Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3187
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pavan, Fernanda Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-14T20:01:59Z | - |
dc.date.available | 2020-12-10 | - |
dc.date.available | 2022-02-14T20:01:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.citation | PAVAN, Fernanda Cristina. A música de Lillian Fuchs para viola de arco no enfrentamento de hegemonias. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3187 | - |
dc.description.abstract | The domain of Cultural Studies approaches artistic manifestations in connection with the society where those arise from. Music is one of the founding elements of culture, and therefore it can be said that society is affected by music in its production of sense and meanings. Lilian Fuchs (1902 1995) was a musician, violist, interpret, teacher and composer, she faced two hegemo nic realities in he r work: the hegemony of the violin instrument that gained focus because of its high and bright pitch, that gave away the cultural impression that the viola was a second level instrument, and the hegemony of men as for the social invisibility that her wor k received in an acting space that still doesn't acknowledges thoroughly the production of women like Fuchs. From the deep dive into the life and work of Lilian Fuchs, with emphasis on the language of her compositions for viola in the XXth century and the exemplification drawn from her three didactic study books, this paper intends to build further knowledge into how the artist transferred to her work the necessities of the musical acting and sociocultural environments, besides the goal of disseminating and acknowledging the contribution of her work to the literature of viola modern pedagogy which justifies finally the academic and social relevance of this research. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-02-10T21:13:29Z No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Fernanda Cristina Pavan.pdf: 7696642 bytes, checksum: 6ba00e86495c0d0f108706a9219a2462 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-02-14T20:01:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Fernanda Cristina Pavan.pdf: 7696642 bytes, checksum: 6ba00e86495c0d0f108706a9219a2462 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-02-14T20:01:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2020_Fernanda Cristina Pavan.pdf: 7696642 bytes, checksum: 6ba00e86495c0d0f108706a9219a2462 (MD5) Previous issue date: 2020-12-07 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A música de Lillian Fuchs para viola de arco no enfrentamento de hegemonias | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudos culturais e música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lillian Fuchs | pt_BR |
dc.subject.keyword | Viola de arco | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros de estudos didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres compositoras | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Teresinha Rodrigues Prada | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500175848640333 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Teresinha Rodrigues Prada | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5500175848640333 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Rita de Cássia Domingues dos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1183331916028444 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5396348202020273 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os Estudos Culturais abordam as manifestações artísticas em conexão com a sociedade da qual estas surgem. A música é um dos elementos formadores da cultura, e diante disso podemos refletir sobre como a sociedade é afetada por ela na produção de sentidos e significados. Lillian Fuchs (19 02 1995), musicista, violista, intérprete, professora e compositora, enfrentou duas hegemonias durante sua atuação: a hegemonia do violino instrumento que foi destacado por seu timbre mais agudo e brilhante, dando a impressão cultural de que a viola de a rco ficava em segundo plano e a hegemonia do homem por conta da invisibilidade social de sua obra num escopo de atuação que ainda não reconhece de maneira ideal a produção de mulheres como Fuchs. A partir do aprofundamento sobre a vida e obra de Lillian Fuchs, com foco na linguagem de suas composições para viola de arco no século XX e exemplificação a partir de seus três livros de estudo s didáticos , pretendemos entender mais profundamente como a artista transferiu para sua obra as necessidades de seu contexto de atuação musical e sociocultural, além da divulgação e reconhecimento da contribuição de suas obras para a literatura da pedagogia moderna da viola, justificando a relevância acadêmica e social desta pesquisa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Cultural studies and music | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Lillian Fuchs | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Viola | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic study books | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Women composers | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Kubala, Ricardo Lobo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/6383460526446942 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2020_Fernanda Cristina Pavan.pdf | 7.52 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.