Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/325
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Elizabeth Conceição de Almeida-
dc.date.accessioned2017-06-02T17:50:50Z-
dc.date.available2014-06-05-
dc.date.available2017-06-02T17:50:50Z-
dc.date.issued2014-05-22-
dc.identifier.citationALVES, Elizabeth Conceição de Almeida. Fanfiction e práticas de letramentos na internet. 2014. 110 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/325-
dc.description.abstractWe live currently in a virtualized world where media and digital media have been part of the experience of young people and adolescents. These users have used the internet to play games, participate in chat chats and to create stories. Considering this scenario, this paper aims to investigate how adolescents are writing in the digital environment by participating in on-line communities, such as Fanfiction. Researches are based in theoretical studies of literacy (STREET, 1984, COPE; KALANTZIS, 2000, LANKSHEAR; KNOBEL, 2005, MENEZES DE SOUSA; MONTE MÓR, 2006, SOARES, 2006, TAKAKI, 2012), new literacies (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, LOPES, 2010), and multiliteracies (ROJO, 2012, 2013). On the concept of participatory culture(CHARTIER, 2009; JENKINS, 2009; SANTAELLA, 2007). Regarding the fanfiction (JENKINS, 2009; VARGAS, 2005). This research questions that drove this study: 1) What meanings do teens give in relation to the writing in digital context? 2) How unfolds in the process of writing fanfiction? The interpretive approach was adopted research methodology with analysis of dialogues generated through interviews with the participants (BORTONI-RICARDO, 2009, FLICK, 2009). From the recurring themes and categories analyzed, the results could signal that the process of writing in the digital environment is composed of, collaborative dynamically permeated by affective and mediated screen values.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-05-30T21:32:14Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Elizabeth Conceição de Almeida Alves.pdf: 4321932 bytes, checksum: a18953400ed51ee31b2d46a77655795d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-02T17:50:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Elizabeth Conceição de Almeida Alves.pdf: 4321932 bytes, checksum: a18953400ed51ee31b2d46a77655795d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-02T17:50:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Elizabeth Conceição de Almeida Alves.pdf: 4321932 bytes, checksum: a18953400ed51ee31b2d46a77655795d (MD5) Previous issue date: 2014-05-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFanfiction e práticas de letramentos na internetpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentospt_BR
dc.subject.keywordFanfictionpt_BR
dc.subject.keywordEscritapt_BR
dc.contributor.advisor1Jesus, Danie Marcelo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
dc.contributor.referee1Jesus, Danie Marcelo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457908047319559pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5152981256019213pt_BR
dc.description.resumoNós vivemos, atualmente, em um mundo virtualizado em que os meios de comunicação e as mídias digitais têm feito parte da vivência de jovens e adolescentes. Esses usuários têm utilizado a internet para jogar, participar de bate-papo em chatse para criar histórias. Considerando esse cenário, este trabalho tem como finalidade investigar como adolescentes constituem a escrita no ambiente digital participando de comunidades on-linecomo o Fanfiction. A pesquisa obteve suporte teórico nos estudos de letramento (STREET, 1984, COPE; KALANTZIS, 2000, LANKSHEAR; KNOBEL, 2005, MENEZES DE SOUSA; MONTE MÓR, 2006, SOARES, 2006, TAKAKI, 2012), novos letramentos (LANKSHEAR; KNOBEL, 2007, LOPES, 2010), e multiletramentos (ROJO, 2012, 2013). Sobre o conceito de cultura de participação (CHARTIER, 2009; JENKINS, 2009; SANTAELLA, 2007). No que tange àfanfiction (JENKINS, 2009; VARGAS, 2005).Estas questões de pesquisa que conduziram este trabalho: 1) Que sentidos os adolescentes dão em relação à escrita no contexto digital? 2) De que forma se desenrola o processo de escrever na fanfiction? A abordagem interpretativista foi a metodologia de pesquisa adotada com análise de diálogos gerados por meio de entrevistas com as participantes (BORTONI-RICARDO, 2009, FLICK, 2009). A partir dos temas recorrentes e categorias analisadas, os resultados podem sinalizar que o processo de escrita no ambiente digital se constitui de forma dinâmica, colaborativa permeada por valores afetivos e mediado pela tela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Literaciespt_BR
dc.subject.keyword2Fanfictionpt_BR
dc.subject.keyword2Writingpt_BR
dc.contributor.referee3Felice, Maria Inês Vasconcelos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1639990509404139pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Elizabeth Conceição de Almeida Alves.pdf4.22 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.