Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3215
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sena, Nathally Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T18:03:01Z | - |
dc.date.available | 2018-08-23 | - |
dc.date.available | 2022-03-08T18:03:01Z | - |
dc.date.issued | 2018-06-21 | - |
dc.identifier.citation | SENA, Nathally Almeida. Já podemos rir? Novas questões em cena por meio da trajetória do Asdrúbal trouxe o trombone (1970 – 1980). 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3215 | - |
dc.description.abstract | From the Cultural History perspective, this work aims to contribute to filling the existing gaps regarding the historical memory built between engagement and “desbunde” in the Brazilian theatrical scene. Taking as study experimental theater Asdrúbal Trouxe o Trombone: Trate-me Leão (1977); Aquela Coisa Toda (1980) and A Farra da Terra (1983) the discussions focused on experimental theater in the 1970s, as well as the institutionalized aesthetic standards, hierarchized and imposed by theatrical critics of the decade. The concept of Representation by Roger Chartier, showed itself before the survey of a problematic that helps us to think the work of art as object of analysis of historical research. The apprehension of the indications of reception and observation of theatrical critics was necessary for the understanding and exposition of the work of the group in the period, which foments and enables the debate between art and society. In this way it is a careful investigation, since the sources mentioned here have already been evaluated and hierarchized once. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-03-07T18:43:11Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf: 2117718 bytes, checksum: f1d5bd63151c240385009d8f8c6023cd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-03-08T18:03:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf: 2117718 bytes, checksum: f1d5bd63151c240385009d8f8c6023cd (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-08T18:03:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf: 2117718 bytes, checksum: f1d5bd63151c240385009d8f8c6023cd (MD5) Previous issue date: 2018-06-21 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Já podemos rir? Novas questões em cena por meio da trajetória do Asdrúbal trouxe o trombone (1970 – 1980) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Asdrúbal trouxe o trombone | pt_BR |
dc.subject.keyword | História do teatro brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ditadura militar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engajamento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desbunde | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vieira, Thaís Leão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4604071943987756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vieira, Thaís Leão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4604071943987756 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cruz, Marcus Silva da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9944714006252131 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4890627463226230 | pt_BR |
dc.description.resumo | Na perspectiva da História Cultural, este trabalho visa contribuir para o preenchimento das lacunas existentes no que diz respeito à memória histórica construída entre o engajamento e o desbunde na cena teatral brasileira. A partir da análise das obras experimentais do grupo teatral Asdrúbal Trouxe o Trombone, sendo elas: Trate-me Leão (1977); Aquela Coisa Toda (1980) e A Farra da Terra (1983), evidenciam-se as discussões voltadas para o teatro experimental na década de 1970, bem como os padrões estéticos institucionalizados, hierarquizados e impostos pela crítica teatral no recorte temporal proposto. Os conceitos de Representação e Recepção, de Roger Chartier, mostram-se pertinentes ante o levantamento de uma problemática que nos auxilia a pensar a obra de arte como objeto de análise da pesquisa histórica. A apreensão dos indícios de recepção e observação das críticas teatrais foram necessárias para compreensão e exposição do trabalho do grupo no período, o que fomenta e possibilita o debate entre arte e sociedade. Desta maneira, trata-se de uma averiguação cuidadosa, já que as fontes aqui referidas já foram avaliadas e hierarquizadas outrora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | History of the brazilian theater | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Military dictatorship | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Engagement | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Desbunde | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Saliba, Elias Thome | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2838058088397269 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_Nathally Almeida Sena.pdf | 2.07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.