Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3251
Tipo documento: | Tese |
Título: | O rasqueado cuiabano : estudo sobre as interações entre paraguaios e cuiabanos na construção da identidade mato-grossense (1864 a 1940) |
Autor(es): | Silva, Silbene Corrêa Perassolo da |
Orientador(a): | Abud, Kátia Maria |
Membro da Banca: | Abud, Kátia Maria |
Membro da Banca: | Borges, Fernando Tadeu de Miranda |
Membro da Banca: | Siqueira, Elizabeth Madureira |
Membro da Banca: | Alves, Ronaldo Cardoso |
Membro da Banca: | Moraes, Dislane Zerbinatti |
Resumo : | Esta tese buscou investigar, as possíveis mediações culturais entre a cultura paraguaia e a cultura cuiabana, por meio do Rasqueado Cuiabano um dos ícones da “identidade” local, a partir dos vestígios de seu crescimento no tempo histórico, principalmente as prováveis influências, a partir da invasão do sul de Mato Grosso pelos paraguaios, que resultou na Guerra do Paraguai (1865-1870), envolvendo quatro países no maior conflito na América do Sul: Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. A guerra trouxera muitas dificuldades para os habitantes da capital do estado, que se viram privados do principal meio de transporte para a corte imperial e outras localidades, sofrendo a falta e a carestia de víveres e sem notícias e atualizações com o resto do mundo. A maioria dos estudos sobre a historiografia da guerra do Paraguai excluem a invasão de Mato Grosso, centrados nas questões controversas deste evento histórico, que redesenhou o mapa dos países presentes na Bacia do Prata, delimitando o novo território geopolítico de da ocupação portuguesa no centro-oeste brasileiro. Primeiramente mostraremos os resultados da pesquisa sobre o folguedo musical rasqueado cuiabano após a análise auditiva de músicas gravadas, em seguida, apresentamos as origens de seu crescimento histórico a partir dos processos de hibridação da cultura portuguesa com o cururu e o siriri; e por último, as fontes e histórias do rasqueado cuiabano e da guerra do Paraguai para mostrar que o rasqueado cuiabano apresenta a similaridade com a polca paraguaia, pois ambas fizeram releituras da polca europeia como resposta ao meio ambiente social de cada localidade, com resultados completamente diferente uma da outra. À luz do conceito de hibridismo do estudioso Néstor Canclini pretendemos analisar, o que é tradicional e moderno, popular e massivo, que mostram as complexidades das relações que tratam das culturas tradicionais que coexistem com a modernidade, e por isso, precisam de abordagens que privilegia os aspectos de pluralidade do objeto em questão, entremeado nas relações culturais latino-americanas que sofreu a influência dos europeus que vieram para colonizar o novo continente e por isso, coexistiu desde seus primórdios, gerando “processos de mesclagem” que, em diferentes momentos do século XX, podem ser chamados de ocidentalização, aculturação, transculturação, heterogeneidade cultural, globalização e hibridismo, e alguns fenômenos que participam desse contexto de tensões como “heterogeneidade multitemporal” tendo na expansão dos espaços urbanos, uma das causas da intensificação do processo de hibridização cultural. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This thesis sought to investigate the possible cultural mediations between the Paraguay’s culture
and the Cuiaba’s culture, through the Rasqueado Cuiabano one of the icons of the local "identity",
from the traces of its growth in historical time, especially the probable influences, from the invasion
of the south of Mato Grosso by Paraguayans, which resulted in the Paraguayan War (1865-1870),
involving four countries in the largest conflict in South America: Brazil, Paraguay, Uruguay and
Argentina. The war brought many difficulties to the inhabitants of the state capital, who were deprived of the main means of transport to the imperial court and other localities, suffering the suffering the shortage and high food prices and without news and updates with the world. Most studies
on the historiography of the Paraguayan war exclude the invasion of Mato Grosso, focusing on the
controversial issues of this historical event, which redesigned the map of the countries present in
the Bacia do Prata, delimiting the new territory Geopolitical of the Portuguese occupation in the
Brazilian Midwest. First we will show the results of the research about the music Rasqueado Cuiabano after the auditory analysis of recorded songs, then we present the origins of its historical
growth from the processes of hybridization of the culture Portuguese with Cururu and Siriri; And
finally, the historical sources and other histories of the Rasqueado Cuiabano and the Paraguayan
war to show that has similarities with the Paraguayan polka, because both have reconsidered the
European polka as a response to the social environment of each Location, with results completely
different from each other. In light of the concept of hybridism of the contemporary anthropologist
Néstor Canclini, we intend to analyze, what is traditional and modern, popular and massive, that
show the complexities of the relations that deal with traditional cultures that coexist with modernity, and therefore, need of approaches that privilege the aspects of plurality of the object in question, interfaced in the Latin American cultural relations that suffered the influence of Europeans
who came to colonize the continent and therefore coexisted since its beginnings, generating "merging processes" that, at different times of the Twentieth Century, can be called westernization, acculturation, transcultural, cultural heterogeneity, globalization and hybridism, and some phenomena that participate in this context of tensions as "multitemporal heterogeneity" with the expansion
