Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3351
Tipo documento: Dissertação
Título: Saberes históricos e lugares de memória : estratégias didáticas para o ensino de história no município de Lucas do Rio Verde – MT
Autor(es): Dentz, Edson Von
Orientador(a): Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Zarbato, Jaqueline Aparecida Martins
Membro da Banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Membro da Banca: Oliveira, Carlos Edinei de
Resumo : O ensino de história pode ser abordado, entendido e apresentado de múltiplas formas, sendo que a presente pesquisa se propõe apresentar estratégias diferenciadas para mobilizar saberes históricos em espaços de memória, envolvendo educandos do ensino fundamental II e do ensino médio. Considera-se que a ausência do sentido histórico permeia os espaços da vida cotidiana e que a necessidade de mobilizar a memória está para além do espaço escolar ou do ensino de história enquanto componente curricular. Destaca-se que a presente pesquisa contempla questões referentes ao ensino nessa disciplina e retoma a valorização da memória, pois entende-se que pesquisar a memória histórica local e o patrimônio cultural de determinado lugar são elementos importantes para ensinar história. Neste sentido, a questão de pesquisa que mobiliza este estudo é a seguinte: “Quais os modos pelos quais estratégias diferenciadas no ensino de história podem proporcionar a construção de saberes históricos em diferentes espaços de memória e como diferentes formas metodológicas podem estimular essa construção?” Objetiva-se, então, investigar estratégias diferenciadas de ensinar história utilizando-se do patrimônio e dos símbolos urbanos, entendendo-os como locais de memória do município de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso como forma de aprendizagem e de aprimoramento de propostas didático-pedagógicas no currículo da educação básica. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como exploratória, de caráter bibliográfico e de campo, uma vez que desenvolve o trabalho de aprofundar-se em uma temática explorando cientificamente o objeto de estudo, buscando referenciais através da metodologia da educação patrimonial e indo a campo verificar novas possibilidades metodológicas para o ensino de história. Assim, define-se como estudo de caso e se configura como de natureza qualitativa. Trata-se de um estudo que apresenta relações singulares com a possibilidade de fazer da prática investigativa um processo de qualificação do ensino de história na educação formal. A pesquisa contribui com o aprender histórico ao problematizar a prática didática em ambientes diferenciados até então pouco explorados para as finalidades do ensino. No mesmo sentido, contribui para a formação de cidadãos críticos que compreendem seu meio como gerador de conhecimento histórico, constituindo-os como participantes na construção do processo histórico e como multiplicadores dos conhecimentos da história. Frente a isso realizamos, analisamos, refletimos e apresentamos estratégias educativas que contribuíram significativamente com a educação patrimonial; integrando, dessa forma, pesquisas, práticas de ensino e teorias que contribuem para a formação de conhecimento e cidadania dos educandos
Resumo em lingua estrangeira: The teaching of history can be approached, understood and presented in multiple ways, and the present dissertation and research proposes to present provocations and efforts in differentiated strategies to mobilize historical knowledge in memory spaces involving elementary school students II and high school of a general way. It is considered that the absence of historical sense permeates all spaces of daily life and the need to mobilize memory is beyond the school space or the teaching of history as a curricular component. It should be emphasized that the present research contemplates questions related to teaching in this discipline and resumes the valorization of memory. Thus, researching the local historical memory and cultural heritage of a particular place are important elements for teaching history. In this sense, the research question that mobilizes this study stands out: "What are the ways in which differentiated strategies in the teaching of history can provide the construction of historical knowledge in different spaces of memory? How different methodological forms can stimulate this construction? "The objective is to investigate different strategies of teaching history using the patrimony and urban symbols, understanding them as memory locations of the municipality of Lucas do Rio Verde - MT as a way of learning and to improve didacticpedagogical proposals in the basic education curriculum. Methodologically the research is characterized as exploratory, of a bibliographic and field character since it counts on the work of deepening a thematic exploring scientifically the object of study. It seeks references through the patrimonial education methodology and proposes to go to the field to verify new methodological possibilities for the teaching of history. It is defined as a case study and is configured as a qualitative nature. Thus, this study presents singular relationships with the possibility of making the investigative practice a qualification process of history teaching in education. It is hoped to contribute to the historical learning and to problematize the didactic practice in different environments and until then explored in an apprehensive and timid way. And, thus, to contribute to the formation of critical citizens who understand their environment as the generator of historical riches, configuring themselves as participants in the construction of the historical process, as well as of the teaching of history. In the face of this we carry out, analyze, reflect and present educational strategies that have contributed significantly to heritage education, integrating research, teaching practices, theories, contributing to the formation of knowledge and citizenship in our students.
Palavra-chave: Ensino de história
Saberes históricos
Espaços de memória
Metodologia da educação patrimonial
Palavra-chave em lingua estrangeira: History teaching
Historical knowledge
Memory spaces
Patrimonial education methodology
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
Referência: DENTZ, Edson Von. Saberes históricos e lugares de memória: estratégias didáticas para o ensino de história no município de Lucas do Rio Verde – MT. 2018. 138 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3351
Data defesa documento: 19-Set-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IGHD – PROFHISTÓRIA – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Edson Von Dentz.pdf3.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.