Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGaviria, Oscar Orlando Hoyos-
dc.date.accessioned2022-06-06T21:08:19Z-
dc.date.available2018-12-10-
dc.date.available2022-06-06T21:08:19Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.citationGAVIRIA, Oscar Orlando Hoyos. As tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbia. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3326-
dc.description.abstractThis research analyze the use of Information and Communication Technologies (ICT) for the construction of the concept of function by 9th grade students, it was developed by the Graduate Program in Education of the Federal University of Mato Grosso - UFMT, in the line of investigation Education in Sciences and Mathematics, with the guidance of Prof. Dr. Marta Maria Pontin Darsie and the Group of Studies and Research in Mathematical Education - GRUEPEM. The methodology is qualitative. This project responds how the ICT through the implementation of meaningful learning of Mathematics, helps to understand the concept of function in the ninth grade students of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander in Colombia? In this way, the research action of interpretive practice had 4 phases: planning, action, observation and reflection, developed in ninth grade students. The sample was 22 students of ninth grade of the Institución Educativa Francisco de Paula Santander. The research instruments were questionnaire, diagnosis of previous knowledge evaluation, preparation an application of activities, photographic record of classrooms, final evaluation, reports and observations. The theoretical bases were the contributions of David Ausubel with the Theory of Significant Learning; Vygotsky regarding the concept of resource; and the role of the teacher in the use of ICT in education and learning of mathematics, as elements of great importance for the students involved in technological environments, therefore they be motivate more with the classes and process of information and learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-03-23T19:47:04Z No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Oscar Orlando Hoyos Gaviria.pdf: 5818472 bytes, checksum: 1327e195c1b8431be126af1654e354d6 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2022-06-06T21:08:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Oscar Orlando Hoyos Gaviria.pdf: 5818472 bytes, checksum: 1327e195c1b8431be126af1654e354d6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-06T21:08:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2018_Oscar Orlando Hoyos Gaviria.pdf: 5818472 bytes, checksum: 1327e195c1b8431be126af1654e354d6 (MD5) Previous issue date: 2018-12-06en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação como mediadoras na aprendizagem significativa do conceito de função numa escola da Colômbiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino da matemáticapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.subject.keywordTICpt_BR
dc.subject.keywordMediaçãopt_BR
dc.subject.keywordConceito de funçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Darsie, Marta Maria Pontin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469435827236724pt_BR
dc.contributor.referee1Darsie, Marta Maria Pontin-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469435827236724pt_BR
dc.contributor.referee2Anjos, Alexandre Martins dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0553455764192879pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979622488897499pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, usos das Tecnologias da Informação e comunicação (TIC) e aprendizagem Matemática para a construção do conceito de função nos estudantes de nono ano de Ensino Fundamental; desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, na linha de pesquisa em Educação em Ciências e Matemática, sob a orientação da Profª Drª Marta Maria Pontin Darsie e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática – GRUEPEM. Nossas investigações apontam para atender a seguinte questão de pesquisa: Como as TIC, por meio de sua implementação na Aprendizagem significativa da Matemática, favorecem a compreensão do conceito de função dos alunos do nono ano da Instituição Educativa Francisco de Paula Santander na Colômbia? Nossa pesquisa é qualitativa, de cunho interpretativa, onde foi utilizado princípios e procedimentos relacionados à da pesquisa-ação prático interpretativa, foi um processo integrado por quatro fases ou momentos inter-relacionados: planejamento, ação, observação e reflexão, desenvolvida em sala de aula com uma turma. Os sujeitos participantes foram 22 estudantes de nono ano do Ensino Fundamental da Instituição Educativa Francisco de Paula Santander localizada na Colômbia. Para o desenvolvimento da intervenção ou ação formativa utilizaremos os seguintes instrumentos: questionários, diagnóstico inicial, elaboração de atividades, aplicação das atividades, registro fotográfico das aulas, avaliação final, relatos e observações, ocorridos durante o desenvolvimento da metodologia empregada, também contribuíram para análise e interpretação dos resultados obtidos. Como orientação teórica, temos as abordagens do David Ausubel com a Teoria da Aprendizagem Significativa, o conceito de mediação na perspectiva de Vygotsky, o papel do professor diante das TIC e concepções sobre o uso da Tecnologia na Educação e na aprendizagem da Matemática. Neste contexto, destaca-se a importância das TIC na educação como mediadora no processo ensino-aprendizagem relacionada à Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como, associada à definição de material potencialmente significativo. Os alunos se envolveram com os recursos tecnológicos e motivaram-se com aulas mais diversificadas, onde trocaram informações e aprendizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Teaching of mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.subject.keyword2ITCpt_BR
dc.subject.keyword2Resourcept_BR
dc.subject.keyword2Concept of functionpt_BR
dc.contributor.referee3Paula, Jacqueline Borges de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5893656990263610pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Oscar Orlando Hoyos Gaviria.pdf5.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.