Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3367
Tipo documento: Tese
Título: Aprendizagem colaborativa : uma proposta metodológica de construção do conhecimento em química orgânica
Autor(es): Marques, Ataiany dos Santos Veloso
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Kalhil, Josefina Diosdada Barrera
Membro da Banca: Nicot, Yuri Expósito
Membro da Banca: Mustafa, Elba Vieira
Membro da Banca: Batista, Ieda Hortêncio
Resumo : A presente pesquisa apresenta o seguinte problema científico: Como o desenvolvimento de uma proposta metodológica de Aprendizagem Colaborativa (AC) para o ensino dos conceitos de cadeias carbônicas contribui no processo de ensino aprendizagem na disciplina de química para alunos do 3º ano do Ensino Médio Integrado? E defende a tese de que: “A proposta metodológica aprendizagem colaborativa, pode contribuir para o processo de ensino aprendizagem do conteúdo de cadeias carbônicas, promovendo uma postura ativa do estudante, o colocando como protagonista do seu processo de aprendizagem, favorecendo também o seu desenvolvimento individual e social”. Neste sentido buscamos levantar, construir, implementar e avaliar uma proposta metodológica de ensino para o conteúdo de cadeias carbônicas, na disciplina de química do curso Técnico em Informática do Instituto Federal do Amazonas - IFAM/Campus Parintins, localizado no município de Parintins no estado do Amazonas. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, tem como objeto de estudo o processo ensino aprendizagem de cadeias carbônicas para alunos do curso de informática a partir da aprendizagem colaborativa, a pesquisa foi delineada a partir do Estudo de Caso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com professores, observação no desenvolvimento da proposta metodológica, questionário aplicado aos estudantes e documentos regulares (atividades) dos mesmos. Como resultado dos dados coletados podemos dizer que a Aprendizagem Colaborativa contribui para aprendizagem do conteúdo de cadeias carbônicas, proporcionou melhor interação entre aluno-aluno e aluno-professor, contribui no desenvolvimento de habilidades sociais e futuras interações profissionais em grupo, promoveu uma postura ativa do estudante, o colocando como protagonista do seu processo de aprendizagem. Também constatamos que uma parte dos alunos, sujeitos da pesquisa, ainda optam pelo método de transmissão do conteúdo de cadeias carbônicas. Constatamos que para a docente a proposta metodológica contribuiu para o processo de ensino aprendizagem, trouxe melhor interação entre os alunos, ajudou na aprendizagem dos estudantes com dificuldades, motivando sua participação nas atividades. Percebemos também, que alguns estudantes são individualistas, competitivos, estando totalmente focados em ter o melhor ensino para que os mesmos obtivessem os melhores resultados nos exames de vestibular.
Resumo em lingua estrangeira: This research presents the following scientific problem: How does the development of a proposed methodological of Collaborative Learning (AC) for the teaching of the concepts of carbonic chain contribute to Teaching-Learning Process in the subject chemistry for students of the 3rd grade of Integrated Secondary Education? It defends this thesis: "The proposed methodological AC contributes to Teaching-Learning Process the content of carbonic chain, promoting an active student’s posture of the, transform him protagonist this own learning process, also to favor the student individual and social development ". So, seeks to build, implement, and evaluate a proposal methodological teaching for the content of carbonic chains, in the subject chemistry of the Technician in Informatics course of the Federal Institute of Amazonas - IFAM, located in Parintins-Am/Brazil. This research is characterized as Qualitative, whose study’ object the teaching-learning process of carbonic chain for students for the Technician in Informatics Course starting by collaborative learning, this way it’s research the Case Study. The data collection was done through interviews with teachers, observation in the development of the proposed methodological, questionnaire applied to students and their regular documents (activities). From the results, it can be concluded that the Collaborative Learning contributes to the learning content of carbonic chain, provided better interaction between student-student and studentteacher; contributes to the development of social skills and future professional group interactions, promoted an active student posture, making him the protagonist of its own process. Was possible to verify that some students choose of the content transmission of carbonic chains. It was also to verify that for the teacher the proposed methodological contributed to the teaching-learning process, because proposes better interaction between students, helped in the learning of students who have difficulties in the learning and motivating their participation in the activities. We also perceive that some students are individualistic, competitive and totally focused on the best results in the test for the entrance examination.
Palavra-chave: Proposta metodológica
Aprendizagem colaborativa
Química orgânica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Proposed methodological
Collaborative learning
Organic chemistry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM
Referência: MARQUES, Ataiany dos Santos Veloso. Aprendizagem colaborativa: uma proposta metodológica de construção do conhecimento em química orgânica. 2018. 203 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3367
Data defesa documento: 28-Nov-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PPGECEM – Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2018_Ataiany dos Santos Veloso Marques.pdf3.9 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.