Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3345
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTorres, Luís Otávio Ramos-
dc.date.accessioned2022-06-29T13:38:53Z-
dc.date.available2017-12-18-
dc.date.available2022-06-29T13:38:53Z-
dc.date.issued2017-10-03-
dc.identifier.citationTORRES, Luís Otávio Ramos. O uso de aplicativo Web como facilitador da aprendizagem para o ensino de Termometria e Energia Térmica. 2017. 96 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3345-
dc.description.abstractThis work aims to create a Web Application, described in the Java programming language, which aims to give greater objectivity to the teaching of Thermology for high school students, inserting them in this science in a more practical and objective way, seeking, through Research on topics of interest, create a simpler view about physics and then awaken a willingness in high school students to learn and better understand the subjects addressed by them in their academic trajectory. For this, we used the teaching-learning methods: just in time Teaching Instruction and peer Instruction. We applied our product in three high school classes of a private school in Cuiabá-MT. The material developed and the choice of teaching methods were subsidized by the Significant Learning Theory of Ausubel. We used the following dynamics in our work: the students read a supporting text, which we elaborated, on the subject we were working on. We suggested to a Portuguese teacher that she used a class of her to interpret, with the students, the text that we elaborated. After the interpretation class, we applied the pre-test. Based on the result of this pre-test, we prepared and taught the actual physics class, emphasizing the points that the students had the greatest difficulty. After that, we did the class where we used our product that configured the post-test. Finally, we applied to the students a questionnaire evaluating the methodology that we used in our work. After analyzing the collected data, we can say that there was evidence of significant learning of the concepts addressed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-31T13:49:27Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Luís Otávio Ramos Torres.pdf: 5583696 bytes, checksum: 5c6de83acde3fb3b18369d660eb74af2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T13:38:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Luís Otávio Ramos Torres.pdf: 5583696 bytes, checksum: 5c6de83acde3fb3b18369d660eb74af2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T13:38:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Luís Otávio Ramos Torres.pdf: 5583696 bytes, checksum: 5c6de83acde3fb3b18369d660eb74af2 (MD5) Previous issue date: 2017-10-03en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso de aplicativo Web como facilitador da aprendizagem para o ensino de Termometria e Energia Térmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino sob medidapt_BR
dc.subject.keywordInstrução pelos colegaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Sérgio Roberto de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4267460859773462pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Marcelo Paes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0322922106383445pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3521877429395654pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver um Aplicativo Web que pretende facilitar e dar maior objetividade ao ensino de Termologia para alunos do Ensino Médio, inserindo-os nesta ciência de uma forma mais prática e objetiva, procurando, por meio da pesquisa sobre temas de interesse, criar uma visão mais simples sobre a física e então despertar uma vontade nos alunos do ensino médio em aprender e compreender melhor os assuntos abordados por eles em sua trajetória acadêmica. Para isso, utilizaremos os métodos de ensino-aprendizagem: Ensino sob Medida e Instrução pelos Colegas. Aplicamos nosso produto em três turmas do Ensino Médio de uma escola privada de Cuiabá-MT. O material desenvolvido e a escolha dos métodos de ensino foram subsidiados pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Utilizamos a seguinte dinâmica em nosso trabalho: os alunos leram um texto de apoio, que nós elaboramos, sobre nosso tema. Sugerimos a uma professora de Língua Portuguesa que usasse uma aula dela para interpretar, com os alunos, o texto que elaboramos. Depois da aula de interpretação, aplicamos o pré-teste. Com base no resultado deste pré-teste, preparamos e ministramos a aula propriamente dita de Física, dando ênfase aos pontos que os discentes apresentaram maior dificuldade. Feito isso, fizemos a aula onde utilizamos nosso produto que configurou o pós-teste. Por fim, aplicamos um questionário de avaliação da metodologia que empregamos em nosso trabalho. Após a análise dos dados coletados, podemos dizer que houve evidências de aprendizagem significativa dos conceitos abordados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Just-in-time teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Peer instructionpt_BR
dc.subject.keyword2Meaningful learningpt_BR
dc.contributor.referee3Perez, Silvana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585326481456738pt_BR
dc.contributor.referee4Bento, Ricardo Rodrigues de França-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0438766445011979pt_BR
dc.contributor.referee5Paulo, Iramaia Jorge Cabral de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4357894521892427pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Luís Otávio Ramos Torres.pdf5.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.