Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3243
Tipo documento: | Tese |
Título: | Boé e concreto Contra-Flecha : o cerrado e a floresta na construção de uma dramaturgia mestiça |
Autor(es): | Lana, Wanderson Alex Moreira de |
Orientador(a): | Leite, Mário Cezar Silva |
Membro da Banca: | Leite, Mário Cezar Silva |
Membro da Banca: | Soares, Teresinha Rodrigues Prada |
Membro da Banca: | Azevedo, Maria Thereza de Oliveira |
Membro da Banca: | Santana, Ronaldo Henrique |
Membro da Banca: | Concilio, Vicente |
Resumo : | A pesquisa analisa a dramaturgia do processo cênico Boé (2014) do Grupo Teatro Faces de Primavera do Leste e de concreto CONTRA-FLECHA (2017) do Grupo Teatro Experimental de Alta Floresta interessando-se em como o cerrado e a floresta amazônica impactam, não somente, na estética dos trabalhos, mas também, evidencia uma política de organização em grupo e o interesse em discutir aspectos ligados aos desencadeamentos da colonização em Mato Grosso a partir do século XX. O Teatro Faces é o primeiro grupo de Primavera do Leste (sudeste/cerrado) a se organizar como instituição cultural no município, o mesmo acontece com o Teatro Experimental de Alta Floresta em Alta Floresta (norte/Amazônia mato-grossense), ainda na década de 1.980. Os grupos possuem 15 anos e 32 anos de fundação, respectivamente, e suas produções são profundamente engendradas pela localização geográfica. Cerrado e Floresta impactam numa maneira muito particular a metodologia de suas montagens cênicas e suas maneiras de existir e movimentar as artes da cena no interior do estado. Através de Boé, processo cênico que abandona a centralidade do texto e abraça a performatividade e o conceito de dramaturgia expandida, e concreto CONTRA-FLECHA, que se utiliza da memória como fio condutor para pensar o território, é possível perceber as relações que os dois grupos mantêm com aspectos da colonização e a luta contra as raízes da colonialidade (MIGNOLO, 2010, 2017; QUIJANO 2005, 2010). Atravessados pelos conceitos de lugar e não lugar (AUGÉ, 1994) – bem como os conceitos de espaço, território, territorialidade, a ideia de tempo-espaço (HAESBART, 2002; SANTOS, 2014) e conceitos de mistura e seus desencadeamentos (GLISSANT, 2005; GRUZINSKI, 2001; PINHEIRO, 2020) – os processos cênicos do Teatro Faces de Primavera do Leste e do Teatro Experimental de Alta Floresta caracterizam uma dramaturgia desterritorializadora e territorializadora, política, decolonial e por assim ser, uma Dramaturgia Mestiça. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research analyzes the dramaturgy of the stage plays Boé (2014) by Primavera do Leste’s Teatro Faces and “concreto CONTRA- FLECHA” (2017) by Alta Floresta’s Teatro Experimental, taking into account how the cerrado (Brazilian Savanna) and the Amazon Rainforest not only impact the works’ aesthetics of these groups, but also put in evidence a group organization policy and influence the interest in debating aspects related to the colonization process in the (Brazilian) state of Mato Grosso starting in the 20th Century.Teatro Faces is the first theater group in the city of Primavera do Leste (southeast/cerrado) to be organized as a local cultural institution. This is also true for Alta Floresta’s Teatro Experimental (north/Mato Grosso Amazon Rainforest) founded in the 1980s. Respectively, the groups count with 15 and 32 years since their foundation and their productions are profoundly rooted in their geographical location. Cerrado and the Amazon Rainforest impact in a very particular way the methodology of the theater groups’ scenic montages, the ways in which they exist and move the scenic arts in Mato Grosso’s inland areas. Through Boé, a stage play that abandons the centrality of the text and embraces performativity and the concept of expanded dramaturgy, and “concreto CONTRA-FLECHA”, which uses memory as a conducting wire to think about territory, it is possible to perceive the relationships that both groups keep with colonization aspects and the fight against these colonial roots (MIGNOLO, 2010, 2017; QUIJANO 2005, 2010). Intertwined by the concepts of place and non-place (Marc Augé, 1994) – as well as the concepts of space, territory, territoriality, and the idea of space-time (HAESBART, 2002; SANTOS, 2014), and the concepts of mixture and its consequences (GLISSANT, 2005; GRUZINSKI, 2001; PINHEIRO, 2020) – stage plays of Primavera do Leste’s Teatro Faces and Alta Floresta’s Teatro Experimental characterize a deterritorialized and territorialized dramaturgy, political, decolonial, therefore, a Mestizo Dramaturgy. |
Palavra-chave: | Teatro Faces Teatro experimental Dramaturgia mestiça Decolonialidade Teatro brasileiro |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Teatro Faces Teatro experimental Mestizo dramaturgy Decoloniality Brazilian theater |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea |
Referência: | LANA, Wanderson Alex Moreira de. Boé e concreto Contra-Flecha: o cerrado e a floresta na construção de uma dramaturgia mestiça. 2021. 215 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3243 |
Data defesa documento: | 26-Fev-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2021_Wanderson Alex Moreira de Lana.pdf | 5.69 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.