Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSaes, Leoncio Pio-
dc.date.accessioned2022-06-29T14:06:02Z-
dc.date.available2019-07-31-
dc.date.available2022-06-29T14:06:02Z-
dc.date.issued2019-05-07-
dc.identifier.citationSAES, Leoncio Pio. Intérpretes de Heavy Metal em Cuiabá: Estratégias comunicacionais de uma prática em crise. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura Contemporânea) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Comunicação e Artes, Cuiabá, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/3353-
dc.description.abstractIn the following work an interdisciplinary investigation is proposed, about the communicational practices wich assure the survival of the heavy metal interpretation bands in the city of Cuiabá. The intent is, through a data survey, understand wich are the strategies of these musicians to diffuse their work and make it financially viable. Also is expounded the history of the interpretative practices in this city, the set list of these bands, the publicizing actions from this musicians wich interfere in the public quantity. And at what conditional, communicational and marketing circumstances are this musicians subjected. A comparative immersion is done about the immaterial work theories of Maurizio Lazzarato and Antonio Negri, as a form of understanding how could the communicational theory lead this work, and how this work could contribute to the current communicational spectrum. As theorical assistance, an information crossing is also done with the objective of provide a basic discrimination between the subgenders of heavy metal that appear on the set list of the bands, how these subgenders affect or are affected by the communicaton techniques; the acting categories and the concepts defended by the actors in this scene, and is researched not just how the audience know about the shows but also what make this audience go to the them.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Gomes (simonecgsouza@gmail.com) on 2022-06-23T13:58:19Z No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Leoncio Pio Saes (1).pdf: 1859193 bytes, checksum: d7fdc83e79959d81622a8d2453b43c3c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan Souza (jordanbiblio@gmail.com) on 2022-06-29T14:06:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Leoncio Pio Saes (1).pdf: 1859193 bytes, checksum: d7fdc83e79959d81622a8d2453b43c3c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-29T14:06:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2019_Leoncio Pio Saes (1).pdf: 1859193 bytes, checksum: d7fdc83e79959d81622a8d2453b43c3c (MD5) Previous issue date: 2019-05-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleIntérpretes de heavy metal em Cuiabá : estratégias comunicacionais de uma prática em crisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordHeavy metalpt_BR
dc.subject.keywordComunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordBandas cuiabanaspt_BR
dc.subject.keywordTrabalho imaterialpt_BR
dc.subject.keywordInterpretação musicalpt_BR
dc.contributor.advisor1Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.contributor.referee1Osório, Patrícia Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1401118064814289pt_BR
dc.contributor.referee2Gushiken, Yuji-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6562497517787376pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3954699222952629pt_BR
dc.description.resumoNo presente trabalho se propõe uma investigação interdisciplinar sobre as práticas comunicacionais que garantem a sobrevivência econômica e simbólica das bandas de interpretação de heavy metal na cidade de Cuiabá. Através de um levantamento de dados, tenta-se entender quais as estratégias destes músicos para divulgar e viabilizar financeiramente seu trabalho. Relaciona-se a história das práticas interpretativas nesta cidade, o repertório destas bandas, as ações de divulgação por parte destes músicos que interferem no volume de público e à que circunstâncias condicionais, mercadológicas e comunicacionais estas bandas estão submetidas. É feita também uma imersão comparativa nas teorias de Maurizio Lazzarato e Antonio Negri a respeito do trabalho imaterial, como forma de entender de que maneira a teoria comunicacional poderia orientar este trabalho, e como este trabalho poderia contribuir para o espectro comunicacional na atualidade. Como aporte teórico, faz-se também um cruzamento de informações a fim de proporcionar uma diferenciação básica entre os subgêneros de heavy metal relacionados no repertório das bandas, de que maneira estes subgêneros influenciam ou são influenciados pelas técnicas de comunicação. Por fim, elencam-se as categorias de atuação e os conceitos defendidos pelos atuantes neste cenário, e se investiga não só de que maneira os espectadores tem conhecimento dos shows como também o que faz estes espectadores irem aos eventos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação e Artes (FCA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporâneapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.subject.keyword2Heavy metalpt_BR
dc.subject.keyword2Communicationpt_BR
dc.subject.keyword2Bands from Cuiabapt_BR
dc.subject.keyword2Imaterial workpt_BR
dc.subject.keyword2Music interpretationpt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Renata de Sá-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5444434236826175pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FCA - ECCO - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Leoncio Pio Saes (1).pdf1.82 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.