02-07T14:53:22Z No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Elka Moura Victorino.pdf: 2236058 bytes, checksum: efd7cb1ae00fb69e89f30cbf1ab78ab4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-02-07T18:59:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Elka Moura Victorino.pdf: 2236058 bytes, checksum: efd7cb1ae00fb69e89f30cbf1ab78ab4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-02-07T18:59:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2019_Elka Moura Victorino.pdf: 2236058 bytes, checksum: efd7cb1ae00fb69e89f30cbf1ab78ab4 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo cárcere à cena : corpos atravessados na dança performativa Para Menorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDança performativapt_BR
dc.subject.keywordCorpopt_BR
dc.subject.keywordAutoficçãopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPara Menorespt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Maria Thereza de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8345268053922687pt_BR
dc.contributor.referee2Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697447223916653pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9124545311842922pt_BR
dc.description.resumoÉ possível criar uma poética em dança/performance a partir do encontro entre um corpo de bailarina e os corpos de jovens encarcerados? Tendo em vista que o corpo, na dança contemporânea e na performance é o lugar de engendramento das ações para a cena, este estudo discute as questões que envolveram o processo de criação dança performativa Para Menores. Faz uma reflexão sobre as memórias de uma experiência de conflitos na condição de professora de dança no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (CASE-MT), que disparou o processo de criação do evento cênico e desta escrita. A cartografia como pensada por Deleuze e Guattari e ampliada por Sueli Rolnik foi adotada como recurso metodológico, por estar mais próximo das poéticas artísticas contemporâneas. Realidade e ficção, arte e vida, teoria e prática imbricadas umas nas outras. Teóricos como Michel Foucault, corpos dóceis; José Gil, corpo paradoxal; Larrosa, experiência; Doubrovsy, autoficção e Halbwachs, memória apoiaram na construção de um mapa de percepções, movimentos, gestos cenas, intensidades do registro deste trabalho. Após percorrer inúmeros trajetos para a grafia do texto e da dança, percebe-se que uma poética em dança contemporânea pode ser construída a partir das memórias de uma relação de afectos entre corpos que, ao mesmo tempo se estranharam e se reconheceram, dentro de um sistema chamado de "socioeducação".pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Performative dancept_BR
dc.subject.keyword2Bodypt_BR
dc.subject.keyword2Autofictionpt_BR
dc.subject.keyword2Socioeducationpt_BR
dc.subject.keyword2Para Menorespt_BR
dc.contributor.referee3Grando, Beleni Salete-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2322323427528838pt_BR
dc.contributor.referee4Leal, Mara Lucia-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9710632359254853pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Erika Carolina Cunha Rizza de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9043452286622557pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2019_Elka Moura Victorino.pdf2.18 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.