Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3310
Tipo documento: Tese
Título: Cartografia de Joselândia : o acontecimento e o pensamento da multiplicidade
Autor(es): Silva, Maria Liete Alves
Orientador(a): Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Sato, Michele Tomoko
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Moreira, Benedito Dielcio
Membro da Banca: Gallo, Silvio Donizetti de Oliveira
Membro da Banca: Casanova, Marco Antonio
Resumo : Desenvolvida no âmbito do curso de Doutorado em Educação (PPGE/UFMT), a tese “Cartografia de Joselândia: o acontecimento e o pensamento da multiplicidade” se constrói com os conhecimentos das áreas úmidas do Pantanal mato-grossense, gerados no contexto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau/UFMT), mas, sobretudo, com os conhecimentos locais de Joselândia, distrito de Barão de Melgaço-MT. Nosso desejo não é a contraposição ou a polarização destes saberes, mas sim a criação de espaços via a educomunicação e a educação ambiental para o acontecimento de uma multiplicidade de saberes. O desejo é que estes espaços sejam o palco para que estes conhecimentos tornem-se visíveis, na intensidade de um acontecimento rizomático. O saber científico é pontuado na perspectiva de um conhecimento que pode interagir com o saber local, não como um saber que deve ser popularizado para que o cidadão tenha acesso, mas configurado no próprio ato da pesquisa e no compartilhamento dos seus resultados. A cartografia, em questão, tem sua inspiração no pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Nela, buscamos a multiplicidade de um determinado território material e imaterial, visível e invisível. Este território é o palco de nossa viagem. Ele, com tudo que o compõe: os elementos exógenos e endógenos; seus habitantes humanos e não humanos, sua geografia, os seres que ali vivem e compõem os campos de forças que movimentam este território num fluxo constante de vida e morte. A partir da pesquisa, trazemos algumas considerações sobre a interface educomunicação e educação ambiental, na perspectiva dos temas transversais potencialmente contextualizadores e favorecedores de uma educação da multiplicidade, rizomática. Os nossos agenciamentos educomunicativos foram realizados na Escola Estadual de 1º e 2º graus Maria Silvino Peixoto de Moura, em São Pedro de Joselândia, e na comunidade, redundando na cartografia de Joselândia.
Resumo em lingua estrangeira: Developed at the Doctorate Course in Education (PPG/UFMT), the thesis “Cartography in Joselândia: the event and the multiplicity thinking” is worked out with the knowledge about the wetlands from Mato Grosso Pantanal produced in the context of Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (Inau/UFMT) (National Technological and Scientific Institute of Wetlands), and especially with the local knowledge of the people from Joselândia, district of Barão de Melgaço-MT. Our goal is neither a contraposition nor a polarization between these forms of knowledge, but to create a space through educommunication and environmental education aiming at a knowledge multiplicity. Our intention is that these spaces are the stage where these events can occur, where they become visible, with the intensity of a rhizomatic event. The scientific knowledge is presented from the perspective of a knowledge liable to interact with the local knowledge, not as a knowledge that must be popularized for people to have access to it, but a knowledge which is constituted during the research itself and when sharing the results of such research. The cartography here presented was inspired in Gilles Deleuze and Félix Gattari´s ideas. With this cartography we aimed at finding a certain territory, material as well as immaterial, visible as well as invisible. This territory is the stage of our journey, with everything which constitutes it: the exogenous and endogenous elements, its inhabitants, human and non-human, its geography, the beings who live there and who make up the force fields which move this territory in a steady flow of life and death. From the research, we bring some considerations about the interface educommunication and environmental education, from the perspective of cross-cutting issues, potentially contextualizing and capable of promoting a multiplicity and rhizomatic education. Our educommunication actions were carried out at “Escola Estadual de 1º e 2º Graus Maria Silvino Peixoto de Moura”, (Public Junior and Senior High School Maria Silvino Peixoto de Moura) in São Pedro de Joselândia, and in the community, resulting in the Joselândia cartography.
Palavra-chave: Educomunicação
Educação ambiental
Filosofia da diferença
Palavra-chave em lingua estrangeira: Educommunication
Environmental education
Philosophy of difference
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Maria Liete Alves. Cartografia de Joselândia: o acontecimento e o pensamento da multiplicidade. 2013. [205] f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3310
Data defesa documento: 15-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

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