Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3275
Tipo documento: Tese
Título: Sentidos e significados de educação em saúde a partir da homeopatia popular : uma compreensão fenomenológica Merleau Pontyana
Autor(es): Martinho, Neudson Johnson
Orientador(a): Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro
Membro da Banca: Prudente, Celso Luiz
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Streck, Danilo Romeu
Resumo : Esta tese é uma pesquisa qualitativa-fenomenológica, que versa sobre a prática de Educação em Saúde, a partir dos sentidos e significados apreendidos nas experiências vivenciadas por agentes da Homeopatia Popular. Tem como Objetivos principais: (1) Compreender, fenomenologicamente, a relação entre saúde e educação; (2) Desvelar o conceito de saúde, a partir das significações, que emergem das práticas e experiências vividas pelos agentes da homeopatia popular; (3) Identificar as repercussões e efetividade dos saberes e práticas populares na perspectiva da construção de novos saberes e fazeres na arte de educar em saúde. Tem como suporte teórico-metodológico a fenomenologia de Merleau-Ponty e a pedagogia de Paulo Freire. Suas unidades de compreensão são documentos internos da Associação Brasileira de Homeopatia Popular- ABHP e sentidos e significados dos agentes de saúde da mesma. A apreensão dos fenômenos ocorreu por meio da pesquisa documental, realização de entrevistas episódicas individuais e um grupo focal, nas quais a educação em saúde foi significada como: luta, partilha, educação e cidadania. A Educação em Saúde implementada na Homeopatia Popular caracteriza-se como uma práxis, despertando a consciência crítica e o sentido de ser-no-mundo-social. Como consequência, propicia mudanças na realidade. Com base nos resultados obtidos neste estudo, elaboramos uma proposta teórico-metodológica de educação em saúde, a priori, considerando esse processo educativo com um movimento interdisciplinar em favor da vida. Consideramos de suma importância o intercâmbio do saber acadêmico com a educação popular em saúde.
Resumo em lingua estrangeira: ABSTRACT: This thesis is a qualitative and phenomenological research, which concerns the practice of Health Education, from the senses and meanings seized on the experiences of agents of Popular Homeopathy. Its main objectives are: (1) to understand phenomenologically the relationship between health and education. (2) To unveil the concept of health, from the meanings that emerge from the practices and experiences of the agents of Popular Homeopathy. (3) To identify the impacts and effectiveness of the knowledges and practices of popular, in view of the construction of new knowledges and practices in the art of education. Its theoretical and methodological are supported by Merleau-Ponty’s phenomenology and Paulo Freire’s pedagogy. Its understanding units are internal documents of the Brazilian Popular Homeopathy Association - ABHP and senses and meanings of health workers in the same. The apprehension of phenomena occurs by means of documentary research, conducting individual episodic interviews and a focus group, in which health education was meant: fighting, sharing, education and citizenship. Health Education implemented in Popular Homeopathy is characterized as a Práxis, awakening critical consciousness and the sense of being in the world-social. As a consequence, promotes changes in reality. Based on the results obtained in this study, we developed a theoretical-methodological approach in health education, a priori, considering this educational process with an interdisciplinary movement in favor of life. We consider extremely important the exchange of academic knowledge with the popular health education.
RÉSUMÉ: Cette thèse est une recherche phénoménologique qualitative, qui concerne la pratique de l'éducation à la santé, de sens et de significations saisis l'expérience des agents Homéopathie populaires. Ses principaux objectifs: (1) Comprendre, phénoménologiquement, la relation entre la santé et l'éducation; (2) Le dévoilement du concept de la santé, des significations qui se dégagent des pratiques et des expériences des agents de l'homéopathie populaire; (3) Identifier l'impact et l'efficacité des connaissances et des pratiques communes dans le cadre de la construction de nouvelles connaissances et de la pratique de l'art de l'éducation sanitaire. Son soutien théorique et méthodologique de la phénoménologie de Merleau-Ponty et la pédagogie de Paulo Freire. Compréhension de leurs unités sont des documents internes de l'Association de l'homéopathie populaires-ABHP et les sens et les significations des travailleurs de la santé de la même façon. L'appréhension des phénomènes s'est produite grâce à la recherche documentaire, des entrevues individuelles épisodiques et un groupe de discussion, où l'éducation de la santé a été conçu comme: combats, le partage, l'éducation et la citoyenneté. Éducation à la santé en homéopathie populaires œuvre est caractérisée comme une praxis, éveiller la conscience critique et le sentiment d'être dans le monde social. En conséquence, favorise les changements dans la réalité. Sur la base des résultats obtenus dans cette étude, nous avons développé une approche théorique et méthodologique en éducation à la santé, a priori, compte tenu de ce processus éducatif avec un mouvement interdisciplinaire en faveur de la vie. Nous considérons extrêmement important l'échange de connaissances académiques de l'éducation de la santé populaire.
Palavra-chave: Educação em saúde
Homeopatia popular
Educação popular
Saúde
Palavra-chave em lingua estrangeira: Health education
Popular homeopathy
Popular healtheducation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MARTINHO, Neudson Johnson. Sentidos e significados de educação em saúde a partir da homeopatia popular: uma compreensão fenomenológica Merleau Pontyana. 2014. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3275
Data defesa documento: 25-Apr-2014
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2014_Neudson Johnson Martinho.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.