Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/317
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorArruda, Rosana Fátima de-
dc.date.accessioned2017-05-29T11:58:05Z-
dc.date.available2014-07-09-
dc.date.available2017-05-29T11:58:05Z-
dc.date.issued2014-05-20-
dc.identifier.citationARRUDA, Rosana Fátima de. Motivação e educação para as relações étnico-raciais: paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MT. 2014. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/317-
dc.description.abstractThis research was focused analysis of teacher motivation to undertake actions in favor of a anti-racist education in the context of public school, in order to understand the reasons why teachers undertake teaching practices for education for ethnic-racial relations and include in teaching projects content of History and Afro-Brazilian Culture and African. The obligation of African history content and contributions of african-Brazilian population in the Brazilian curriculum gave in 2003, after struggles and demands, however, its implementation happens gradually conforme o progress of curricular policies. For the study, realizamos discussões about public policy, especially regarding the implementation of law n.10.639 / 03. The approach used by the research was qualitative, and the data collection instruments were due to observation, analysis of educational documents, questionnaire, which aimed to raise the profile of school teachers, as well as interviews. The information analyzed indicate that the school has elements that indicate that their teachers develop practice in line with the requirements of Law no. 10.639 / 03 and its Guidelines, however, the evidence does not indicate in a single motivation that comes from the subjective or the external field and leading teachers to implement the Law n.10.639 / 03. There are indeed in the school context, a field of possibilities negotiated whichis and, from there, elected objectives and goals of a project to converge trabalho capaz collective interests and individuais promotores of actions that lead to motivated behavior for the education of ethnic-racial relations .pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-05-26T20:13:58Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Rosana Fátima de Arruda.pdf: 1423580 bytes, checksum: 253ff88f6e5e3dd27797f9f4bd75f37e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-05-29T11:58:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Rosana Fátima de Arruda.pdf: 1423580 bytes, checksum: 253ff88f6e5e3dd27797f9f4bd75f37e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-29T11:58:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Rosana Fátima de Arruda.pdf: 1423580 bytes, checksum: 253ff88f6e5e3dd27797f9f4bd75f37e (MD5) Previous issue date: 2014-05-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMotivação e educação para as relações étnico-raciais : paradigmas e desafios em uma escola de Cuiabá-MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordLei n. 10.639/03pt_BR
dc.subject.keywordRelações étnico-raciaispt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.contributor.referee2Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7245644476662333pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objeto a análise da motivação docente em empreender ações em prol de uma educação antirracista no contexto da escola pública, com o objetivo de compreender os motivos porquê professores empreendem práticas pedagógicas em prol da educação para as relações étnico-raciais e incluem em seus projetos pedagógicos conteúdos de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A obrigatoriedade de conteúdos de história da África e as contribuições da população afro-brasileira no currículo brasileiro se deram no ano de 2003, após lutas e reivindicações, contudo, sua implementação acontece aos poucos, conformeo andamento das políticas públicas curriculares. Para o estudo, realizamos discussões acerca das políticas públicas, particularmente no que diz respeito à implementação da Lei n.10.639/03. A abordagem utilizada pela pesquisa foi qualitativa, e os instrumentos de coleta de dados se deram por observação, análise de documentos pedagógicos, questionário, que objetivaram levantar o perfil dos professores da escola, e também entrevistas. As informações analisadas sinalizam que a escola tem elementos que indicam que seus professores desenvolvem prática em consonância as exigências da Lei n. 10.639/03 e suas Diretrizes, contudo, as evidências não nos indicaram uma motivação única que venha do subjetivo ou do campo externo e que levam as professoras a implementar a Lei n.10.639/03. Há, sim, no contexto escolar, um campo de possibilidades que é negociado e, a partir daí, eleitos objetivos e metas de um projeto de trabalhocapaz de convergir interesses coletivos e individuais promotores de ações que levam ao comportamento motivado para a educação das relações étnico-raciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Law n. 10.639/03pt_BR
dc.subject.keyword2Ethnic-racial relationspt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Iolanda de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0320659276314345pt_BR
dc.contributor.referee4Secchi, Darci-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7107862599307776pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Rosana Fátima de Arruda.pdf1.39 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.