Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Quise Gonçalves-
dc.date.accessioned2022-05-31T15:34:56Z-
dc.date.available2020-12-01-
dc.date.available2022-05-31T15:34:56Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationBRITO, Quise Gonçalves. O metamétodo K-pop: comunicação, entretenimento e prossumo. 2020. 326 f. Tese (Doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3302-
dc.description.abstractK-pop is a complex cultural, communicational and marketing phenomenon. The unprecedented shift to the east that it has promoted at the center of the global media mainstream in recent years makes K-pop a fundamental and privileged object for analyzing the contemporary flows and dynamics of culture in its interface with new information and communication technologies (NTIC) and neoliberal capitalism. If K-pop emerges as a musical genre in South Korea in the mid-1990s, the turn to the second decade of the 21st century will trigger a series of changes that result in its phenomenological reconfiguration in an entertainment metamethod. To observe the process that leads to the transformation from the musical genre to the phenomenon, that is, to the entertainment metamethod, is to look at the very processes of globalization and globalization of culture from a specific window, located in Korea but in a virtual and permanent dialogue with the world. Immersed in the virtuality of the consumption of this reinvented Kpop as an interactive and self-referenced hypersystem of entertainment, its prosumers work hard in the production of agencies, assuming the role of co-authors of the phenomenon. Productivity and entertainment completely infiltrate each other this subtle, highly effective and complex system where success and failure, rather than market chance, are the product of an openly shared responsibility among fans, artists and cultural agents.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-04T14:36:36Z No. of bitstreams: 1 TESE_2020_Quise Gonçalves Brito.pdf: 8456893 bytes, checksum: 922bd5501092c287dcf4f94550174d85 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-05-31T15:34:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE_2020_Quise Gonçalves Brito.pdf: 8456893 bytes, checksum: 922bd5501092c287dcf4f94550174d85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T15:34:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE_2020_Quise Gonçalves Brito.pdf: 8456893 bytes, checksum: 922bd5501092c287dcf4f94550174d85 (MD5) Previous issue date: 2020-09-30en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO metamétodo K-pop : comunicação, entretenimento e prossumopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordK-poppt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordEntretenimentopt_BR
dc.subject.keywordProssumopt_BR
dc.subject.keywordCulturapt_BR
dc.contributor.advisor1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562497517787376pt_BR
dc.contributor.referee1Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562497517787376pt_BR
dc.contributor.referee2Soares, Thiago-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3443441752817010pt_BR
dc.description.resumoO K-pop é um fenômeno cultural, comunicacional e mercadológico complexo. A guinada inédita a oriente que ele promove no centro do mainstream midiático global nos anos recentes o torna um objeto fundamental e privilegiado para analisar as dinâmicas e fluxos contemporâneos da cultura em sua interface com as novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC) e o capitalismo neoliberal. Se o K-pop emerge como um gênero musical na Coréia do Sul, em meados dos anos 90, a virada para a segunda década do século XXI irá desencadear uma série de mudanças que resultam em sua reconfiguração fenomenológica em metamétodo de entretenimento. Observar o processo que conduz à passagem do gênero musical ao fenômeno, ou seja, ao metamétodo de entretenimento, é olhar para os próprios processos de globalização e mundialização da cultura a partir de uma janela específica, localizada na Coréia, mas em virtual e permanente diálogo com o mundo. Imersos na virtualidade do consumo deste K-pop reinventado como hipersistema interativo e autoreferenciado de entretenimento, seus prossumidores se engajam laboralmente na produção de agenciamentos diversos, assumindo a função de coautores do fenômeno. Produtividade e entretenimento se infiltram completamente neste sistema sutil, altamente eficaz e complexo onde sucesso e fracasso, mais do que acasos mercadológicos, são produto de uma responsabilidade abertamente compartilhada entre fãs, artistas e agentes culturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2K-poppt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Entertainmentpt_BR
dc.subject.keyword2Prosumptionpt_BR
dc.subject.keyword2Culturept_BR
dc.contributor.referee3Pereira, Simone Luci-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0246627334162343pt_BR
dc.contributor.referee4Brandão, Ludmila de Lima-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912278759228410pt_BR
dc.contributor.referee5Jesus, Dánie Marcelo de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5826176151112581pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2020_Quise Gonçalves Brito.pdf8.26 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.