Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3338
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Magda Melo Borges-
dc.date.accessioned2022-06-29T13:22:42Z-
dc.date.available2017-03-23-
dc.date.available2022-06-29T13:22:42Z-
dc.date.issued2016-11-28-
dc.identifier.citationMARTINS, Magda Melo Borges. A ciência das bolhas de sabão no ensino médio: uma abordagem multidisciplinar. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3338-
dc.description.abstractThis work aims the inclusion of multidisciplinary approach in high school physics classes, through the study of soap bubble. The multidisciplinary approach proportioned from studies of soap bubbles is justified, because for unravel the science behind these bubbles is necessary treat simultaneously physical phenomena, chemical and biological that explain its production, thickness and coloration, as well as the mathematics that explains why the bubbles are always spherical. The choice of soap bubble is also justified by provide motivation to students who usually are enchanted by its beauty, and by scientifically explain something seemingly trivial however is part of their lives at an early age. The work consists of the development of teaching materials theoretical and experimental that should be used in the classroom, in addition the story of this application and considerations about how the multidisciplinary experience may have contributed to the teaching learning process in physics. The project was developed in one class of third year high school, in Colégio Estadual Professora Olga Mansur, Goiânia/GO. Based on the application of the teaching material we can conclude that we have achieved improvements in the teaching process in physics, the material prepared aroused the students' interest in topics related to science and it provided to teachers and students more dynamic physics classes, attractive and meaningful.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2021-03-29T23:44:05Z No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Magda Melo Borges Martins.pdf: 6626940 bytes, checksum: 5f3d533cd781a11ed0fab1b271f27d88 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T13:22:42Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Magda Melo Borges Martins.pdf: 6626940 bytes, checksum: 5f3d533cd781a11ed0fab1b271f27d88 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T13:22:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2016_Magda Melo Borges Martins.pdf: 6626940 bytes, checksum: 5f3d533cd781a11ed0fab1b271f27d88 (MD5) Previous issue date: 2016-11-28en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA ciência das bolhas de sabão no ensino médio : uma abordagem multidisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordBolhas de sabãopt_BR
dc.subject.keywordFilmes de sabãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordTensão superficialpt_BR
dc.subject.keywordProblema de Steinerpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Rosângela Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3583736132239115pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Ana Rita-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4903176252676303pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4744823155165531pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado objetivou o tratamento formal das ciências dos filmes e bolhas de sabão em aulas de física do ensino médio. Para este tratamento foi necessário extrapolarmos os conteúdos regulamentares das disciplinas de física e adentrarmos em fenômenos e conceitos que tradicionalmente pertencem à química, biologia ou produção das bolhas, suas cores e forma esférica, entre outras características que tanto encantam a todos, estudantes ou não. O trabalho consistiu na elaboração de um texto didático e sua implementação em uma turma do ensino médio. O texto, fortemente baseado em experimentações, intitula-se a Ciência das Bolhas de Sabão e foi construído em torno de 05 perguntas motivadoras: 1) Como se formam as bolhas de sabão, 2) Por que as bolhas de sabão são coloridas? 3) A energia armazenada nos filmes de sabão, 4) Por que as bolhas de sabão são esféricas? 5) Onde se aplicam as teorias que explicam as bolhas de sabão? Além das explicações teóricas são descritos 24 (vinte e quatro) experimentos todos executados em sala de aula, permeando as aulas teóricas. O projeto foi desenvolvido em uma turma de terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual professora Olga Mansur, Goiânia/GO. Pudemos observar que a estratégia implementada em nossas aulas despertou o interesse dos estudantes por temas relacionados às ciências e proporcionou ao professor e alunos aulas de Física mais dinâmicas, atrativas e com significado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Soap bubblespt_BR
dc.subject.keyword2Soap filmspt_BR
dc.subject.keyword2Physical educationpt_BR
dc.subject.keyword2Surface tensionpt_BR
dc.subject.keyword2Steiner ́s problempt_BR
dc.contributor.referee3Alves, Fabrizio Myaki-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1295431850007087pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Magda Melo Borges Martins.pdf6.47 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.