Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3346
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFares, Mohamad Imad Escobar-
dc.date.accessioned2022-06-29T13:39:56Z-
dc.date.available2018-06-19-
dc.date.available2022-06-29T13:39:56Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.citationFARES, Mohamad Imad Escobar. Aplicação da Lei de Lenz-Faraday em experimentos potencialmente significativos para o ensino aprendizagem. 2017. 66 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3346-
dc.description.abstractMaster's Dissertation submitted to the Post-Graduation Program Federal University of Mato Grosso in the Professional Master's Degree Course in Physics Teaching (MNPEF), as part of the requirements to obtain a Master's Degree in Physics Teaching The proposal of this work is an alternative for the improvement of the learning process of Physics of High School, through experiments potentially significant for the teaching of Physics especially for electromagnetism. The teaching of non-high school physics in the traditional way may be difficult to understand theoretically for a few moments required of students a capacity for abstraction a little higher than the costume. It was chosen as a group of samples of the students of two classes of the third year of high school of the school Maria Macedo Rodrigues, located in the municipality of Várzea Grande MT. Aiming at a greater practical theoretical involvement, a sequence of two potentially significant experiments, related to electromagnetic induction, associated with support materials, was constructed as well as a study of the construction of each experiment. At the end of the experiments, a questionnaire related to the subject was applied. A methodology used incorporated data collection, participatory observations, lectures and a multiple-choice questionnaire. An educational product offering consisting of an electric generator with low cost materials associated with an electric motor that is currently in compliance with the present as instructions for its manufacture to be mandatory for other people who are interested in the subject. The results obtained are very interesting and productive from the pedagogical point of view, since all the students are lenient, they claimed an improvement in the understanding of the phenomena addressed.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-31T14:21:26Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Mohamad Imad Escobar Fares.pdf: 2263239 bytes, checksum: a2612435afb5626cc49eb7d979acbc41 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T13:39:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Mohamad Imad Escobar Fares.pdf: 2263239 bytes, checksum: a2612435afb5626cc49eb7d979acbc41 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T13:39:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Mohamad Imad Escobar Fares.pdf: 2263239 bytes, checksum: a2612435afb5626cc49eb7d979acbc41 (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAplicação da Lei de Lenz-Faraday em experimentos potencialmente significativos para o ensino aprendizagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordLenz - Faradaypt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem significativapt_BR
dc.contributor.advisor1Tasayco, Carlos Manuel Sánchez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0220143219319296pt_BR
dc.contributor.referee1Tasayco, Carlos Manuel Sánchez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0220143219319296pt_BR
dc.contributor.referee2Prado, Rogério Junqueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8485801877869591pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6383456150806436pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada Aplicação da Lei de Lenz-Faraday em experimentos potencialmente significativos para o ensino aprendizagem foi desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Física da Universidade Federal de Mato Grosso, e tem como objetivo analisar a aplicabilidade de experimentos potencialmente significativos para a compreensão de conceitos abstratos no que se refere ao ensino de Física no Ensino Médio. Para referendar teoricamente esta pesquisa, buscamos na teoria de Ausubel (1978) argumentos para o desenvolvimento da aprendizagem significativa e nos conceitos de Halliday; Resnick e Walker (2009) acerca do Eletromagnetismo. Esta pesquisa foi realizada com os alunos de duas turmas do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Maria Macedo Rodrigues em Várzea Grande/MT. Foi construída uma sequência de quatro experimentos potencialmente significativos, relacionados a indução eletromagnética, associados a materiais de apoio. Ao final dos experimentos foi aplicado um questionário referente ao tema em questão. Além dos questionários, como instrumento de coleta de dados foram utilizados o registro das observações feitas durante as aulas. A proposta de produto educacional consiste em um gerador elétrico feitos com materiais de baixo custo associados a um motor elétrico simples que estão descritos neste trabalho. A partir da aplicação destes experimentos para a compreensão do conceito de eletromagnetismo, pudemos perceber a melhoria na aprendizagem dos alunos, bem como a melhoria da participação e envolvimento destes nas aulas de Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Physics educationpt_BR
dc.subject.keyword2Faraday - Lenzpt_BR
dc.subject.keyword2Significant learningpt_BR
dc.contributor.referee3Martinho, Valquíria Ribeiro de Carvalho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790587603533671pt_BR
dc.contributor.referee4Jorge Neto, Miguel-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2756405723104589pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Mohamad Imad Escobar Fares.pdf2.21 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.