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http://ri.ufmt.br/handle/1/3317
Tipo documento: | Tese |
Título: | Processo de enfermagem nas escolas de nível técnico e superior de Mato Grosso : estudo sobre concepções e práticas educativas docentes |
Autor(es): | Bottosso, Rosa Maria |
Orientador(a): | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Torres, Artemis Augusta Mota |
Membro da Banca: | Silva, Maria das Graças Martins da |
Membro da Banca: | Costa, Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Bampi, Aumeri Carlos |
Resumo : | Esta pesquisa teve como objetivo compreender o processo de enfermagem a partir das concepções e prática educativa da enfermeira docente e/ou coordenadora de curso de enfermagem em escolas de nível técnico e superior de Mato Grosso, Brasil. A filosofia da práxis gramsciana serviu de referencial para o estudo. As escolas técnicas foram localizadas no site do Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica e a superior, no site do e-MEC. Vinte e oito sujeitos foram selecionados com base nos critérios: ser enfermeiro, atuar na docência e ter experiência na assistência. A análise temática orientou o tratamento dos materiais, coletados por meio de entrevista, questionário e observação, resultando em três temas: 1- Memórias do aprendizado: (i) Wanda Horta nas lembranças das enfermeiras; (ii) Dificuldades para aprender o processo de enfermagem: críticas à escola e ao professor; (iii) Marginalização da escrita do cuidado de enfermagem: o prontuário negado; (iv) Primazia da técnica na formação biologicista. 2- Concepções e experiências. (i) SAE, MAE ou processo? (ii) Processo de enfermagem como instrumento de trabalho; (iii) Omissão e dor: o cuidado na prática assistencial. 3- Prática educativa docente: proximidades e distanciamentos: (i) Processo de enfermagem no curso de nível técnico; (ii) Processo de enfermagem no curso de nível superior; (iii) Processo de enfermagem na (des) integração ensino-serviços; (iv) Ponderações compartilhadas. Os dados revelaram que o processo de enfermagem, apesar de representar para os sujeitos o principal instrumento de trabalho da enfermagem, não é compreendido e desenvolvido em sua totalidade nos cursos de nível técnico e superior. Os conhecimentos da maioria dos docentes são fragmentados, sugerindo o distanciamento entre teoria e prática no contexto educativo e social. A ideologia subjacente que separa aqueles que são formados para executar (trabalho técnico, técnico em enfermagem, homo faber) e os formados para pensar o cuidado (trabalho intelectual/enfermeiro, homo sapiens) aflorou, reproduzindo a divisão social do trabalho. Conclui-se que as fragilidades nas concepções e práticas educativas dos enfermeiros em relação ao processo de enfermagem situam-se no domínio do trabalho docente e da coordenação dos cursos. Os desafios para transformar o ―saber/fazer‖ em uma práxis hegemônica na formação profissional apontam para a necessidade de reorientação do ensino no sentido da valorização da reflexão histórica e política sobre as práticas de saúde e de enfermagem. Nelas, o processo de enfermagem pode ir-se consolidando como importante instrumento de trabalho coletivo capaz de agregar força ao cuidado de enfermagem no contexto social. |
Resumo em lingua estrangeira: | ABSTRACT: This research aimed at understanding the nursing process from the concepts and educational
practice of the professor/nurse and/or coordinator of the nursing courses in nursing schools at
technical and university levels in Mato Grosso, Brazil. The philosophy of the Gramscian
practice was reference for this study. The technical schools reaserched were located in the site
of the National Professional and Technological Education Information System and the higher
level courses in the e-MEC site. Twenty-eight subjects were selected based on the criteria of
being a nurse, acting in the teaching area and having experience in care giving. The thematic
analysis guided the treatment of the materials that were collected through interviews,
questionnaires and observation, resulting in three themes: 1- Memories of learning: (i) Wanda
Horta in the nurses’ memories; (ii) Difficulties to learn the nursing process: criticism of the
school and the professors; (iii) Marginalization of the writing of the nursing care: medical
record denied; (iv) Priority in the preparation of biologicist technicians. 2- Conceptions and
experiences. (i) SAE, MAE or process? (ii) Nursing process as an instrument of work; (iii)
Omission and pain: care in the assistance practice. 3- Teaching practice: proximities and
distances: (i) Nursing process in technical courses; (ii) Nursing process in university courses;
(iii) Nursing process in the integration between services and teaching; (iv) Shared
