Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Neves, Natália Araujo Souza | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T17:16:13Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30 | - |
dc.date.available | 2022-03-04T17:16:13Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Natália Araujo Souza. O programa de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Rondonópolis: um estudo de caso na perspectiva da aprendizagem dialógica. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3207 | - |
dc.description.abstract | This case study presents research done about PPGEdu, UFMT, and CUR. This study is linked to the research group, Public Educational Policies, whose main objective is to analyze the design and conception of the Technical-Administrative Servants staff members, regarding the training courses offered by UFMT. The following research question was asked: what is the perception of the Technical-Administrative staff working at UFMT/CUR about the courses offered by the training program of this institution? This research was inspired by the Theory of Communicative Action. It is a communicative case study, with six Technical-Administrative Servants working in Education at UFMT. The following topics are addressed: public administration, competent management, knowledge management, corporate education and dialogic learning. The analysis of the data was based on both the In-depth communicative interviews and the communicative discussion group. The Communicative Research methodology was used to interpret the data resulting in a synthesis the exclusion and transforming dimensions. The information gathered from the research reveals that the servers have many ideas that can contribute to the Training Program and that Dialogic Learning can bring relevant improvements to Corporate Education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-03-04T14:46:23Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf: 1490202 bytes, checksum: b24197dbae003ff1c0ce7b859deddf28 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-03-04T17:16:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf: 1490202 bytes, checksum: b24197dbae003ff1c0ce7b859deddf28 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-04T17:16:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf: 1490202 bytes, checksum: b24197dbae003ff1c0ce7b859deddf28 (MD5) Previous issue date: 2018-07-18 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O programa de capacitação dos servidores técnico-administrativos em educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus Rondonópolis : um estudo de caso na perspectiva da aprendizagem dialógica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Técnico-administrativo em educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem dialógica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação corporativa | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3996413567500385 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Eglen Silvia Pipi | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3996413567500385 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Garske, Lindalva Maria Novaes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1703129875647473 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2424914541848727 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo de caso apresenta uma pesquisa desenvolvida no âmbito do PPGEdu/UFMT/CUR, vinculada ao Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais, que tem como objetivo principal analisar a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação sobre os cursos de capacitação ofertados pela UFMT e possui a seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT/CUR sobre os cursos ofertados pelo programa de capacitação desta instituição? Esta pesquisa tem como inspiração o método da Teoria da Ação Comunicativa. Trata-se de um estudo de caso comunicativo, tendo como participantes seis servidores Técnico-Administrativos em Educação da UFMT. São aqui abordados os seguintes temas: administração pública, gestão por competência, gestão do conhecimento, educação corporativa e aprendizagem dialógica. Com relação à análise dos dados, ela foi realizada com base nas Entrevistas Comunicativas em Profundidade e no Grupo de Discussão Comunicativo. A interpretação dos dados resultou numa síntese das dimensões exclusoras e transformadoras, assim como sugere a metodologia de Investigação Comunicativa. As informações resultantes da pesquisa revelam que os servidores têm muitas ideias que podem contribuir com o Programa de Capacitação e que a Aprendizagem Dialógica pode trazer melhorias relevantes para a Educação Corporativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUR - Rondonopólis | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Training | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Technical administrative in education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Dialogical learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Corporative education | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brito, Lydia Maria Pinto | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4486886157670655 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_ Natália Araujo Souza Neves.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.