Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/3298
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Alessandro Xavier da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T23:30:08Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14 | - |
dc.date.available | 2022-05-30T23:30:08Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-24 | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Alessandro Xavier da Silva. Uma proposta de unidade de ensino sobre a antiga Teoria Quântica como instrumento pedagógico alternativo. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufmt.br/handle/1/3298 | - |
dc.description.abstract | This work proposes the use of a teaching unit in the form of alternative didactic material on Introduction to Quantum Theory for classes of high school, according with the theoretical foundations of the theories of Piaget, Vigostky and the significant learning of David Ausubel. The didactic experiment was applied to a third year high school class, with 32 students, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. With the use of videos, conceptual maps, questions and fundamentally the educational product, we seek to discuss the first concepts related to Quantum Theory through dynamic activities and expository classes with the participation of the students. The questions occurred continuously, through direct questions containing concepts relevant to the understanding of quantum theory, containing conceptual and mathematical questions. The results were analyzed through several evaluations. The positive result achieved can be verified mainly in the answers given to the questions made in the evaluation stage V of this work after the presentation of the educational product. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-05-30T23:29:16Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf: 12169202 bytes, checksum: 78d823e78744799a5da2873c63f2181f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-05-30T23:30:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf: 12169202 bytes, checksum: 78d823e78744799a5da2873c63f2181f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-05-30T23:30:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf: 12169202 bytes, checksum: 78d823e78744799a5da2873c63f2181f (MD5) Previous issue date: 2017-11-24 | en |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de unidade de ensino sobre a antiga Teoria Quântica como instrumento pedagógico alternativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teorias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria Quântica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bento, Ricardo Rodrigues de França | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0438766445011979 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bento, Ricardo Rodrigues de França | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0438766445011979 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Godoy, Maurício | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0954555306072029 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9023083660368325 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe o uso de uma unidade de ensino na forma de material didático alternativo sobre Introdução à Teoria Quântica para turmas do 3º ano do ensino médio, de acordo com os fundamentos teóricos das teorias de Piaget, Vigostky e da aprendizagem significativa de David Ausubel. O experimento didático foi aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio, com 32 alunos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. Com a utilização de vídeos, mapas conceituais, questionários e fundamentalmente o produto educacional, buscamos por meio de atividades dinâmicas e aulas expositivas com a participação dos alunos, discutir os primeiros conceitos ligados à Teoria Quântica. Os questionamentos ocorreram de forma continuada, através de perguntas diretas contendo conceitos relevantes para o entendimento da teoria quântica, contendo perguntas conceituais e matemáticas. Os resultados foram analisados através de diversas avaliações realizadas. O resultado positivo alcançado pode ser verificado principalmente nas respostas dadas aos questionamentos feitos na etapa de avaliação V deste trabalho após a apresentação do produto educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física (IF) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUC - Cuiabá | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Teaching | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Physics | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Theory of learning | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Quantum theory | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Didactic material | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Cunha, Cristiano Rocha da | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9385285640138196 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Negreiros, Cláudia Landin | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/6987475976326232 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Faria, Jorge Luiz Brito de | - |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/2516125498547643 | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf | 11.88 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.