Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3171
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Morais, André Francisco Sontak de | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-08T15:50:01Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23 | - |
dc.date.available | 2022-02-08T15:50:01Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-09 | - |
dc.identifier.citation | MORAIS, André Francisco Sontak de. Boé: corpos-lugar na criação de teatralidades sobre a morte. 2020. 89 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3171 | - |
dc.description.abstract | The body in the relashionship with the place where lives as a trigger of collective dramaturgies is the question raised for observing the Group Teatro Faces of Primavera do Leste – MT in the construction of the poetics of the scenic process Boé (2014). The work that appears with the contact with the funerary ritual Boe Bororo, that uses the death and its instigations as a driving force in the theatrical scene construction, continuing with the scenic search of the Group Teatro Faces of theatricalities about death. The concept of cartography, the same introduced by Gilles Deleuze and Félix Guattari in A Thousand Plateaus, which was later expanded by Suely Rolnik, it is used as a methodological resource, for being an investigation method close to the inherent procedural character in contemporary artistic poetics. Theorists like Stela Fischer, collaborative process, Josette Féral, performative theater, Sylvia Novaes, funerary ritual Boe Bororo, guide the construction of the writing of this work. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-02-08T15:08:33Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Francisco Sontak de Morais.pdf: 3585678 bytes, checksum: 9abfbf9569e353dbdfa18214249c16e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-02-08T15:50:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Francisco Sontak de Morais.pdf: 3585678 bytes, checksum: 9abfbf9569e353dbdfa18214249c16e2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-08T15:50:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_André Francisco Sontak de Morais.pdf: 3585678 bytes, checksum: 9abfbf9569e353dbdfa18214249c16e2 (MD5) Previous issue date: 2020-10-09 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Boé : corpos-lugar na criação de teatralidades sobre a morte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo cênico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corpo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lugar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Morte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Boé | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8345268053922687 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Soares, Teresinha Rodrigues Prada | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500175848640333 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5443952929788315 | pt_BR |
dc.description.resumo | O corpo na relação com o lugar onde se vive como disparador de dramaturgias coletivas é a questão levantada para observar o Grupo Teatro Faces de Primavera do Leste – MT na construção da poética do processo cênico Boé (2014). O trabalho, que surge no contato com o ritual funerário Boe-Bororo, se utiliza da morte e seus desencadeamentos como força motriz para a construção da cena teatral, prosseguindo com a pesquisa cênica do Grupo Teatro Faces de teatralidades sobre a morte. O conceito de cartografia, o mesmo apresentado por Gilles Deleuze e Félix Guattari em Mil Platôs, que mais tarde foi ampliado por Suely Rolnik, é usado como recurso metodológico, por ser um método de investigação próximo do caráter processual inerente as poéticas artísticas contemporâneas.Teóricos como Stela Fischer, processo colaborativo, Josette Féral, teatro performativo, Sylvia Novaes, ritual funerário Boe Bororo, guiam a construção da escrita deste trabalho. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Theater | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Scenic process | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Body | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Place | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Death | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Boé | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Concilio, Vicente | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/3283711708471437 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_André Francisco Sontak de Morais.pdf | 3.5 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.