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http://ri.ufmt.br/handle/1/3219
Tipo documento: | Tese |
Título: | Acidentes na população infantojuvenil com alterações de funcionalidade : estudo analítico, quase experimental e metodológico |
Autor(es): | Ferreira, Jackeline Gonçalves Brito |
Orientador(a): | Martins, Christine Baccarat de Godoy |
Coorientador: | França, Ana Paula dos Santos Jesus Marques |
Membro da Banca: | Martins, Christine Baccarat de Godoy |
Membro da Banca: | França, Ana Paula dos Santos Jesus Marques |
Membro da Banca: | Souza, Solange Pires Salomé de |
Membro da Banca: | Bernardino, Fabiane Blanco Silva |
Membro da Banca: | Figueiredo, Maria do Céu Aguiar Barbieri de |
Resumo : | Acidentes são considerados um problema de saúde pública entre a população infantojuvenil devido as inúmeras consequências para as vítimas, família e sociedade. Entre os diferentes fatores associados à ocorrência desses eventos, a funcionalidade está diretamente relacionada aos fatores de risco, tornando-se essencial conhecer a realidade desses eventos na população infantojuvenil com alterações de funcionalidade de Cuiabá-MT. OBJETIVO: Analisar a prevalência, os fatores associados e a efetividade de intervenção educativa frente à ocorrência de acidentes na população infantojuvenil com alterações de funcionalidade, matriculada em instituições de atendimento educacional especializado, de Cuiabá-MT. MÉTODO: O estudo concretizou-se em três desenhos: analítico; quase experimental e metodológico. Quanto ao primeiro, a população de estudo constituiu-se de crianças, adolescentes e jovens (0-24 anos) com alterações de funcionalidade, matriculadas nas escolas de atendimento educacional especializado de Cuiabá-MT, durante o ano de 2017. O instrumento de coleta de dados foi construído e validado pelas pesquisadoras, denominado Inquérito sobre Acidentes na população infantojuvenil com alterações de funcionalidade (IACID-IJ). Para análise estatística foi utilizado o Programa estatístico Software Statistical Package for the Social Sciences (SPSP). Utilizou-se estatísticas descritivas, inferências e o modelo de regressão múltipla de Poisson com variância robusta, método stepwise forward. A segunda etapa constituiu-se de um estudo quase experimental do tipo antes e depois com grupo único de comparação realizado com os profissionais que atuam nas escolas de atendimento educacional especializado de Cuiabá-MT e região. O teste não paramétrico de McNemar foi utilizado para avaliar o efeito da intervenção educativa no conhecimento sobre primeiros socorros. Quanto ao estudo metodológico, foi realizada adaptação transcultural do questionário IACID-IJ para a realidade portuguesa e constituiu-se da proposta de atividades desenvolvidas durante o doutorado sanduíche em Porto (Portugal). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética do Hospital Universitário Júlio Muller, sob nº 1.689.650 e pelo Comitê de Ética da Escola Superior de Enfermagem do Porto. RESULTADOS: Foram entrevistados 318 pais/responsáveis e a prevalência de acidentes foi de 52,20% (IC 95%: 46,71; 57,69) entre a população infantojuvenil com alterações de funcionalidade. A maior parte da população apresentava alterações múltiplas (43,08%) e intelectual (41,51%). Quedas foi o acidente mais prevalente (63,25%). O modelo múltiplo final (p<0,001) foi ajustado segundo o sexo e a alteração de funcionalidade da vítima. As variáveis que se associaram ao desfecho foram: Não acreditar que o acidente é um evento que pode ser evitado; idade menor de 12 anos, presença de pisos desnivelados/escorregadios; utilizar aparelho elétrico sem plug; responsável principal com depressão/sofrimento psíquico; utilizar o fogão sem a supervisão de um adulto e não ter animais domésticos em casa. Quanto a intervenção educativa, participaram 238 profissionais e houve aumento de acerto com significância estatística em todas as questões abordadas (≤ 0,05). O IACID-IJ foi adaptado para a realidade portuguesa e está disponível para ser utilizado em estudos nessa população. CONCLUSÕES: Evidencia-se a necessidade de observar as especificidades na população infantojuvenil com alteração de funcionalidade a fim de desenvolver medidas que visem a promoção da segurança e a prevenção destes agravos. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: Accidents are considered a public health problem among the juvenile population due to
numerous consequences for the victims, families and society. Among the different fathers
associated with the occurrence of these events, the functionality is directly related to the
fathers of the cliff, making it essential to realize the events of the juvenile population with
changes in functionality of Cuiabá-MT. OBJECTIVE: To analyze the prevalence, the
associated fathers and the effectiveness of educational intervention against the occurrence of
accidents in the population of children with functional alterations, enrolled in specialized
educational institutions of Cuiaba-MT. METHOD: Or study materialized in three designs:
analytical; Experimental and methodological almost. Regarding the first, a study population
constituted by children, adolescents and young people (0-24 years) with functional alterations,
enrolled in schools of specialized educational assistance of Cuiaba-MT, during or year of
2017. Or ponytail instrument of data was constructed and validated fishing nets, called Survey
on Accidents in the Child-Adolescent Population with Functionality Changes (IACID-IJ). For
statistical analysis was used or Statistical Program Software Statistical Package for Social
Sciences (SPSP). Use descriptive statistics, inferences and multiple return model of Poisson
with robust variance, stepwise forward method. At the second stage, it was an experimental
study of the type before that you had a single comparison group carried out with professionals
who also carried out specialized educational assistance in Cuiabá-MT and region. Or test
McNemar's parametric was used to endorse or effect educational intervention not knowledge
on first aid. Already the methodological study on the part of the proposal of activities carried
out during or during Sandwich in Porto (Portugal) and constituted transcultural adaptation of
the IACID-IJ questionnaire for a Portuguese reality. The project was approved by the Ethics
Committee of the Julius Muller University Hospital, no. 1,689,650 and the Ethics Committee
of the Higher School of Diseases in Porto. RESULTS: 18 parents / guardians were
interviewed, and the prevalence of accidents was 52.20% (95% CI: 46.71; 57.69) among the
children and adolescents with functional changes. Most of the population had multiple
(43.08%) and intellectual (41.51%) changes. Falls was the most prevalent accident (63.25%).
