Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Alessandro Flaviano de-
dc.date.accessioned2022-03-30T15:29:25Z-
dc.date.available2021-05-31-
dc.date.available2022-03-30T15:29:25Z-
dc.date.issued2021-04-01-
dc.identifier.citationSOUZA, Alessandro Flaviano de. Edição e [des]alinhamento na circularidade do fenômeno cultural. 2021. 120 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3236-
dc.description.abstractEditing and [des]alignment in the circularity of the cultural phenomenon is a doctoral thesis within the interdisciplinary field of contemporary cultural studies, with emphasis on the creative process. It discusses the structural plasticity of editing in narratives serials at video-ondemand services (SVOD) on the Internet. As a social justification is the importance of audiovisual editing as a result of human development and the pertinence of editing as a process of multiple origin, when the audiovisual is culturally treated as the main means of communication. Therefore, the audiovisual editing is the organization and mit-methodological structurality of the qualitative-explanatory approach. The universe observed within Netflix is formed by the series 3%, Edha and Sempre Bruxa – a Brazilian production, an Argentine and a Colombia, respectively – because in the period from 2016 to 2020 were the first original series sponsored by SVOD in these respective countries. The edition in the analyzed series presents structural couplings with the life form of modernity-world driven by exchange relationships and capitalist production models, but opens space to illuminate another perception about the edition as circularity of an interdependent and originating process in the audiovisual, based on a self-conscious, self-referenced and self-poetic reflection.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-03-29T12:29:38Z No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Alessandro Flaviano de Souza.pdf: 2401768 bytes, checksum: 84c2c391ced79719dc3dddeb70b04792 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-03-30T15:29:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Alessandro Flaviano de Souza.pdf: 2401768 bytes, checksum: 84c2c391ced79719dc3dddeb70b04792 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-30T15:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2021_Alessandro Flaviano de Souza.pdf: 2401768 bytes, checksum: 84c2c391ced79719dc3dddeb70b04792 (MD5) Previous issue date: 2021-04-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEdição e [des]alinhamento na circularidade do fenômeno culturalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordEdição audiovisualpt_BR
dc.subject.keywordCircularidadept_BR
dc.subject.keywordPlasticidade estruturalpt_BR
dc.subject.keywordDecolonialpt_BR
dc.subject.keywordSéries latinaspt_BR
dc.contributor.advisor1Fernandez, Andréa Ferraz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187083520316584pt_BR
dc.contributor.referee1Fernandez, Andréa Ferraz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3187083520316584pt_BR
dc.contributor.referee2Capanema, Letícia Xavier de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534595274780129pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0646259513094532pt_BR
dc.description.resumoEdição e [des]alinhamento na circularidade do fenômeno cultural é uma tese doutoral dentro do campo interdisciplinar dos estudos culturais contemporâneos, com ênfase no processo criativo. Discute-se a plasticidade estrutural da edição em narrativas seriadas nos serviços de vídeo sob demanda (SVOD) na internet. Como justificativa social, tem-se a importância da edição audiovisual enquanto resultado do desenvolvimento humano e a pertinência da edição enquanto processo de origem múltipla, quando o audiovisual é culturalmente tratado como principal meio de comunicação. Para tanto, a edição audiovisual é a organização e a estruturalidade mit-metodológica da abordagem qualitativa-explicativa. Os universos observados, dentro de Netflix, são formados pelas séries 3%, Edha e Sempre Bruxa, – uma produção brasileira, argentina e colombiana, respectivamente – uma vez que no período de 2016 a 2020 foram as primeiras séries originais patrocinadas pelo SVOD nos respectivos países. A edição das séries analisadas apresenta acoplamentos estruturais com a forma de vida da modernidade-mundo, movida por relações de trocas e modelos de produção capitalista, porém se abre espaço para iluminar uma outra percepção sobre a edição enquanto circularidade de um processo interdependente e originário no audiovisual, com base numa reflexão autoconsciente, autorreferenciada e autopoiética.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Audiovisual editingpt_BR
dc.subject.keyword2Circularitypt_BR
dc.subject.keyword2Structural plasticitypt_BR
dc.subject.keyword2Decolonialpt_BR
dc.subject.keyword2Latin novelspt_BR
dc.contributor.referee3Siqueira, Aline Wendpap Nunes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0511934507163474pt_BR
dc.contributor.referee4Jesus, Naine Terena de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9166774663920965pt_BR
dc.contributor.referee5Constantino, Paulo Roberto Prado-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8435853599892598pt_BR
dc.contributor.referee6Costa, Gilson Moraes da-
dc.contributor.referee6ID631.985.681-53pt_BR
dc.contributor.referee6Latteshttp://lattes.cnpq.br/1581854172114136pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2021_Alessandro Flaviano de Souza.pdf2.35 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.