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http://ri.ufmt.br/handle/1/3270
Tipo documento: | Tese |
Título: | A empatia no processo de ensinar e aprender : um estudo com professores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública |
Autor(es): | Pontes, Letícia |
Orientador(a): | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Grunennvaldt, José Tarcísio |
Membro da Banca: | Andrade, Daniela Barros da Silva Freire |
Membro da Banca: | Zagonel, Ivete Palmira Sanson |
Membro da Banca: | Camargo, Luiz Octávio de Lima |
Resumo : | A empatia, vista como um construto multidimensional, incluindo os componentes: cognitivo, afetivo e comportamental, tem sido considerada um atributo necessário aos profissionais de ajuda, entre os quais aqueles envolvidos com a assistência à saúde e a processos de aprendizado. Deste modo, a busca da compreensão sobre o fenômeno da empatia enquanto um suporte para as relações de indivíduos, neste caso entre professor e aluno, teve como objetivo mais geral uma análise se professores que formam enfermeiros em uma universidade pública, vistos pelos alunos como facilitador do aprendizado, apresentam características de pessoa empática. Um segundo objetivo, extraído do primeiro, foi o de compreender se o uso da habilidade empática, no trajeto pedagógico, é utilizado como instrumento teórico-metodológico facilitador do processo de ensinar e de aprender. O objeto de estudo foi investigado nos moldes de um “Estudo de Caso”, orientado pela teoria da “Pesquisa Qualitativa”. Para a análise dos resultados, segui a perspectiva da técnica da Análise de Conteúdo, proposta por Laurence Bardin (2010). Participaram do estudo alunos e professores do curso de graduação em enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso. Os alunos no papel de informantes para a definição dos sujeitos, e os professores como os sujeitos da investigação. Foram obtidas informações de 24 alunos do 8º e 9º períodos, sendo 16 por meio de entrevista semiestruturada, gravada em áudio, e 8 por meio de questionário eletrônico. A definição dos sujeitos da pesquisa se deu entre os 58 professores efetivos do curso de graduação em enfermagem. Desses, 29 foram lembrados pelos alunos como facilitadores do aprendizado. 2 foram citados dez ou mais vezes, 2 foram citados seis vezes, 1 foi citado cinco vezes, 4 foram citados quatro vezes. Os demais foram citados entre uma e três vezes e não fizeram parte da amostra. Desse modo, foram analisadas as informações referentes a 9 professores. Após a análise do conteúdo das entrevistas com os alunos e professores, juntando ao conceito de empatia, utilizando os referenciais teóricos das ciências da educação, elementos da psicologia e das neurociências, foi possível identificar que cinco dos professores indicados pelos alunos como facilitadores do aprendizado contavam com algum grau de habilidade empática. Esses resultados apontaram, ainda, que as características desses professores, considerados empáticos, apresentam os elementos essenciais à empatia, contemplando os componentes cognitivo, afetivo e comportamental. Isso sugere que o professor ao transmitir ou expressar “empatia” em relação a seus alunos configura-se como aquele que facilita o aprendizado. Assim, a necessidade da inclusão de conteúdos relacionados às ciências, acima indicadas para a formação de professores com objetivo de aprimorar a habilidade empática se faz necessário. |
Resumo em lingua estrangeira: | Empathy, seen as a multidimensional construct, including the components: cognitive, affective and behavioral, has been considered a necessary attribute to helping professionals, including those involved with healthcare and learning processes. Thus , the quest for understanding the phenomenon of empathy as a support for the relations of individuals, in this case between teacher and student, took over as general objective to analyze whether teachers forming nurses at a public university, viewed by students as a facilitator learning, exhibit characteristics of empathic person. A second objective, extracted from the first, was to understand the use of empathic ability, the pedagogical path, is used as a theoretical and methodological tool to facilitate the teaching and learning process. The object of study was investigated along the lines of a “Case Study”, guided by the theory of “Qualitative Research “. To analyze the results, follow the perspective of the technique of content analysis proposed by Laurence Bardin (2010). The study included students and professors of nursing undergraduate of the Federal University of Mato Grosso. Students in the role of informants to define the subject, and teachers as research subjects. Information of 24 students of 8th and 9th periods, 16 for semi-structured interviews, recorded audio, and 8 by means of an electronic questionnaire were obtained. The definition of research subjects occurred between 58 tenured teachers of undergraduate nursing. Of these, 29 were remembered by students as facilitators of learning. 2 were cited ten or more times , six times were quoted 2 , was first mentioned five times , four times 4 were cited. The others were cited between one and three times and were not part of the sample. Thus, the information related to 9 teachers were analyzed. After the analysis of the interviews with students and teachers, joining the concept of empathy, using the theoretical sciences education, elements of psychology and neuroscience, benchmarks, we found that five of the students nominated by teachers as facilitators of learning counted with some degree of empathic ability. These results also showed that the characteristics of these teachers considered empathic, present the essential elements to empathy, contemplating the cognitive, affective and behavioral components. This suggests that the teacher to convey or express “empathy “toward their students appears as one who facilitates learning. Thus , the need for inclusion of content related to science, above for the training of teachers in order to enhance the empathic ability is required. |
Palavra-chave: | Empatia Professor Ensino Aprendizado |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Empathy Teacher Teaching Learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PONTES, Letícia. A empatia no processo de ensinar e aprender: um estudo com professores do curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3270 |
Data defesa documento: | 16-Dez-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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