Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Natália Araujo Souza-
dc.date.accessioned2022-03-04T17:16:13Z-
dc.date.available2018-07-30-
dc.date.available2022-03-04T17:16:13Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.identifier.citationNEVES, Natália Araujo Souza. O programa de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Rondonópolis: um estudo de caso na perspectiva da aprendizagem dialógica. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3207-
dc.description.abstractThis case study presents research done about PPGEdu, UFMT, and CUR. This study is linked to the research group, Public Educational Policies, whose main objective is to analyze the design and conception of the Technical-Administrative Servants staff members, regarding the training courses offered by UFMT. The following research question was asked: what is the perception of the Technical-Administrative staff working at UFMT/CUR about the courses offered by the training program of this institution? This research was inspired by the Theory of Communicative Action. It is a communicative case study, with six Technical-Administrative Servants working in Education at UFMT. The following topics are addressed: public administration, competent management, knowledge management, corporate education and dialogic learning. The analysis of the data was based on both the In-depth communicative interviews and the communicative discussion group. The Communicative Research methodology was used to interpret the data resulting in a synthesis the exclusion and transforming dimensions. The information gathered from the research reveals that the servers have many ideas that can contribute to the Training Program and that Dialogic Learning can bring relevant improvements to Corporate Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-03-04T14:46:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf: 1490202 bytes, checksum: b24197dbae003ff1c0ce7b859deddf28 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-03-04T17:16:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf: 1490202 bytes, checksum: b24197dbae003ff1c0ce7b859deddf28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-04T17:16:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf: 1490202 bytes, checksum: b24197dbae003ff1c0ce7b859deddf28 (MD5) Previous issue date: 2018-07-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO programa de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Rondonópolis : um estudo de caso na perspectiva da aprendizagem dialógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordTécnico-administrativo em educaçãopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem dialógicapt_BR
dc.subject.keywordEducação corporativapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Eglen Silvia Pipi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Eglen Silvia Pipi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3996413567500385pt_BR
dc.contributor.referee2Garske, Lindalva Maria Novaes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703129875647473pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424914541848727pt_BR
dc.description.resumoEste estudo de caso apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PPGEdu/UFMT/CUR, vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, que tem como objetivo principal analisar a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação sobre os cursos de capacitação ofertados pela UFMT e possui a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT/CUR sobre os cursos ofertados pelo programa de capacitação desta instituição? Esta pesquisa tem como inspiração o método da Teoria da Ação Comunicativa. Trata-se de um estudo de caso comunicativo, tendo como participantes seis servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT. São aqui abordados os seguintes temas: administração pública, gestão por competência, gestão do conhecimento, educação corporativa e aprendizagem dialógica. Com relação à análise dos dados, ela foi realizada com base nas Entrevistas Comunicativas em Profundidade e no Grupo de Discussão Comunicativo. A interpretação dos dados resultou numa síntese das dimensões exclusoras e transformadoras, assim como sugere a metodologia de Investigação Comunicativa. As informações resultantes da pesquisa revelam que os servidores têm muitas ideias que podem contribuir com o Programa de Capacitação e que a Aprendizagem Dialógica pode trazer melhorias relevantes para a Educação Corporativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolispt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUR - Rondonopólispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Trainingpt_BR
dc.subject.keyword2Technical administrative in educationpt_BR
dc.subject.keyword2Dialogical learningpt_BR
dc.subject.keyword2Corporative educationpt_BR
dc.contributor.referee3Brito, Lydia Maria Pinto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486886157670655pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf1.46 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.