Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/330
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Isadora Maria Falbot dos-
dc.date.accessioned2017-06-05T16:37:00Z-
dc.date.available2014-12-02-
dc.date.available2017-06-05T16:37:00Z-
dc.date.issued2014-11-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Isadora Maria Falbot dos. O ensino de língua inglesa em duas escolas públicas de Cuiabá: com a palavra, as professoras. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/330-
dc.description.abstractThis research aims to identify the conceptions of teachers of English about the current situation of teaching this subject in public schools. Data collection was performed through a questionnaire of subjective questions to four English language teachers of elementary school from two schools of Cuiabá. In analyzing the data, we look for understanding what teaching English language, what methodologies they use, if they know the official documents about education and the teachers’ views are similar to these proposals. The results reveal that most of these teachers founded their practice in a perspective that still puts students as receivers of content to be taught by the teacher. This does not encourage students’ autonomy and also does not prioritize education for the formation of citizens who have the means to progress at work and in their future studies. This conception differs from that is recommended by the national official documents and of Mato Grosso too, which are based on the interaction as a basis for teaching and learning. We hope that the reflections raised by us can contribute to discussions on the learning of foreign languages in the context of Brazilian public schools.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2017-06-01T19:36:44Z No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Isadora Maria Falbot dos Santos.pdf: 1001855 bytes, checksum: 9fc521d29db07a3a618b254fe77eefa5 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-06-05T16:37:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Isadora Maria Falbot dos Santos.pdf: 1001855 bytes, checksum: 9fc521d29db07a3a618b254fe77eefa5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-05T16:37:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2014_Isadora Maria Falbot dos Santos.pdf: 1001855 bytes, checksum: 9fc521d29db07a3a618b254fe77eefa5 (MD5) Previous issue date: 2014-11-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa em duas escolas públicas de Cuiabá : com a palavra, as professoraspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subject.keywordConcepções sobre ensino de língua inglesapt_BR
dc.subject.keywordLetramento críticopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.contributor.advisor1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee1Barros, Cláudia Graziano Paes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1709636702694622pt_BR
dc.contributor.referee2Petroni, Maria Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5376263419595115pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989046743119723pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo identificar as concepções de professores de língua inglesa a respeito da situação atual do ensino da disciplina em escolas públicas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semi-aberto aplicado a quatro professoras de língua inglesa do Ensino Fundamental de duas escolas de Cuiabá. Ao analisar os dados, buscamos compreender o que é ensinar língua inglesa, quais metodologias utilizam, se conhecem os documentos oficiais sobre o ensino e se suas concepções são semelhantes a estas propostas. Os resultados nos revelam que a maior parte desses professores alicerça sua prática em uma perspectiva que ainda coloca os alunos como receptores dos conteúdos a serem ministrados pelo professor. Isso não estimula a autonomia dos alunos e também não prioriza a educação para a formação de cidadãos que possuam meios para progredir no trabalho e em seus estudos futuros. Essa concepção diverge do que recomendam os documentos curriculares nacionais e do estado de Mato Grosso, que se fundamentam na interação como base para o ensino-aprendizagem. Esperamos que as reflexões por nós levantadas possam colaborar para as discussões sobre o aprendizado de línguas estrangeiras no contexto das escolas públicas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Linguagens (IL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagempt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching and learning of englishpt_BR
dc.subject.keyword2Conceptions about teaching englishpt_BR
dc.subject.keyword2Critical literacypt_BR
dc.subject.keyword2Public schoolspt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Fabiola Aparecida Sartin Dutra Parreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9997730511011881pt_BR
dc.contributor.referee4Carbonieri, Divanize-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0788015091466520pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2014_Isadora Maria Falbot dos Santos.pdf978.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.