of urban spaces, one of the causes of the intensification of the process of cultural hybridization. RÉSUMÉ: Cette thèse a cherché à étudier, les éventuelles médiations culturelles entre la culture paraguayenne et la culture Cuiabana, à travers le Rasqueado Cuiabano l'une des icônes de l'identité locale, à partir des traces de sa croissance dans le temps historique, en particulier les influences probables, de l'invasion du sud du Mato Grosso par les Paraguayens, qui ont abouti à la guerre du Paraguay (1865-1870), impliquant quatre pays dans le plus grand conflit en Amérique du Sud: le Brésil, le Paraguay, l'Uruguay et l'Argentine. La guerre a apporté de nombreuses difficultés aux habitants de la capitale de l'État, qui ont été privés des principaux moyens de transport à la cour impériale et d'autres localités, souffrant manque et la famine de la nourriture et sans nouvelles et mises à jour avec le reste du monde. La plupart des études sur l'historiographie de la guerre du Paraguay excluent l'invasion du Mato Grosso, en se concentrant sur les questions controversées de cet événement historique, qui a redessiné la carte des pays présents dans le Bacia du Prata, délimitant le nouveau territoire Géopolitique de l'occupation portugaise dans le midwest brésilien. D'abord nous allons montrer les résultats de la recherche sur le Whoopee rasqueado Cuiabano après l'analyse auditive des chansons enregistrées, puis nous présentons les origines de sa croissance historique à partir des processus d'hybridation de la culture Portugais avec Cururu et Siriri; Et enfin, les sources et les histoires du Rasqueado Cuiabana et la guerre du Paraguay pour montrer que le Rasqueado Cuiabano culte présente la similitude avec la polka paraguayenne, parce que les deux ont reconsidéré la polka européenne comme une réponse à l'environnement social de chaque emplacement, avec des résultats complètement différents les uns de autre. À la lumière du concept de Hybridism de l'érudit Néstor Canclini, nous avons l'intention d'analyser, ce qui est traditionnel et moderne, populaire et massif, qui montrent les complexités des relations qui traitent avec les cultures traditionnelles qui coexistent avec la modernité, et donc, Ils ont besoin d'approches qui privilégient les aspects de la pluralité de l'objet en question, interconnectés dans les relations culturelles latino-américaines qui ont souffert de l'influence des Européens qui sont venus coloniser le nouveau continent et qui ont donc coexisté depuis leur Débuts, générant des «processus de fusion» qui, à différents moments du XX Siècle, peut être appelé l'occidentalisation, l'acculturation, la culture, l'hétérogénéité culturelle, la mondialisation et l'hybridisme, et certains phénomènes qui participent à cette contexte de tensions comme « hétérogénéité multitemporelle » ayant dans l'expansion des espaces urbains, l'une des causes de l'intensification du processus d'hybridation culturelle. RESUMEN: Esta tesis buscó investigar, las posibles mediaciones culturales entre la cultura paraguaya y la cultura Cuiabana, a través del Rasqueado Cuiabano uno de los iconos de la "identidad" local, de los rastros de su crecimiento en el tiempo histórico, especialmente el probables influencias, de la invasión del sur de Mato Grosso por los paraguayos, que resultó en la Guerra del Paraguay (1865- 1870), involucrando a cuatro países en el conflicto más grande de América del Sur: Brasil, Paraguay, Uruguay y Argentina. La guerra trajo muchas dificultades a los habitantes de la capital del estado, que fueron privados de los principales medios de transporte a la corte imperial y otras localidades, sufriendo la falta y el hambre de alimentos y sin noticias ni actualizaciones con el resto del mundo. La mayoría de los estudios sobre la historiografía de la guerra paraguaya excluyen la invasión de Mato Grosso, centrada en los temas polémicos de este acontecimiento histórico, que rediseñó el mapa de los países presentes en la Bacia do Plata, delimitando el nuevo territorio geopolítico de la ocupación portuguesa en el Medio Oeste brasileño. Primero mostraremos los resultados de la investigación sobre la música whoopee Rasqueado Cuiabano después del análisis auditivo de las canciones grabadas, luego presentamos los orígenes de su crecimiento histórico a partir de los procesos de hibridación de la cultura Portugués con Cururu y Siriri; Y por último, las fuentes e historias de lo Rasqueado Cuiabano y la guerra del Paraguay para mostrar que el Rasqueado Cuiabano presenta la similitud con la polka paraguaya, porque ambos han reconsiderado la polka europea como respuesta al entorno social de cada ubicación, con resultados completamente diferentes entre sí. A la luz del concepto de hibridación del estudioso Néstor Canclini pretendemos analizar, lo que es tradicional y moderno, popular y masivo, que muestran las complejidades de las relaciones que se ocupan de las culturas tradicionales que coexisten con la modernidad, y por lo tanto, necesitan de enfoques que privilegian los aspectos de pluralidad del objeto en cuestión, intercambiados en las relaciones culturales latinoamericanas que sufrieron la influencia de los europeos que llegaron a colonizar el nuevo continente y por lo tanto coexistieron desde sus inicios, Generar "procesos de fusión" que, en diferentes épocas del siglo XX, pueden llamarse occidentalización, aculturación, transcultural, heterogeneidad cultural, globalización e hibridación, y algunos fenómenos que participan en este contexto de tensiones se puede llamar "heterogeneidad multitemporal" eso surgió con él con la expansión de los espacios urbanos, una de las causas de la intensificación del proceso de hibridación cultural. |
Palavra-chave: | História História cultural Cuiabá Cultura cuiabana Rasqueado cuiabano |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | History Cultural history Cuiabá Cuiabana culture Rasqueado cuiabano |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | SILVA, Silbene Corrêa Perassolo da. O rasqueado cuiabano: estudo sobre as interações entre paraguaios e cuiabanos na construção da identidade mato-grossense (1864 a 1940). 2019. 212 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2019. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3251 |
Data defesa documento: | 14-Nov-2019 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IGHD - PPGHis - Teses de doutorado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE_2019_Silbene Corrêa Perassolo da Silva.pdf | 15.26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.