Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSena, Nathally Almeida-
dc.date.accessioned2022-03-08T18:03:01Z-
dc.date.available2018-08-23-
dc.date.available2022-03-08T18:03:01Z-
dc.date.issued2018-06-21-
dc.identifier.citationSENA, Nathally Almeida. Já podemos rir? Novas questões em cena por meio da trajetória do Asdrúbal trouxe o trombone (1970 – 1980). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3215-
dc.description.abstractFrom the Cultural History perspective, this work aims to contribute to filling the existing gaps regarding the historical memory built between engagement and “desbunde” in the Brazilian theatrical scene. Taking as study experimental theater Asdrúbal Trouxe o Trombone: Trate-me Leão (1977); Aquela Coisa Toda (1980) and A Farra da Terra (1983) the discussions focused on experimental theater in the 1970s, as well as the institutionalized aesthetic standards, hierarchized and imposed by theatrical critics of the decade. The concept of Representation by Roger Chartier, showed itself before the survey of a problematic that helps us to think the work of art as object of analysis of historical research. The apprehension of the indications of reception and observation of theatrical critics was necessary for the understanding and exposition of the work of the group in the period, which foments and enables the debate between art and society. In this way it is a careful investigation, since the sources mentioned here have already been evaluated and hierarchized once.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-03-07T18:43:11Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf: 2117718 bytes, checksum: f1d5bd63151c240385009d8f8c6023cd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-03-08T18:03:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf: 2117718 bytes, checksum: f1d5bd63151c240385009d8f8c6023cd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-08T18:03:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf: 2117718 bytes, checksum: f1d5bd63151c240385009d8f8c6023cd (MD5) Previous issue date: 2018-06-21en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleJá podemos rir? Novas questões em cena por meio da trajetória do Asdrúbal trouxe o trombone (1970 – 1980)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAsdrúbal trouxe o trombonept_BR
dc.subject.keywordHistória do teatro brasileiropt_BR
dc.subject.keywordDitadura militarpt_BR
dc.subject.keywordEngajamentopt_BR
dc.subject.keywordDesbundept_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Thaís Leão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4604071943987756pt_BR
dc.contributor.referee2Cruz, Marcus Silva da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944714006252131pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4890627463226230pt_BR
dc.description.resumoNa perspectiva da História Cultural, este trabalho visa contribuir para o preenchimento das lacunas existentes no que diz respeito à memória histórica construída entre o engajamento e o desbunde na cena teatral brasileira. A partir da análise das obras experimentais do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, sendo elas: Trate-me Leão (1977); Aquela Coisa Toda (1980) e A Farra da Terra (1983), evidenciam-se as discussões voltadas para o teatro experimental na década de 1970, bem como os padrões estéticos institucionalizados, hierarquizados e impostos pela crítica teatral no recorte temporal proposto. Os conceitos de Representação e Recepção, de Roger Chartier, mostram-se pertinentes ante o levantamento de uma problemática que nos auxilia a pensar a obra de arte como objeto de análise da pesquisa histórica. A apreensão dos indícios de recepção e observação das críticas teatrais foram necessárias para compreensão e exposição do trabalho do grupo no período, o que fomenta e possibilita o debate entre arte e sociedade. Desta maneira, trata-se de uma averiguação cuidadosa, já que as fontes aqui referidas já foram avaliadas e hierarquizadas outrora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.subject.keyword2History of the brazilian theaterpt_BR
dc.subject.keyword2Military dictatorshippt_BR
dc.subject.keyword2Engagementpt_BR
dc.subject.keyword2Desbundept_BR
dc.contributor.referee3Saliba, Elias Thome-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2838058088397269pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf2.07 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.