Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3365
Tipo documento: Tese
Título: Propósitos empreendedores de professores-pesquisadores de ciências na era da sabedoria
Autor(es): Castelo Branco, Anne Karynne Almeida
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Martines, Elizabeth Antonia Leonel de Moraes
Membro da Banca: Lopes Junior, Jair
Membro da Banca: Ferreira, Ricardo Alexino
Membro da Banca: Speziali, Marcelo Gomes
Resumo : Esta pesquisa, foi movida pela indagação “Qual a contribuição das narrativas na formação de professores-pesquisadores de Ciências, que atuam como líderes e adotam o empreendedorismo em suas atividades profissionais, na Era da Sabedoria?” Assim, com um estudo de abordagem qualitativa, seguimos a investigar o fenômeno que se apresenta, com a expressividade epistêmico-metodológica de uma pesquisa de caráter (auto)biográfico. Entrevistamos professores atuantes nas áreas de ciências e empreendedorismo. Aplicamos questionário aberto com estudantes das licenciaturas em ciências (Química, Física, Ciências Biológicas) e Matemática de uma Instituição de Ensino Superior do Amazonas/Brasil, o que nos permitiu diagnosticar a relevância do estudo. E buscamos na entrevista narrativa, o idiográfico, a subjetividade presente nas histórias de vida, pois entendemos o sujeito como um ser complexo, que demonstra sua individualidade, mas também se apresenta enquanto um ser social – singular universal. Esse processo investigativo nos proporcionou, a partir da análise interpretativa, observar que emergem eventos, que nos levam ao que denominamos de Ciclo Formativo Científico-Empreendedor composto pelas seguintes etapas: a Ciência como ponto central, que expande para o Ensino, a formação do professor-pesquisador, formação empreendedora, difusão da ciência, formação humana. Ao vivenciar a narrativa, com o enfoque na formação humana percebemos também a importância de desenvolver as Mentes do Futuro, bem como as inteligências múltiplas e as habilidades de alguém capaz de atuar como protagonista na Era da Sabedoria. Esse indivíduo, que, sendo humano, conhece o seu “Por quê” – propósito, que permite que a narrativa (oral, escrita e vivenciada) seja o seu “Como”, o caminho para se alcançar o “O quê ou Quem” - a formação desse professor-pesquisador líder.
Resumo em lingua estrangeira: This research was motivated by the question "What is the contribution of narratives in the formation of science teachers and researchers who act as leaders and adopt entrepreneurship in their professional activities in the Age of Wisdom?" Thus, with a qualitative study, we continue to investigate the phenomenon that presents itself, with the epistemic-methodological expressiveness of a biographical (self) character search. We interviewed teachers working in the areas of science and entrepreneurship. We applied an open questionnaire with undergraduate students in sciences (Chemistry, Physics, Biological Sciences) and Mathematics from an Higher Education Institution of the Amazon / Brazil, which allowed us to diagnose the relevance of the study. And we look for in the narrative interview, the idiographic, the subjectivity present in the life stories, because we understand the subject as a complex being, which demonstrates his individuality, but also presents himself as a universal social - singular being. This investigative process has enabled us, from the interpretative analysis, to observe that events emerge, which lead us to what we call the Scientific-Entrepreneurial Formative Cycle composed of the following stages: Science as the central point, which expands to the Teaching, - researcher, entrepreneurial training, diffusion of science, human training. By experiencing the narrative with the focus on human formation we also realize the importance of developing the Minds of the Future as well as the multiple intelligences and abilities of one who can play the leading role in the Age of Wisdom. This individual, who, being human, knows his "Why" - purpose, which allows the narrative (oral, written and lived) to be his "How", the way to reach the "What or Who" the formation of this leading teacher-researcher.
Palavra-chave: Pesquisa narrativa
História de vida
Professor-pesquisador líder
Educação em ciências
Ciclo formativo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Narrative research
Life's history
Professor-researcher leader
Education in sciences
Training cycle
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: CASTELO BRANCO, Anne Karynne Almeida. Propósitos empreendedores de professores-pesquisadores de ciências na era da sabedoria. 2018. 213 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3365
Data defesa documento: 29-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2018_Anne Karynne Almeida Castelo Branco.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.