Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/321
Tipo documento: Dissertação
Título: Experiência, saberes e produção da vida : os trabalhadores e trabalhadoras do Assentamento 14 de Agosto
Autor(es): Souza, William Kennedy do Amaral
Orientador(a): Caetano, Edson
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Tiriba, Lia
Resumo : O trabalho, ao longo da História, passa por transformações deixando o seu intuito central de humanizar os indivíduos e passa a desfigurá-los, causando um estranhamento frente ao produto final obtido no processo de produção. Na contemporaneidade, esse estranhamento é naturalizado pelo discurso globalizante neoliberal e pela manipulação empreendida pelas novas formas de estruturação do trabalho. Lutando contra esssa naturalização e com um cenário de precarização estrutural do trabalho, marcado pelo crescente desemprego e exclusão social, trabalhadores(as) pertencentes às camadas populares buscam a produção da vida por intermédio de processos coletivos em que se destaca a Produção Associada. O presente estudo, ocupa-se da reflexão sobre a forma como alguns trabalhadores(as) do Assentamento 14 de Agosto, em Campo Verde, Estado de Mato Grosso, que é fruto da luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), uniram-se em torno da Cooperativa de Produção Agropecuária Canudos, dita COOPAC, para produzirem a vida material e imaterial de forma associada sem as constantes ambições da produção capitalista. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamo-nos do materialismo histórico, sobretudo das categorias “Trabalho”, “Experiência” e “Produção Associada”. Valemo-nos principalmente, das reflexões emprendidas por Marx, Thompson e Tiriba para entender que, ao realizarem seu trabalho, os trabalhadores(as) da COOPAC não só aprendem a produzir mercadorias, mas também saberes, educação, conhecimento, relações sociais e consciência política. Optamos em realizar um estudo de caso, em que os dados foram coletados por meio da observação direta das práticas cotidianas dos trabalhadores(as) envolvidos. Foram feitas entrevistas (semiestruturadas) individuais gravadas, procurando destacar questões relacionadas às histórias de vida dos trabalhadores(as) do Assentamento 14 de Agosto. A análise mostrou que a Produção Associada, por meio de uma pedagogia própria, é uma estratégia do MST para que os trabalhadores(as) vivenciem dignamente a luta na terra, conquistem a partir do seu exemplo novos integrantes para esta luta e contestem as relações de trabalho subordinadas ao capital. Mas a análise mostra também que há enormes dificuldades para o MST quando da implementação desse projeto devido às contradições entre acampamento/assentamento e entre coletivo/individual. Mesmo assim, a Produção Associada é um instrumento político-pedagógico, já que se configura como uma estratégia de produção que questiona a lógica capitalista, apesar de estar inserida nesse contexto.
Resumo em lingua estrangeira: The work throughout history undergoes transformations leaving its central purpose of humanizing individuals and proceeds to disfigure them, causing an strangeness front of the final product in the production process. In contemporary times, this strangeness is naturalized by the globalizing neoliberal speech and the manipulation undertaken by new ways of work structuring. Fighting against this naturalization and with a backdrop of structural precariousness of work, marked by rising unemployment and social exclusion, workers belonging to the lower classes seek the production of life through collective processes which highlights the Associated Production. This text deals with the reflection on how some workers of August 14th Settlement in Campo Verde, state of Mato Grosso, which is the fruit of the struggle of the Movement of Workers Country Without Land (MST), coalesced around of co-op of production agriculture Canudos - COOPAC - to produce the material and immaterial life so without the constant associated ambitions of capitalist production. For the development of research in the use of historical materialism, particularly the categories "Work", "Experience" and "Associated Production”. We use mainly the reflections undertaken Marx , Thompson and Tiriba to understand that to do their jobs, the workers the COOPAC not only learn to produce goods, but also knowledge, education, knowledge, social and political consciousness. We chose to conduct a case‟s study, in which data were collected through direct observation of daily practices of workers involved. We are relying on further interviews (semi-structured) recorded individual, seeking to highlight issues related to the life stories of workers nesting August 14th. The analysis showed that the Associated Production, through its own pedagogy, is a strategy of the MST for workers experience the fight worthily on land, and through this example conquer new members for this fight and contest the subordinate working relationships capital. But the analysis also shows that there are enormous difficulties in implementing MST for this project due to the contradictions between camp/settlement and between collective/individual. Even so, the Associated Production is a political-pedagogical instrument, since it sets up as a production strategy that questions the logic of capitalism, despite being included in it.
Palavra-chave: Produção associada
Trabalho e educação
Saberes da experiência
Palavra-chave em lingua estrangeira: Associated production
Work
Education
Knowledge from experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SOUZA, William Kennedy do Amaral. Experiência, saberes e produção da vida: os trabalhadores e trabalhadoras do Assentamento 14 de Agosto. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/321
Data defesa documento: 3-Abr-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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