considerations. The data revealed that the nursing process, despite showing to the subjects the
main instrument of nursing work, is not totally understood nor developed in technical and
university courses. Most of the professors’ knowledge is fragmented, suggesting a distance
between theory and practice in the educational and social context. The underlying ideology
that separates those that are graduated to perform (technical work – nursing technician - homo
faber) and those graduated to think about care (intellectual work - nurse - homo sapiens) came
about, reproducing the old conflicts resulting from the social division of work. The study
showed that the weaknesses in the concepts and educational practices of the nursing teacher
lie in the domain of the educational work and in the organization of the course. One of the
challenges to change the ―know how/do‖ in a hegemonic practice in schools points to the need
to change the orientation of teaching in the sense of historical and political reflections on
health and nursing practices. By doing this, the nursing process can become consolidated as
an important instrument of collective work, able to aggregate strength to the practice of
nursing care in the social context. RESUMEN: Esta investigación tuvo como objetivo comprender el proceso de enfermería basado en concepciones de la enseñanza y la práctica educativa enfermera y, ou coordinador del curso de enfermería en las escuelas de nível técnico y de nível superior de enfermería Mato Grosso, Brasil. La filosofía de la praxis gramsciana sirvió como referencia para el estudio. Las escuelas técnicas se encuentran en el site Sistema de Información Nacional de Educación Profesional y Técnica y el nivel superior, en el site e-MEC. Veintiocho sujetos fueron seleccionados en base a los criterios de ser enfermera, trabajo en la enseñanza y tener experiencia en la assistência. Análisis temático guiado el tratamiento de los materiales, recogidos a través de entrevistas, cuestionarios y la observación, lo que resulta en tres temas: 1- Memorias de aprendizaje: (i) Wanda Horta en la memoria de las enfermeras; (ii) Las dificultades para aprender el proceso de enfermería: la crítica de la escuela y el maestro; (iii) La marginación de la escritura de los cuidados de enfermería: los registros médicos negados; (iv) Primacía de la técnica en la formación biológica. 2 Concepciones y experiencias. (I) SAE, MAE o proceso? (ii) Proceso de enfermería como herramienta de trabajo; (iii) El fracaso y el dolor: el cuidado en la práctica asistencial. 3 Enseñando la práctica educativa: cercanías y las distancias: (i) Proceso de enfermería en el curso de nivel técnico; (ii) Proceso de Enfermería en el curso de nivel superior; (iii) Proceso de Enfermería en la (des) integración docenteasistencial; (iv) Compartida ponderaciones. Los datos revelaron que el proceso de enfermería, mientas la representaciónes de los sujetos en el principal instrumento de trabajo de enfermería, no se comprende e non se desarrolla en su totalidad en los cursos de nivel técnico y superior. El conocimiento de la mayoría de los maestros están fragmentados, lo que sugiere la brecha entre la teoría y la práctica en el contexto educativo y social. La ideología subyacente que separa a los que están capacitados para realizar (trabajo técnico - técnico de enfermería - homo faber) y entrenados para pensar en el cuidado (trabajo intelectual - enfermera - homo sapiens) apareció, reproduciendo los viejos conflictos que surgen de la división social del trabajo . Se concluye que las deficiencias en las concepciones de la enseñanza y la enfermera de práctica educativa y el coordinador se encuentran en el ámbito de el labor educativo y en la organización del curso. Los desafios para transformar el "saber / hacer" en una praxis hegemónica en las escuelas apuntan a la necesidad de reorientar la educación hacia la reflexión histórica y política en las prácticas de salud y enfermería. En ellas, el proceso de enfermería puede ir se consolidando como un instrumento importante de trabajo colectivo capaz de añadir fuerza a los cuidados de enfermería en el contexto social. |
Palavra-chave: | Educação Ensino técnico e superior de enfermagem Processo de enfermagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education Technical and higher education in nursing Nursing process |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | BOTTOSSO, Rosa Maria. Processo de enfermagem nas escolas de nível técnico e superior de Mato Grosso: estudo sobre concepções e práticas educativas docentes. 2014. 211 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2014. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/3317 |
Data defesa documento: | 27-May-2014 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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