Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3339
Tipo documento: Dissertação
Título: Animações computacionais como recursos para o ensino de Física
Autor(es): Duncke, Rosangela Becker
Orientador(a): Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Alves, Fabrizio Myaki
Membro da Banca: Oliveira Neto, Frederico Ayres de
Membro da Banca: Silva, George Barbosa da
Resumo : Este trabalho tem por objetivo a utilização de modelagem computacional como recurso para o ensino de Física no Ensino Médio abordando tópicos de Mecânica e de Eletricidade. O produto gerado é constituído por um conjunto de animações computacionais desenvolvidas nas linguagens de programação Javascript e no ambiente 3D Vpython, e aplicadas em turmas de primeiro e terceiro anos do Ensino Médio na Escola Estadual Professora Maria Lourdes Hora Moraes, localizada na periferia do município de Barra do Garças – MT. Embora a importância da utilização de animações como recurso para o ensino de física, já esteja estabelecido em muitos documentos oficiais, observa-se que estes ainda não fazem parte da prática didática cotidiana da grande maioria dos alunos e educadores. Existem muitas animações disponíveis gratuitamente na internet, porém optamos em criar as nossas próprias pois desse modo nos garantiria alcançar os objetivos específicos desse trabalho. As nossas animações foram utilizadas em sala de aula, antes e após a introdução dos tópicos de Física abordados. A fim de estimular a curiosidade e o interesse dos educandos, algumas animações foram criadas em forma de desafio de modo que o aluno pudesse perceber e refletir sobre uma situação apropriada que ele deveria construir para resolver o problema. Esta proposta já foi implantada e durante a sua aplicação revelou que o ensino de Física complementado através da interatividade e da riqueza visual que os recursos computacionais proporcionam, provoca um maior envolvimento dos alunos, demonstrando assim mais motivação no aprendizado dos conceitos físicos em questão. Dentro da nossa realidade concluímos que o uso de animações computacionais para fins educacionais se apresenta como grande aliado ao ensino de Física.
Resumo em lingua estrangeira: This work aims at the use of computer modeling as a resource for teaching Physics in High School approaching topics of Mechanics and Electricity. The generated product consists of a set of computer animations developed in JavaScript programming languages and Vpython 3D environment, and applied in first and third year of High School in the State School Professora Maria Lourdes Hora Moraes, located on the outskirts of the city of Barra do Garças - MT. Although the importance of using animations as a resource for teaching Physics is already established in many official documents, it is observed that these are not yet part of everyday teaching practice of most students and educators. There are many animations available free on the Internet, but we decided to create our own because this way we ensure achieving the specific objectives of this study. Our animations have been used in the classroom, before and after the introduction of the topics covered in Physics. In order to stimulate the curiosity and the interest of the students, some animations were created in the form of a challenge, so that the student could understand and reflect on an appropriate situation that he should build to solve the problem. This proposal has already been installed and during its application revealed that the complemented Physics teaching through interactivity and visual richness that the computing resourcesprovide, resulting in a greater involvement of students, demonstrating more motivation in learning the physical concepts in question. Within our reality, we conclude that the use of computer animations for educational purposes shows as great ally to the Physicsteaching.
Palavra-chave: Animações computacionais
Vphyton
JavaScript
Ensino de Física
Palavra-chave em lingua estrangeira: Computer animations
Vpython
JavaScript
Physics teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF
Referência: DUNCKE, Rosangela Becker. Animações computacionais como recursos para o ensino de Física. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Barra do Garças, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3339
Data defesa documento: 22-Jul-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUA - ICET - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Rosangela Becker Duncke.pdf1.5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.