Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3336
Tipo documento: Dissertação
Título: Emprego da astrofotografia no ensino fundamental e médio
Autor(es): Madureira, Alexandre Magno de Amorim
Orientador(a): Silva, George Barbosa da
Membro da Banca: Silva, George Barbosa da
Membro da Banca: Gaio, Denilton Carlos
Membro da Banca: Moraes, Arian Paulo de Almeida
Resumo : O ensino de Astronomia nas séries iniciais é sabidamente importante porque instiga a busca pelo conhecimento, desenvolve habilidades de análise e promove discussão de muitos temas da história do desenvolvimento humano e da própria Ciência da Natureza. Dentro desta motivação, a Astronomia foi abordada no ensino básico usando algumas técnicas de fotografia. As práticas de astrofotografia foram realizadas no Colégio Estadual Cora Coralina, no município de Goiás/GO, com os alunos das turmas do 9º e 3º Anos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), turno Noturno. Inicialmente, as fotografias foram obtidas pelos alunos que usaram os recursos fotográficos de seus aparelhos celulares. Com o objetivo de obter melhores fotografias, elaborou-se um sistema eletromecânico de baixo custo para compensar o movimento de rotação da Terra. Por meio deste sistema os alunos puderam aplicar a técnica de empilhamento de frames e obter boas imagens dos astros. A utilização da astrofotografia ajudou despertar o interesse do nosso alunado pela ciência, tornando o estudo mais produtivo e atraente. Este recurso pode despertar a própria vontade do aluno de querer aprender sobre assuntos como: fotografia, astronomia, geografia, história, física, matemática, artes, mecânica, eletrônica, computação, ótica, dentre outros. Dentro desta motivação pode-se trabalhar bem a Astronomia Descritiva com os alunos do ensino fundamental e Astrofísica com os alunos do ensino médio. Neste trabalho apresenta-se um estudo de caso da transposição didática dos seguintes temas: Constelações, Movimentos do conjunto Terra/Lua, Introdução a Astrofísica e Espectro das Estrelas
Resumo em lingua estrangeira: The teaching of astronomy in the early grades is known to be important because it instigates the quest for knowledge, develops analytical skills, and promotes discussion of many themes in the history of human development and in the Science of Nature itself. Within this motivation, Astronomy was approached in basic education using some photography techniques. The astrophotography practices were carried out at Cora Coralina State College, in the city of Goiás / GO, with students from the 9th and 3rd year classes of the Youth and Adult Education (EJA) program. Initially the students used their cell phones as photographic resource to obtain the pictures. In order to obtain better photographs, a low-cost electromechanical system was developed to compensate for the rotation of Earth. Through this system the students were able to apply the technique of stacking frames and obtaining good images of the subjects. The use of astrophotography helped to arouse the student’s interest by science, making the study of science more productive and attractive. This method can awake the student's desire for subjects such as photography, astronomy, geography, history, physics, mathematics, arts, mechanics, electronics, computing, optics, among others. Within this motivation one can work well the Descriptive Astronomy with the students of the elementary school and Astrophysics with the students of the high school. In this paper we present a case study of the didactic transposition of the following themes: Constellations, Movements of the set Earth / Moon, Introduction to Astrophysics and Spectrum of Stars.
Palavra-chave: Astronomia
Astrofotografia
Astronomia descritiva
Espectro das estrelas
Mecânica celeste
Palavra-chave em lingua estrangeira: Astronomy
Astrophotography
Descriptive astronomy
Stars spectra
Celestial mechanics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: MADUREIRA, Alexandre Magno de Amorim. Emprego da astrofotografia no ensino fundamental e médio. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Barra do Garças, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3336
Data defesa documento: 10-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Alexandre Magno de Amorim Madureira.pdf4.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.