Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3278
Tipo documento: Tese
Título: Pensamento sistêmico : os dilemas da educação superior
Autor(es): Olivera, Raul Angel Carlos
Orientador(a): Otte, Michael Friedrich
Membro da Banca: Otte, Michael Friedrich
Membro da Banca: Abido, Alexandre Silva
Membro da Banca: Wielewski, Gladys Denise
Membro da Banca: Borges, Marcos Francisco
Membro da Banca: Maluf, Vitérico Jabur
Resumo : A escolha do tema desta pesquisa – PENSAMENTO SISTÊMICO: Os Dilemas da Educação Superior - é o resultado de um conjunto de reflexões e experiências recolhidas ao longo dos últimos 6 anos, no desenvolvimento das atividades práticas, no ensino, na pesquisa e em cargos de gestão, na Universidade do Estado de Mato Grosso -Unemat. Durante este período observouse que a educação é vista como um componente do capital humano e as universidades sofrem pressão para se tornarem instrumentos de inclusão social ao mesmo tempo que se exige delas eficiência micro e macroeconômica num ambiente de restrição, cada vez maior, do financiamento do ensino superior público por conta dos déficits orçamentários. A afirmação da educação superior como uma política de estado e o conceito de educação superior como um sistema nacional é paradoxal quando se percebe que a universidade não consegue mais desempenhar suas funções justamente por causa das atribuições a ela dadas pela sociedade. A necessidade de encontrar mecanismos e alternativas para superar os empecilhos e dilemas que a universidade atravessa é o foco desta pesquisa. A pesquisa foi desenvolvida tomando como objeto de estudo a Universidade do Estado de Mato Grosso visto que desde sua criação a mesma tem sofrido transformações estruturais de acordo com as circunstancias e as necessidades. As discussões em torno da Unemat parecem ocultar interesses contrários de parte de todos os segmentos da comunidade acadêmica, mesmo de parte da comunidade externa. Só este argumento já justificaria a pesquisa. Os procedimentos metodológicos para a realização desta pesquisa basearam-se principalmente no estudo de referências bibliográficas pertinentes à Teoria Geral de Sistemas, teorias econômicas da educação, análise de políticas públicas e teorias da educação. Tendo em vista os objetivos do trabalho, esta pesquisa é uma combinação do tipo exploratória, descritiva e explicativa para poder proporcionar maior familiaridade com o problema. Partimos da constatação de que qualquer que seja o motivo, a crise na Unemat é mais perceptível pois a mesma encontra-se em processo de afirmação como universidade. O enfoque sistêmico pode nos ajudar na compreensão dos fenômenos que acontecem fora da esfera do indivíduo se consideramos que as universidades podem ser descritas como organizações do sistema funcional da educação que realizam operações específicas através dos quais o sistema educacional desempenha a sua função dentro do sistema da sociedade. Por tudo isto, é de suma importância compreender os mecanismos que determinam o funcionamento deste subsistema onde o conhecimento é o objeto central. A educação não tem uma única forma, mas pode assumir diferentes formas de acordo com o grau de desenvolvimento do grupo. A busca de como lidar com a transmissão de conhecimento vai levando paulatinamente à instituição dos meios necessários para tal fim.
Resumo em lingua estrangeira: The choice of this research - SYSTEMIC APPROACH: The Dilemmas of Higher Education - is the result of a set of reflections and experiences collected over the past 6 years, in the course of practical activities in teaching, research and management positions at the University of the State of Mato Grosso -Unemat. During this period it was observed that education is seen as a component of human capital and universities are under pressure to become instruments for social inclusion at the same time their micro and macroeconomic efficiency is required in an increasingly restriction environment of funding public higher education because of budget deficits . The claim of higher education as a state policy and the concept of higher education as a national system is paradoxical when one realizes that the university can no longer perform their duties precisely because the functions given to it by society . The need to find mechanisms and alternatives to overcome the obstacles and dilemmas that crosses the university is the focus of this research. The research was developed taking as object of study the University of the State of Mato Grosso seen that since its inception it has undergone structural change according to the circumstances and needs . The discussions around the Unemat seems to hide contradictory interests from part of all segments of the academic community, even outside the community. Only this argument would justify the research. The methodological procedures for this research are mainly based on the study of references pertaining to General Systems Theory, economic theories of education, public policy analysis and theories of education. According to the target of the study, this work is a combination of an exploratory, descriptive and explanatory research with the purpose to provide familiarity with the problem. We start from the observation that whatever the reason, the crisis at the Unemat is more noticeable because it is in process of affirmation as a university. The systemic approach can help us in understanding the phenomena that take place outside the sphere of the individual if we believe that universities can be described as organizations working system of education that perform specific operations through which the educational system performs its function within the system society. For all this reason, it is very important to understand the mechanisms that determine the operation of the subsystem where knowledge is the central object. Education does not take only one way, but can take different forms according to the degree of development of the group. The search for how to handle the transmission of knowledge will gradually leading to the institution of ways to that goal.
Palavra-chave: Pensamento sistêmico
Ensino superior
Qualidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Systemic approach
Higher education
Quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: OLIVERA, Raul Angel Carlos. Pensamento sistêmico: os dilemas da educação superior. 2013. 163 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3278
Data defesa documento: 22-Nov-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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