Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Alessandro Xavier da Silva-
dc.date.accessioned2022-05-30T23:30:08Z-
dc.date.available2018-03-14-
dc.date.available2022-05-30T23:30:08Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.citationCARVALHO, Alessandro Xavier da Silva. Uma proposta de unidade de ensino sobre a antiga Teoria Quântica como instrumento pedagógico alternativo. 2017. 82 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3298-
dc.description.abstractThis work proposes the use of a teaching unit in the form of alternative didactic material on Introduction to Quantum Theory for classes of high school, according with the theoretical foundations of the theories of Piaget, Vigostky and the significant learning of David Ausubel. The didactic experiment was applied to a third year high school class, with 32 students, from the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. With the use of videos, conceptual maps, questions and fundamentally the educational product, we seek to discuss the first concepts related to Quantum Theory through dynamic activities and expository classes with the participation of the students. The questions occurred continuously, through direct questions containing concepts relevant to the understanding of quantum theory, containing conceptual and mathematical questions. The results were analyzed through several evaluations. The positive result achieved can be verified mainly in the answers given to the questions made in the evaluation stage V of this work after the presentation of the educational product.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-05-30T23:29:16Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf: 12169202 bytes, checksum: 78d823e78744799a5da2873c63f2181f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-05-30T23:30:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf: 12169202 bytes, checksum: 78d823e78744799a5da2873c63f2181f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T23:30:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf: 12169202 bytes, checksum: 78d823e78744799a5da2873c63f2181f (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma proposta de unidade de ensino sobre a antiga Teoria Quântica como instrumento pedagógico alternativopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keywordTeorias de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordTeoria Quânticapt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.contributor.advisor1Bento, Ricardo Rodrigues de França-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0438766445011979pt_BR
dc.contributor.referee1Bento, Ricardo Rodrigues de França-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0438766445011979pt_BR
dc.contributor.referee2Godoy, Maurício-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954555306072029pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9023083660368325pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe o uso de uma unidade de ensino na forma de material didático alternativo sobre Introdução à Teoria Quântica para turmas do 3º ano do ensino médio, de acordo com os fundamentos teóricos das teorias de Piaget, Vigostky e da aprendizagem significativa de David Ausubel. O experimento didático foi aplicado em uma turma de terceiro ano do ensino médio, com 32 alunos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT. Com a utilização de vídeos, mapas conceituais, questionários e fundamentalmente o produto educacional, buscamos por meio de atividades dinâmicas e aulas expositivas com a participação dos alunos, discutir os primeiros conceitos ligados à Teoria Quântica. Os questionamentos ocorreram de forma continuada, através de perguntas diretas contendo conceitos relevantes para o entendimento da teoria quântica, contendo perguntas conceituais e matemáticas. Os resultados foram analisados através de diversas avaliações realizadas. O resultado positivo alcançado pode ser verificado principalmente nas respostas dadas aos questionamentos feitos na etapa de avaliação V deste trabalho após a apresentação do produto educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
dc.subject.keyword2Theory of learningpt_BR
dc.subject.keyword2Quantum theorypt_BR
dc.subject.keyword2Didactic materialpt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, Cristiano Rocha da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9385285640138196pt_BR
dc.contributor.referee4Negreiros, Cláudia Landin-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6987475976326232pt_BR
dc.contributor.referee5Faria, Jorge Luiz Brito de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2516125498547643pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Alessandro Xavier da Silva Carvalho.pdf11.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.