Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3347
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHeck, Niuara-
dc.date.accessioned2022-06-29T13:40:53Z-
dc.date.available2018-07-23-
dc.date.available2022-06-29T13:40:53Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationHECK, Niuara. O ensino de eletricidade no ensino médio por meio de um conjunto experimental com suporte audiovisual. 2017. 55 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3347-
dc.description.abstractThe main objective of this work is to produce a set of videotapes associated to experimental activities, which allow, from the experiment, teaching by discovery. Such a teaching methodology is based on Bruner's theory for meaningful learning. Videotapes with simple experiments allowed for greater interaction between students and a greater connection between theory and practice. Although electricity is present on a daily basis, we find it very difficult for students to understand the physical phenomena related to electricity. We attribute this difficulty to the fact that students do not directly visualize concepts and phenomena in our daily lives. We use as theoretical reference in the development of this work the theorists Bruner, who advocates learning as a process of discovery, so that it is expressive for the individual. In addition to Moreira and Ausubel who advocate learning must have meaning. In this way working with experiments provides that students are, in fact, the core of the learning process, because the whole course of the lesson is based on what the students observed. This approach facilitates the learner being responsible for their learning. Experimentation instigates and motivates students, making learning more meaningful. Thus, it is believed that each one can continue, after the end of classes, the learning process itself.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2022-05-31T14:39:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Niuara Heck.pdf: 1541870 bytes, checksum: 10e5683c54c98c699382249875a27f34 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T13:40:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Niuara Heck.pdf: 1541870 bytes, checksum: 10e5683c54c98c699382249875a27f34 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T13:40:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2017_Niuara Heck.pdf: 1541870 bytes, checksum: 10e5683c54c98c699382249875a27f34 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino de eletricidade no ensino médio por meio de um conjunto experimental com suporte audiovisualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEletricidadept_BR
dc.subject.keywordExperimentospt_BR
dc.subject.keywordFísicapt_BR
dc.subject.keywordVideoaulaspt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Elvis Lira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079537490443444pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Elvis Lira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079537490443444pt_BR
dc.contributor.referee2Gaio, Denilton Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8132654148436579pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9503382769281612pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo principal produzir um conjunto de vídeoaulas e de atividades experimentais que possibilitam, a partir do experimento, o ensino por descoberta. Essa abordagem facilita que o aluno seja responsável por sua aprendizagem. A experimentação instiga e motiva os alunos, tornando a aprendizagem mais significativa. Assim, cada um pode continuar, após o término das aulas, o próprio processo de aprendizagem. Tal metodologia de ensino é baseada na teoria de Bruner para uma aprendizagem significativa. Utilizamos, portanto, como referencial teórico no desenvolvimento deste trabalho, os teóricos Bruner, que defende a aprendizagem como um processo de descoberta, e Moreira e Ausubel, que defendem que a aprendizagem deve ser significante para o aprendiz. As vídeoaulas com experimentos simples possibilitaram maior interação entre os alunos e uma maior conexão entre a teoria e a prática. Apesar da eletricidade estar presente no dia a dia, observamos grande dificuldade dos alunos em entender os fenômenos físicos relacionados à eletricidade. Atribuímos essa dificuldade ao fato dos alunos não visualizarem diretamente os conceitos e fenômenos em nosso cotidiano. O trabalhar com experimentos proporcionou que aos alunos fossem, de fato, o núcleo do processo de aprendizagem, pois as aulas foram elaboradas e conduzidas a partir do que os alunos observam e relatam.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Física (IF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEFpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keyword2Electricitypt_BR
dc.subject.keyword2Experimentspt_BR
dc.subject.keyword2Physicspt_BR
dc.subject.keyword2Videotapespt_BR
dc.contributor.referee3Moriel Junior, Jeferson Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0929859728060256pt_BR
dc.contributor.referee4Curvo, Eduardo Augusto Campos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8170800329568830pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - MNPEF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2017_Niuara Heck.pdf1.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.