The final multiple model (p <0.001) was adjusted second or sex and the alteration of
functionality of life. As you can see, it was associated with a defrauded were: Do not prove
that the incident is an event that can be avoided; age under 12 years of age, with uneven floors
/ slopes; use electric appliance without plug; main responsibility with depression / psychic
suffering; Use or supervise semi-supervision of an adult and not domestic animals at home.
During educational intervention, 238 professionals will participate and there will be a
significant increase in statistical significance in all the issues addressed (≤ 0.05). Or IACID-IJ
was adapted for a Portuguese reality and is available for use in non-popular studies.
CONCLUSIONS: Evidence is necessary to observe the specificities of the juvenile
population with altered functionality in order to develop measures that are considered to be
promoted and to prevent aggravation. RESUMEN: Los accidentes se consideran un problema de salud pública entre niños y jóvenes debido a las numerosas consecuencias para las víctimas, la familia y la sociedad. Entre los diferentes factores asociados con la ocurrencia de estos eventos, la funcionalidad está directamente relacionada con los factores de riesgo, por lo que es esencial conocer la realidad de estos eventos en la población juvenil con cambios en la funcionalidad en Cuiabá-MT. OBJETIVO: Analizar la prevalencia, los factores asociados y la efectividad de la intervención educativa frente a accidentes en niños y adolescentes con cambios funcionales, inscritos en instituciones de atención educativa especializada en Cuiabá-MT. MÉTODO: El estudio consistió en tres dibujos: analíticos; cuasi experimental y metodológico. En cuanto al primero, la población de estudio consistió en niños, adolescentes y jóvenes (0-24 años) con alteraciones funcionales, inscritos en las escuelas de atención educativa especializada de Cuiabá-MT, durante 2017. El instrumento de recolección La recopilación de datos fue construida y validada por los investigadores, llamada Encuesta de Accidentes en niños y adolescentes con alteraciones de funcionalidad (IACID-IJ). El análisis estadístico se realizó utilizando el paquete de software estadístico para las ciencias sociales (SPSP). Se utilizó estadística descriptiva, inferencias y modelo de regresión múltiple de Poisson con varianza robusta, método progresivo hacia adelante. La segunda etapa consistió en un estudio cuasi experimental antes y después con un solo grupo de comparación realizado con profesionales que trabajan en escuelas educativas especializadas en Cuiabá-MT y la región. La prueba no paramétrica de McNemar se utilizó para evaluar el efecto de la intervención educativa en el conocimiento sobre primeros auxilios. El estudio metodológico es parte de las actividades propuestas desarrolladas durante el doctorado sándwich en Oporto (Portugal) y consistió en la adaptación transcultural del cuestionario IACID-IJ a la realidad portuguesa. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética del Hospital Universitario Júlio Muller, bajo el número 1.689.650 y por el Comité de Ética de la Escuela de Enfermería de Oporto. RESULTADOS: Se entrevistó a 318 padres / tutores, y la prevalencia de accidentes fue del 52.20% (IC 95%: 46.71; 57.69) entre los niños y adolescentes con cambios funcionales. La mayoría de la población tuvo cambios múltiples (43.08%) e intelectuales (41.51%). Las caídas fueron el accidente más frecuente (63.25%). El modelo múltiple final (p <0.001) se ajustó según el género y el cambio en la funcionalidad de la víctima. Las variables asociadas con el resultado fueron: no creer que el accidente es un evento que puede evitarse; menores de 12 años, presencia de pisos irregulares / resbaladizos; use electrodomésticos sin enchufe; responsable principal con depresión / angustia psicológica; use la estufa sin la supervisión de un adulto y no tenga mascotas en casa. En cuanto a la intervención educativa, participaron 238 profesionales y hubo un aumento estadísticamente significativo en las respuestas correctas en todas las preguntas abordadas (≤ 0.05). IACID-IJ se ha adaptado a la realidad portuguesa y está disponible para su uso en estudios en esta población. CONCLUSIONES: Se evidencia la necesidad de observar las especificidades en la población infantojuvenil con alteración de funcionalidad a fin de desarrollar medidas que apunte a la promoción de la seguridad y la prevención de estos agravios. |
Palavra-chave: | Acidentes Acidentes domésticos Criança Adolescente Adulto jovem Pessoas com deficiência |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Accidents Accidents home Child Adolescent Young Adult Disabled persons |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Enfermagem (FAEN) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem |
Referência: | FERREIRA, Jackeline Gonçalves Brito. Acidentes na população infantojuvenil com alterações de funcionalidade: estudo analítico, quase experimental e metodológico. 2019. 293 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3219 |
Data defesa documento: | 19-Jul-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FAEN - PPGENF - Teses de doutorado |
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