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http://ri.ufmt.br/handle/1/3191
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Ciclovias e ciclofaixas em Cuiabá e Várzea Grande : representação visual, tensões culturais e perspectivas na comunicação |
Autor(es): | Brandão, Maria Luiza Queiroz |
Orientador(a): | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Gushiken, Yuji |
Membro da Banca: | Siqueira, Aline Wendpap Nunes de |
Membro da Banca: | Lima, Maria Érica de Oliveira |
Resumo : | A pesquisa buscou identificar as ciclovias e ciclofaixas construídas nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso, considerando as características da estrutura viária de um aglomerado urbano com origem no século XVIII. A construção de ciclovias e ciclofaixas apresentam tensões culturais relacionadas ao trânsito hegemonicamente dominado pelos automóveis, e também as perspectivas comunicacionais, sobre modos de representar e pensar a presença de ciclistas no confuso cotidiano das cidades. Um grande problema é que as ciclovias nem sempre são construídas com qualidade, segura e de forma integrada entre si e com transporte público. Muitas vezes são desconectadas das áreas de consumo, trabalho, educação, lazer e bens de serviços. Na Grande Cuiabá, local desta pesquisa, a cultura da bicicleta ainda resiste. A questão central foi analisar se o sistema de rede ciclovias e ciclofaixas é representado como espaço público comunicacional. Os objetivos específicos delimitados foram: a) mapear as ciclovias e ciclofaixas; b) apresentar uma tipologia conceitual de acordos com as normas brasileiras; c) registrar os principais problemas de comunicação (sinalização) e as questões culturais (conflitos entre ciclistas e outros sujeitos do trânsito: motoristas e pedestres, principalmente). Em instância técnica buscamos desenvolver representações de ciclovias e ciclofaixas em dois modos descritivos: representações gráficas, tendo como base informativa mapas oficiais dos municípios, e registros fotográficos visando produzir um conjunto de imagens sobre condições estruturais e funcionais das ciclovias e ciclofaixas. Em instância metodológica, parte-se do modelo teórico da comunicação como cultura em uma pesquisa qualitativa e descritiva com base em observação a campo. As ciclovias quando implantadas ganham destaque e contornos convidativos para prática ciclística os quais quando permitidos os pedestres se permitem a usufruir destes espaços compartilhados. As práticas sociais emergentes também são abordadas, dialogando no campo da comunicação e cultura. |
Resumo em lingua estrangeira: | The research search for identifies the bike lanes and bike lanes built in the municipalities of Cuiabá and Várzea Grande, in Mato Grosso, considering the characteristics of the road structure of an urban agglomerate originating in the 18th century. The construction of bike lanes and bike lanes presents cultural tensions related to traffic, which is dominated by automobiles, and also communication perspectives, about ways of representing and thinking about the presence of cyclists in the confusing daily life of cities. A major problem is that bike paths are not always built with quality, safety, and in an integrated way with each other and with public transport. They are often disconnected from the areas of consumption, work, education, leisure, and service goods. In Greater Cuiabá, the site of this research, the culture of bicycles still resists. The central question was to analyze whether the network system of bike lanes and bike lanes is represented as a public communicational space. The specific objectives defined were: a) to map the bike lanes and bike lanes; b) present a conceptual typology, according to Brazilian standards; c) register the main communication problems (signaling) and cultural issues (conflicts between cyclists and other traffic subjects: mainly drivers and pedestrians). In a technical instance, we seek to develop representations of bike lanes and bike lanes in two descriptive modes: graphic representations, based on information for official maps of the municipalities, and photographic records, aiming to produce a set of images about structural and functional conditions of bike lanes and bike lanes. In a methodological instance, it starts from the theoretical model of communication as culture in a qualitative and descriptive research, based on field observation. The bike lanes, when implanted, gain prominence and inviting contours for cycling practice, which, when allowed, pedestrians are allowed to enjoy these shared spaces. Emerging social practices are also addressed, dialogue in the field of communication and culture. |
Palavra-chave: | Ciclovia Ciclofaixa Cultura Comunicação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Bicycle path Cycle track Culture Communication |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | BRANDÃO, Maria Luiza Queiroz. Ciclovias e ciclofaixas em Cuiabá e Várzea Grande: representação visual, tensões culturais e perspectivas na comunicação. 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3191 |
Data defesa documento: | 24-Mar-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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